Livro 3 - Práticas de alfabetização e letramento para crianças surdas (Livro Digital)

3.1 Conhecimentos prévios para a compreensão leitora

Marcuschi (2014) considera que os conhecimentos prévios são imprescindíveis para a compreensão leitora e apresenta cinco tipos de conhecimentos, como podemos ver a seguir.

 

Figura 2: Tipos de conhecimentos prévios

Fonte: Elaborado pelos autores

Compreendemos, desta forma, que a leitura e a escrita pressupõem diferentes conhecimentos, textuais, prévios, interacionais, multissemióticos e sociocognitivos. Atuar na educação de surdos e especificamente na alfabetização e no letramento desses alunos é compreender que a construção de repertórios socioculturais é imprescindível no desenvolvimento dos conhecimentos necessários à compreensão leitora.

De que forma então poderemos contribuir para o desenvolvimento desses conhecimentos e assim possibilitar que os alunos desenvolvam suas competências, habilidades e conhecimentos na leitura e na escrita da língua portuguesa?

Nós, alfabetizadores e professores de alunos surdos em geral, podemos explorar e desenvolver a construção de repertórios socioculturais dos alunos a partir de diferentes estratégias, como a exposição deles a diferentes tipos de repertórios.

Figura 3: Diferentes tipos de repertórios

Fonte: Elaborado pelos autores

Ofertar repertórios socioculturais para que os alunos construam seu conhecimento enciclopédico é fator imprescindível no processo de leitura e escrita, como vimos na citação de Marcuschi (2014). Além dos tipos de repertórios mencionados, podemos incluir também as visitas a instituições e equipamentos culturais, as simulações, as vivências, as teatralizações e os experimentos, como a realização de um piquenique ou a execução de uma receita.

Uma das maiores dificuldades dos professores que atuam na educação de surdos é a escassez de materiais e recursos didáticos prontos e estruturados que possam ofertar para seus alunos surdos. Compreendendo a pertinência de ofertar tais materiais aos alunos surdos, de forma que eles possam ampliar seus conhecimentos, sugerimos como estratégia a produção de um acervo de materiais que pode ser ampliado, melhorado e atualizado a cada ano.

Que tal começarmos a organizar esse acervo de materiais desde já e de forma compartilhada?

Socialize!

Você já utilizou algum material para a educação de surdos que pode ser compartilhado com os colegas?

Estamos espalhados pelo Brasil e, possivelmente, cada um de nós já viu, conhece ou utiliza diferentes recursos e materiais em sala de aula. Então, que tal compartilhar materiais, referências e fontes adequados à educação de surdos que você consulta para produzir suas aulas para que todos possam ampliar seu acervo?

Compartilhe com os colegas.

Clique aqui e participe

Na prática!

O Instituto Filippo Smaldone – Fortaleza é uma instituição filantrópica dedicada à educação de surdos há 35 anos. Primando pelo desenvolvimento integral dos alunos surdos, a instituição desenvolve projetos de construção de repertório sociocultural para que os alunos ampliem e aprimorem conhecimentos importantes e necessários também para o seu desenvolvimento linguístico.

Veja algumas ações desenvolvidas pelo Instituto no Projeto Construindo repertórios socioculturais e que estão no Canal do YouTube Filippo Smaldone - Fortaleza:

Visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) da Cagece

Visita à Associação de Surdos do Ceará (ASCE)

Visita ao Teatro José de Alencar

Visita ao Cine Ceará

Perceba que a instituição se preocupa em proporcionar experiências para os alunos em diferentes âmbitos. Por exemplo, no âmbito cultural, os alunos visitaram o teatro e o cinema; no âmbito científico, os alunos visitaram uma estação de tratamento de água e uma estação de tratamento de esgoto; e no âmbito linguístico/identitário os alunos visitaram a Associação de Surdos do Ceará (ASCE).

Essas visitações são extremamente importantes, tendo em vista que, muitas vezes, as famílias não proporcionam essas experiências para os alunos e, quando ofertam, essa vivência se limita a experiência visual do aluno sem explicações em Libras do que se trata.