MÓDULO 3: Movimento e ludicidade na educação de surdos (Livro Digital)

1.1.2 Jogos eletrônicos e a ludicidade

Pensando na fascinação das crianças, na atualidade, pelos jogos eletrônicos, parece plausível que é o elemento lúdico, composto por uma combinação de cores, movimentos, sons, gestos e enredo, que prende as crianças às telas. Campanhas e propagandas na área das tecnologias da informação e comunicação e do marketing, que buscam capturar a atenção das crianças, utilizam o lúdico como uma das estratégias.

Nesse sentido, Lepkinson (2013), investigou quais as atividades lúdicas, crianças de cinco a doze anos da cidade de Salvador desenvolvem na internet, como atuam e como interagem nesse contexto de brincadeira. Além de outros achados, a pesquisadora chama a atenção para o caráter dinâmico da atividade lúdica desempenhada na internet, desde o fato de a criança não precisar sair de casa para jogar, por conta da facilidade do acesso aos dispositivos, até as diferentes dinâmicas reveladas pela interação da criança com os jogos e brincadeiras realizadas no contexto digital.

 

O nosso objetivo aqui não é tecer críticas aos conteúdos digitais desenvolvidos para as crianças, pois sabemos que eles apresentam ludicidade e, também, compromisso ético na produção audiovisual. No entanto, queremos chamar a atenção sobre a necessidade de conectar o movimento à ludicidade, considerando o desafio e a urgência de conduzir as crianças por caminhos que estimulem a prática de atividades físicas.