Módulo 2: Literatura, linguagem e visualidade na educação de surdos (Livro Digital)
6.4 Mapa de história
O mapa de história (storyboard) é um gráfico organizador para auxiliar o aluno a analisar ou escrever uma narrativa. Pode ser utilizado para organizar diferentes tipos de textos, não apenas histórias, tais como: textos acadêmicos, textos jornalísticos e relatos de filmes. Deve ser utilizado para organizar as ideias e não para engessá-las ou hierarquizá-las.
Para trabalhar com o mapa de história, você pode começar apresentando os elementos que constituem uma história: cenário, hora, local, personagens, problema, o que aconteceu e conclusão. Outra sugestão seria apresentar os personagens principais, os personagens secundários, o problema, os eventos e a conclusão. A partir desses elementos, o aluno desenvolverá a história.
Dependendo da faixa etária com a qual você está trabalhando, é possível reduzir ou ampliar a quantidade de elementos. O importante é que esses elementos auxiliem os alunos a criarem suas próprias histórias.
Utilizando esse recurso os alunos constroem as principais ideias sobre o assunto, organizam o pensamento e visualizam os elementos da história primeiramente em partes para depois construírem o todo. Os elementos da história podem ser apresentados através de palavras, imagens, placas sinalizadas em Libras ou de forma concreta. O importante é conduzir a explicação para uma estrutura relacional entre os tópicos induzindo ao pensamento.
Uma ferramenta que você pode utilizar para criar um mapa de histórias é o StoryboardThat. A ferramenta apresenta vários modelos para você criar seus próprios mapas de história ou utilizar modelos já prontos.
Você sabia?
Que um dos exemplos mais conhecidos de mapas de histórias é a “Jornada do Herói”?
Essa estrutura narrativa, desenvolvida por Joseph Campbell, é usada em inúmeros livros e filmes e fornece um modelo para a jornada transformadora de um herói. Segue uma sequência que envolve um chamado à aventura, provações, altos e baixos, orientação e um retorno triunfante.
A jornada do herói foi usada em clássicos como “O Senhor dos Anéis”, “Harry Potter” e “O Rei Leão”. É um exemplo de mapa de história que mostra como uma estrutura universal pode ser a base de histórias muito diferentes (VanZandt, 2023).