Livro 2 - Alfabetização e letramento de crianças surdas (Livro Digital)

1.1 A origem da escrita

A escrita surgiu há aproximadamente 4 mil anos na Mesopotâmia quando as relações comerciais e administrativas se intensificaram e não era mais possível contar apenas com a memória! A escrita foi a estratégia utilizada para registrar informações importantes. Naquela época, eram registrados símbolos ou desenhos que representavam sobre o que se falava.

Ainda hoje temos tipos de escrita que representam o significado daquilo que se fala. São os ideogramas japoneses.

Mas, como sabemos, essas formas de escrita não são as mesmas utilizadas para escrever aqui no Brasil, certo? Foram os fenícios que criaram um sistema de escrita que representa os sons da fala e não o significado do que se quer falar. As letras, portanto, representam os sons que temos em nossa fala, os fonemas.

É preciso dizer que quando falamos de alfabetização de crianças ouvintes, é dada ênfase ao som. Não se preocupe, vamos falar dessa questão ao longo do módulo.

Voltemos à famosa frase “alfabetizar letrando”. Acontece que para entender essa afirmativa, precisamos, em primeiro lugar, compreender os conceitos de alfabetização e de letramento para, a partir disso, relacioná-los.

Então vamos lá.