Módulo 3: Movimento e ludicidade na educação de surdos (Livro Digital)
2.3 O olhar como primeiro brincar da criança
No livro O brinquedo-sucata e a criança: a importância do brincar, a autora Marina Marcondes Machado (1994) relata que quando estava amamentando sentia que seu seio era como um brinquedo para seu filho bebê. Nas palavras dela:
Quando estava amamentando meu filho, sentia que meu seio era como um brinquedo para ele. Não mamava apenas os dez minutos para obter leite, mas ficava mamando por meia hora, quarenta minutos: sugando, mordendo com suavidade, olhando, passando sua mãozinha pelo meu peito e, às vezes, me mordendo com mais violência, querendo ver minha reação brava com ele! [...] Anos depois, numa classe de alunos, [...] propus a construção de móbiles: logo eles associaram o móbile aos nenês e ao quarto de nenês: “É aquilo que fica pendurado lá em cima pro nenê ficar olhando!...” [...] Ao que eu respondi sim, e que esse era um brinquedo de nenê; porque antes de ele conseguir segurar um chocalho ou qualquer outro objeto, o bebê olha, e olhar é um primeiro brincar.
Se entendermos que o olhar é o primeiro brincar de um bebê, então podemos concluir que, para um bebê surdo, esse brincar a partir do olhar, ou o brincar com os olhos, é algo que genuinamente o acompanhará por todo o seu desenvolvimento.

Se você já estudou sobre o desenvolvimento de bebês e crianças surdas, sabe que eles se constituem essencialmente pelo sentido da visão. Os surdos percebem o mundo a sua volta pelo olhar, pelo enxergar, pela visualidade.
Portanto, no trabalho pedagógico com surdos, toda proposição, mediação, ação e planejamento didático, deverá levar em conta essa particularidade visual das crianças surdas.
Por isso, quando você refletir sobre o brincar, sobre a ludicidade e o movimento infantil, bem como sobre os demais conteúdos trazidos neste material, é imprescindível que você tenha a visualidade da criança surda como um pilar central.
Na prática
O móbile é um brinquedo importante para estimular o desenvolvimento visual e motor dos bebês e pode ser colocado no berço a partir do segundo mês, pois é nesse período que a criança passa a ter uma visão mais focada e começa a identificar as cores.
Nos primeiros meses, deve-se optar por móbiles mais simples, sem tantos elementos e cores. À medida em que a criança se desenvolve, é possível disponibilizar móbiles mais coloridos e com mais elementos.
Nos vídeos abaixo, apresentamos o passo a passo para você construir um móbile para bebês ou crianças pequenas.