Módulo 2: Literatura, linguagem e visualidade na educação de surdos (Livro Digital)

6.5 História em quadrinhos

As Histórias em Quadrinhos (HQ) promovem a união de texto e desenho e ampliam os conceitos abstratos e confinados à palavra.

Nas explicações e interpretações dos elementos da HQ pode-se trabalhar a diferença entre os balões, onomatopeias e metáforas visuais - como lâmpadas que acendem na cabeça dos personagens e que transmitem o significado de ideia.

Podemos trabalhar com os alunos surdos tirinhas e cartoons de desenhistas e cartunistas surdos, como é o caso de Lucas Ramon Alves, conhecido como Tikinho, que aborda a surdez em suas publicações.

Para trabalhar a história em quadrinhos com os alunos, você pode utilizar o software Pixton, que possui cenários, personagens, expressões e permite compartilhar as histórias. Outra sugestão é o Canva que, dentre as várias funcionalidades, oferece também a criação de tirinhas.

Você sabia?

Lucas Ramon Alves, o Tikinho, é surdo e encontrou nos desenhos uma forma de se comunicar com o mundo. Criador da série em quadrinhos “Três Patetas Surdos”, nasceu na cidade de Pará de Minas - MG, em 1987. Passou a infância na cidade de Florestal, onde começou a fazer seus primeiros desenhos. Inicialmente, desenhava dinossauros e seu herói favorito, o Homem Aranha. Aos 25 anos fez um curso profissionalizante na Casa dos Quadrinhos e se apaixonou pelas histórias em quadrinhos.

Fonte: https://www.facebook.com/profile.php?id=100056914511625


Para conhecer as obras de Tikinho, visite a página do cartunista no Facebook.

Facebook Tikinho Ramon

Também é possível conhecer um pouco mais sobre Tikinho e suas obras assistindo à entrevista que ele concedeu ao programa Café com Pimenta, da TV INES.

Café com Pimenta - Tikinho Ramon