Elementos que moldam a estratégia: Forças do Mercado/Indústria
1 As cinco forças do mercado
1.4 Poder de barganha dos fornecedores
Lembre-se, antes de qualquer coisa, que você como dono, ou gestor, de um negócio tem clientes e fornecedores. Ou seja, ao mesmo tempo você possui clientes (aqueles para quem você vende seus produtos e serviços), você também é cliente dos seus fornecedores (aqueles de quem você compra matéria-prima e outros suprimentos).
Da mesma forma que os clientes da sua empresa, os fornecedores também têm um poder de barganhar com você. Assim, o poder de barganha dos fornecedores é basicamente o oposto do poder de barganha dos clientes, pois está relacionado à capacidade que os fornecedores tem de manter você como cliente deles mesmo alterando características do produto (deles) que não sejam tão interessantes para sua empresa (por exemplo, aumentando preços, reduzindo qualidade ou quantidade de produtos oferecidos, etc.).
Os fornecedores, portanto, podem exercer seu poder de barganha sobre os players do mercado ao aumentar os preços ou reduzir a qualidade dos produtos e serviços comprados. Poderosos fornecedores de matérias-primas podem “apertar” a lucratividade de um mercado que não está apto a repassar os aumentos no custo em seus próprios preços.

O poder de barganha dos fornecedores pode ser elevado quando: existem poucas empresas fornecedoras no setor; houver custos elevados ou barreiras para troca do fornecedor (custos de mudança); o setor de negócios não for importante para o fornecedor; a disponibilidade de produtos substitutos é baixa (veremos em seguida o conceito de produtos substitutos).