Livro texto

5. Engenharia de usabilidade de Nielsen

A engenharia de usabilidade é uma disciplina que se concentra em tornar os sistemas mais fáceis, eficientes e agradáveis de usar. Um dos frameworks mais influentes nesta área é o proposto por Jakob Nielsen. Neste capítulo, vamos explorar os princípios da Engenharia de Usabilidade de Nielsen e como eles se aplicam ao campo da IHC.

Os princípios de Nielsen

Nielsen propôs uma série de heurísticas ou princípios de design que servem como diretrizes para criar interfaces de usuário mais usáveis. Alguns desses princípios incluem:

Visibilidade do status do sistema

Este princípio sugere que o sistema deve sempre manter os usuários informados sobre o que está acontecendo, através de feedback adequado e em tempo hábil.

Correspondência entre o sistema e o mundo real

O sistema deve falar a linguagem dos usuários, com palavras, frases e conceitos familiares, em vez de termos orientados para o sistema.

Controle do usuário e liberdade

Os usuários frequentemente escolhem funções do sistema por engano e precisam de uma "saída de emergência" clara para deixar o estado indesejado sem ter que passar por um longo processo.

Prevenção de erros

É ainda melhor do que boas mensagens de erro é um design cuidadoso que evita a ocorrência de erros em primeiro lugar.

Aplicação em IHC

Estes princípios são extremamente úteis em IHC para criar interfaces que não apenas atendem às necessidades funcionais, mas também oferecem uma excelente experiência ao usuário. Por exemplo, um formulário de inscrição em um site pode fornecer feedback em tempo real sobre a força da senha (visibilidade do status do sistema), usar linguagem comum como "Senha Forte" em vez de termos técnicos (correspondência entre o sistema e o mundo real), e permitir que os usuários vejam suas senhas para evitar erros (prevenção de erros).

Considere um aplicativo de navegação por GPS. A aplicação poderia incorporar a visibilidade do status do sistema mostrando claramente o tempo estimado de chegada. A correspondência entre o sistema e o mundo real poderia ser mantida usando ícones e linguagem que são intuitivamente compreendidos, como um volante para representar a direção. A prevenção de erros poderia ser implementada através de alertas que avisam o usuário sobre estradas fechadas ou tráfego intenso à frente.

A aplicação dos princípios de Nielsen em projetos de IHC pode resultar em interfaces de usuário que são mais intuitivas, eficientes e agradáveis. Eles servem como um excelente ponto de partida para qualquer projeto e podem ser complementados com testes de usabilidade e feedback do usuário para refinar ainda mais o design.