MÓDULO 3: Movimento e ludicidade na educação de surdos (Livro Digital)

2.2.1 Sinais em Libras para brincadeira, brinquedo e jogo

Em Libras, o sinal BRINCAR e BRINCADEIRA é geralmente realizado da mesma forma.

O sinal genérico BRINQUEDO, por sua vez, pode ser realizado a partir de um sinal composto que inclui os sinais BRINCAR + OBJETO + DIVERSOS, o que marca claramente a ideia de que há um objeto qualquer (diverso) envolvido na ação de brincar, na brincadeira.

Fonte: ensinesuasmaosafalar.blogspot.com

 

Para além dessa combinação, BRINQUEDO em Libras pode também ser comunicado a partir de um sinal policomponencial (classificador) que descreverá imageticamente algum aspecto desse objeto.

Exemplos:

BRINQUEDO+BAMBOLÊ

BRINQUEDO+BALANÇO

BRINQUEDO+BONECA

BRINQUEDO+CARRINHO

Fonte: oficinadelibras.blogspot.com

 

Fonte: ensinesuasmaosafalar.blogspot.com

 

O sinal de JOGO poderá variar bastante. Em muitos casos poderá ser expresso por meio de um sinal policomponencial (classificador) cuja descrição imagética estará ligada à ação desempenhada para realização de determinado jogo.

Já o conceito de JOGO INFANTIL, usado para designar tanto o objeto como as regras do jogo da criança (brinquedo e brincadeiras) não possui um sinal em Libras já convencionado e difundido. Isso também reflete uma carência de aprofundamentos conceituais nessa área por pesquisadores fluentes em Libras.

Vale destacar que a intenção aqui não é aprofundar questões linguísticas, já que nosso foco não é esse. De qualquer forma, convidamos você a observar o sinal BRINCAR (na variação ilustrada a seguir, usual e convencionada) para refletirmos sobre alguns elementos que compõem esse sinal e o conceito de brincar.

O sinal BRINCAR em Libras é um sinal bimanual, isto é, realizado com duas mãos em interação. Ambas realizadas em um espaço comum de sinalização (espaço neutro, logo a frente do corpo) e a partir de um movimento. Um movimento gramatical que pode ser classificado como: circular, bidirecional, alternado, contínuo e repetido (seguindo a classificação de Ferreira-Brito, 1990). Em outras palavras, trata-se de um movimento altamente dinâmico.

É interessante observar que esses traços gestuais mencionados, que compõem o sinal BRINCAR, podem ser associados diretamente à semântica (sentido) dos conceitos brincar e jogar, já que se trata de um movimento de interação dinâmica entre duas (ou mais) entidades (pessoas/objetos) que compartilham um espaço em comum.