Elementos que moldam a estratégia: Forças do Mercado/Indústria

1 As cinco forças do mercado

1.5 Ameaça dos produtos substitutos

Produtos substitutos são aqueles que podem ser utilizados no lugar dos produtos oferecidos por uma empresa. Como exemplo, podemos observar os produtos açúcar e adoçante. São dois produtos diferentes, mas que exercem funções muito parecidas e, portanto, podem ser substitutos um do outro.

Produtos substitutos limitam o potencial de retorno de um mercado porque estabelecem um limite nos preços do mercado. Se o produto ou serviço substituto consegue mostrar um ganho na relação custo/benefício quando comparado aos atuais produtos, a ameaça que oferece é ainda maior.

Perceba que a inexistência de produtos substitutos é algo interessante para uma empresa que oferece algo para o mercado, mas produtos substitutos não estão, de certa forma, sob o domínio desta empresa ofertante (portanto são uma ameaça).

A ameaça de um produto substituto é forte quando: o ganho na relação custo/benefício do produto substituto é alto; a lucratividade do mercado pode ser elevada com a utilização de produtos substitutos; os custos de troca (é fácil mudar e isso custa muito pouco dinheiro) pelo comprador do produto são baixos;

Até aqui você estudou as cinco forças do mercado e percebeu que cada uma delas pode contribuir para o sucesso ou fracasso de uma organização. As cinco forças podem ser observadas separadamente, mas você não pode desconsiderar que a mudança de uma delas pode influenciar as outras e alterar as possibilidades de sucesso/insucesso do empreendimento como um todo.

Avance para a próxima página para aprofundarmos um pouco mais esse conhecimento.