Livro Didático 4 - Avaliação na EaD
3 Tipos de avaliação na EaD
3.3 Avaliação diagnóstica
A avaliação diagnóstica tem por objetivo obter informações sobre os conhecimentos prévios dos alunos, seus gostos, interesses, atitudes. Geralmente é usada no início de um conteúdo novo, de um período letivo ou de um projeto.
Em outras palavras, a avaliação diagnóstica é aquela realizada no início de uma série ou conteúdo, para verificar os conhecimentos de cada aluno e se ele possui ou não conhecimentos e habilidades imprescindíveis para as novas aprendizagens. Ela subsidia o (re)planejamento e a organização de sequências didáticas e de ações e permite estabelecer o nível de necessidades iniciais para a realização de um planejamento adequado, que deverá ser discutido e constantemente analisado.
Nesse sentido, a avaliação deve contribuir para a democratização de ensino, ou seja, a avaliação deverá ser assumida como instrumento de compreensão do estágio de aprendizagem do aluno, tendo em vista tomar decisões suficientes e satisfatórias para que ele possa avançar no seu processo de aprendizagem.
Na educação a distância, a avaliação diagnóstica pode ser realizada por meio de questionários disponibilizados no ambiente virtual de ensino e aprendizagem ou mesmo durante o processo de matrícula na unidade curricular ou no curso, pois é importante conhecer os alunos que estão interessados em participar daquela oferta e adaptá-la a suas realidades, suas experiências e conhecimentos (KENSKY, 2006).
Nesta perspectiva, tais questionários têm por objetivo:
-
obter informações sobre as necessidades e possibilidades de aprendizagem dos alunos sobre o conteúdo;
-
obter informações sobre as características individuais dos alunos;
-
verificar as suas expectativas sobre o curso;
-
conhecer as razões para se matricular no curso;
-
verificar as experiências e os conhecimentos prévios adquiridos nos assuntos que serão tratados no curso;
-
buscar informações em relação à fluência no uso do computador e da internet;
-
verificar a experiência e conhecimento com a plataforma (ambiente virtual de ensino e aprendizagem) na qual o curso será desenvolvido;
-
obter os dados sobre as características sociodemográficas dos alunos;
-
obter informações sobre o nível de escolaridade ou acadêmico dos alunos, entre outras.