MÓDULO 3: Movimento e ludicidade na educação de surdos (Livro Digital)

2.3.1 Visualidade Surda

No Brasil, uma das pesquisadoras surdas pioneiras a falar sobre visualidade surda foi a professora Ana Regina e Souza Campello. Em sua tese de doutorado, intitulada Aspectos da Visualidade na Educação de Surdos, defendida em 2008 na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ela discute a visualidade como processo de ensino-aprendizagem dos surdos.

Para a autora, a visualidade surda se constitui através dos signos visuais e da língua de sinais, que é também visual. “O ato de ver ou de olhar o mundo exige uma mediação semiótica, uma interação entre a propriedade suprida pelo signo e a natureza do sujeito que olha ou observa” (Campello, 2008, p.17).

Segundo ela, os surdos, desde seu nascimento, adquirem e operam gradativamente os signos visuais como algo íntimo, genuíno, o que faz despertar sua consciência interna já no momento do nascimento e do desenvolvimento da linguagem.

A experiência da visualidade produz subjetividades marcadas pela presença da imagem e pelos discursos viso-espaciais provocando novas formas de ação do nosso aparato sensorial, uma vez que a imagem não é mais somente uma forma de ilustrar um discurso oral. O que captamos sensorialmente pelos olhos é apenas uma pista que é enviada aos sistemas neuroniais e, posteriormente, esses dados, através de operações mais complexas informam nosso cérebro, produzindo sentido do que estamos vendo. Por isso, as formas de pensamento são complexas e necessitam da interpretação da imagem-discurso. Essa realidade implica ressignificar a relação sujeito-conhecimento principalmente na situação de ensinar e aprender (Campello, 2008, p. 22).

A professora Ana Regina Campello é surda e militante nas causas sociais, políticas, educacionais e de Língua de Sinais da comunidade surda. Nasceu em São Luís, no Maranhão, mas cresceu na cidade do Rio de Janeiro.

Tem formação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Santa Úrsula (1981) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008).

Fundou e presidiu a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos - FENEIS.

É professora adjunta do INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos na disciplina: Estudos Surdos e Prática Pedagógica. Possui experiência na área de Educação e Linguística, com ênfase em Educação Bilíngue, Educação Inclusiva e Sociolinguística e Visualidade Surda.

Ana Regina Campello

Assista ao vídeo da série Manuário, desenvolvido pela TV INES, que conta um pouco sobre a história da professora Ana Regina Campello.

Conheça também a tese defendida pela professora Ana Regina Campello em 2008 na UFSC.

Aspectos da Visualidade na Educação de Surdos