Elementos que moldam a estratégia: Forças do Mercado/Indústria
1 As cinco forças do mercado
Antes de explorarmos "as forças do mercado" quero que você pense sobre as seguintes questões:
Quais são, provavelmente, as “forças/agentes” que contribuem para...
Embora as resposta para essas perguntas possam ser bastante diversas, talvez algumas das coisas/forças que contribuam tenham relação com:
- a qualidade da escola que a pessoa frequenta ou as companhias/amigos que a cercam (no caso da educação da pessoa).
- a rigidez do terreno onde a casa foi contruída e as intempéries do ambiente que cerca a construção (no caso da casa permanecer em pé).
Perceba, então, que é possível identificar a existência de algumas "forças/agentes" que são capazes de influenciar positiva ou negativamente para a educação de uma pessoa e para que uma casa permaneça em pé.
Ok. Mas e para o “sucesso” empresarial? Existem "forças/agentes" externos à organização que contribuem para uma empresa dar certo, ou não, no mercado?
Claro que sim! E esse é o pano de fundo que emoldura a nossa aula de hoje.
A partir de agora, ao falarmos sobre “forças do mercado” estaremos nos referindo aos elementos/aspectos que estão presentes no ambiente de mercado, que são externos à própria empresa e que são capazes de influenciar positiva ou negativamente um empreendimento.
A importância em entender sobre essas forças está no fato de que a "atratividade" (ou a lucratividade) de um determinado setor está intimamente ligada às diferentes forças que estão interagindo nesse mesmo mercado.
Você vai perceber que quanto maiores forem as forças em um determinado mercado, mais difícil é a tarefa de obter sucesso financeiro dentro deste segmento.
Vale a pena considerar que como estamos falando em lucratividade estamos nos referindo mais especificamente às empresas (mercado privado), ou seja, aquelas organizações que visam o lucro e que, de diferentes formas, disputam os consumidores de um determinado setor.
Tá, Alfredo, chega de enrolação. Quais são essas bendidas forças?
Segundo Porter (1996), existem cinco forças principais que interagem em um mercado. São elas:
- Rivalidade entre os CONCORRENTES.
- Poder de barganha dos CLIENTES.
- Poder de barganha dos FORNECEDORES.
- Ameaça de NOVOS ENTRANTES.
- Ameaça de PRODUTOS SUBSTITUTOS.
Vamos entender cada uma delas.