Livro 1: A criança surda e o desenvolvimento da linguagem (Livro Digital)

2.2 A Epistemologia Genética

A teoria da Epistemologia Genética foi formulada por Jean Piaget. Assim como a teoria Behaviorista, não tinha como foco a aquisição da linguagem, mas como os organismos se adaptam ao meio, como nos desenvolvemos e aprendemos.

Imagem de Jean Piaget

Jean Piaget

Para Piaget, a linguagem é constituída a partir do encontro do orgânico (humano) com a vida social, quando a criança começa a organizar o mundo com as imagens mentais. A língua então, vai se constituindo a partir das ações e experiências que a criança constrói com os objetos à sua volta.

Infográfico: O Encontro do Orgânico com o meio Fonte: Elaborado pelos autores

Mas como a criança constrói a língua a partir de sua ação sobre os objetos? Você já deve ter visto um bebê de meses de vida experimentando algum objeto: o bebê morde, joga, bate contra o chão, agita no ar, faz tudo o que a coordenação de seus movimentos permitir. Com o tempo, o bebê vai organizando suas categorias mentais e percebendo o que pode fazer com cada objeto.

A ordenação da frase (sintaxe) é assim organizada:

Imagem ilustrativa: Desenho de uma criança

Eu (criança sujeito da ação)

encaixo (verbo)

as argolas (objeto).

As noções espaço-temporais também são construídas na ação. O faz de conta e a elaboração de cenas, a distribuição do que acontece no espaço (ordenação) dá origem à noção de tempo.

Quando o bebê faz alguma coisa e algo acontece em seguida, como jogar objetos no chão de maneira consciente para que alguém pegue, ou quando ele deixa de brincar lá fora porque choveu e o chão ficou molhado, ele vai aprendendo a relação de causa e efeito.

Essa é a perspectiva da teoria da Epistemologia Genética de aquisição da linguagem. Agora vamos conhecer a explicação dada pela perspectiva histórico-cultural?