Livro 3 - Práticas de alfabetização e letramento para crianças surdas (Livro Digital)

7.1 Desenvolvendo a habilidade da Escrita

Uma das competências sugeridas pela Proposta Curricular para o Ensino de Português Escrito como Segunda Língua para Estudantes Surdos (PSLS) é realizar atividades organizadas em português escrito, de modo a cumprir a finalidade de diferentes gêneros textuais e suas funções comunicativas.

Para esta competência, espera-se o desenvolvimento das seguintes habilidades:

  1. responder questionários simples, atentos a sua organização: numeração das perguntas, respostas de múltipla escolha, espaços para respostas por extenso etc.
  2. Elaborar coletivamente, em interação com o professor, questionários para realizar entrevistas, dentro e fora de sala de aula.
  3. Elaborar listas de animais, de alimentos, dos alunos da sala, de bairros, cidades próximas à escola etc., a partir de temas do cotidiano e manifestações artísticas, literárias, culturais ou científicas, conforme selecionado pelos colegas ou pelo professor.
  4. Utilizar textos científicos em formato visual (vídeos, experimentos em revistas, livros infantis etc.) para aprender a tomar notas, em português escrito, e a fazer esquemas, coletivamente, com o auxílio do professor.
  1. Registrar coletivamente, com a mediação do professor, resultados de pesquisas e experimentos lúdicos e divertidos, em esquemas e gráficos, com imagens e português escrito, a partir de relatos construídos com o professor, com temas do cotidiano e manifestações artísticas, literárias, culturais ou científicas, de acordo com seu interesse.
  2. Redigir bilhetes, recados, avisos, convites, conforme a estrutura exigida para o gênero.
  3. Contemplar, no texto escrito, diferentes graus de formalidade, conforme proposta de escrita do professor.
  4. Escrever pequenas notícias sobre fatos recentemente ocorridos, conforme solicitado pelo professor.
  5. Criar histórias em quadrinhos, a partir de modelos escritos por outros autores.
  6. Recontar, em português escrito, total ou parcialmente, histórias em quadrinhos, a partir de textos escritos por outros autores.
  7. Montar um jornal artesanal bilíngue, em Libras e em português escrito, seguindo contextos emergentes no ensino.

Saiba mais:

Você conhece a Proposta Curricular para o Ensino de Português Escrito como Segunda Língua para estudantes surdos?

A Proposta de currículo para o ensino de português escrito como segunda língua para estudantes surdos foi lançada pelo Ministério da Educação (MEC) em julho de 2021. A proposta foi elaborada por professores de diversas instituições de ensino superior, coordenados pelos pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) e consiste em um referencial curricular para o ensino de português como segunda língua para estudantes surdos, contemplando desde a educação infantil até o ensino superior.

A proposta curricular foi dividida em cadernos, de acordo com o nível escolar do aluno. Conheça abaixo cada um dos cadernos:

Caderno Introdutório

Caderno I - Educação Infantil

Caderno II - Ensino Fundamental (anos iniciais)

Caderno III - Ensino Fundamental (anos finais)

Caderno IV - Ensino Médio (botão)

Caderno V - Ensino Superior (botão)