Módulo 2: Literatura, linguagem e visualidade na educação de surdos (Livro Digital)

7.2 Videoaula

A videoaula é apresentada, muitas vezes, com a função demonstrativa, para demonstrar ou apresentar algum assunto. Antes ou durante a exibição da videoaula, você pode propor interações com os alunos, partindo de questões provocativas, tais como: você conhece? Já viu algo semelhante? O que remete a imagem/cena para você? (Taveira; Rosado, 2016).

Pode também propor que os alunos produzam a videoaula como forma de apresentar um assunto que estejam estudando. É sempre importante incluir o aluno nas produções, incentivar que seja protagonista de seu processo de aprendizagem.

Veja um exemplo de videoaula, elaborado para a formação de pais e professores, na qual a professora Keli apresenta dicas para trabalhar a leitura com as crianças surdas.

Outro exemplo são as videoaulas com temas ambientais para o Ensino Fundamental, propostas por Tabita Teixeira durante o Mestrado Profissional em Ensino das Ciências Ambientais da USP.

Tabita é ouvinte e a ideia de produzir as videoaulas surgiu quando desenvolveu um projeto com os participantes da ASJA (Associação dos Surdos de Jaú e região) e percebeu as dificuldades enfrentadas por eles nas escolas. Ela então criou o roteiro do material e teve o auxílio da professora Mariana Didone, que é surda, para traduzir o conteúdo do português para Libras e gravar os vídeos.

Conheça a playlist completa com todas as videoaulas produzidas por Tabita.

Acessar a playlist

A produção e experimentação de videoaulas bilíngues com estudantes surdos, para o ensino de matemática na educação básica, é relatada por Kumada et. al. (2022). A equipe envolvida no projeto desenvolveu os roteiros das videoaulas tendo como referencial a pedagogia visual e o letramento visual. O roteiro das videoaulas foi elaborado propondo a apresentação de imagens e textos, juntamente com a fala verbalizada e a interpretação em Libras, conforme mostra a figura abaixo.

Figura 12 - Videoaula de matemática

Fonte: Kumada et. al. (2022)

Conheça a playlist com as videoaulas produzidas

Como vimos, as videoaulas podem ser utilizadas para iniciar a discussão de um assunto, podem servir como material complementar para o estudo em casa ou também podem ser produzidas pelos alunos, como forma de explicar um assunto já estudado.

Você sabia?

Você já viu a série chamada De olho na ciência, lançada pela TV INES?

É uma série científica, composta por treze vídeos educativos e divertidos, criados para aguçar o interesse dos adolescentes pelas Ciências, através de personagens que apresentam afinidade com o público-alvo.

Aluna do Ensino Médio, blogueira e youtuber, Vivi é a personagem principal da série. Em seu canal, ela propõe divulgar o que sabe sobre Ciência mas, assim que inicia, é surpreendida por uma personagem que invade a tela do seu computador e é a sua cara, a “Vivírus”. Apesar de invasora, a Vivírus se torna uma parceira na aventura pelo conhecimento científico.

Série de olho na ciência - TV INES