Diagnóstico Estratégico/Análise Situacional

Ambiente Interno e Externo da Organização

Como dito anteriormente (é importante frisar, mais uma vez), todo o processo envolvido no Planejamento Estratégico de uma organização necessita estar fundamentado em um diagnóstico da situação, ou seja, uma análise detalhada das condições internas da organização e de seu ambiente externo. Esta análise é importante porque para planejar o que fazer e quais caminhos seguir no futuro é fundamental saber “onde" e "como" a organização está. 

Para podermos iniciar está análise/avaliação, antes de mais nada, é importante sabermos/lembrarmos que as organizações possuem aquilo que chamamos de "ambiente interno" e "ambiente externo". 

Observe as diferenças abaixo:

Ambiente interno: é o conjunto de elementos internos à organização (que existem dentro de uma organização) que influencia a emprensa e são influenciados por ela (por exemplo: a estrutura física, os processos, recursos humanos e materiais, a cultura de trabalho, o "conhecimento" que ela possui, etc.). 

Ambiente externo: é o meio ambiente no qual a organização está inserida, sendo composto pelos elementos do ambiente (externos à organização) que são relevantes às suas operações e capazes de influenciá-la/afetá-la. São exemplos de elementos do ambiente externo a uma organização: os concorrentes, os fornecedores, clientes, o governo, as variáveis sociais, econômicas, tecnológicas, etc.

 

Pesquise no Google

Experiemente fazer uma pesquisa rápida no Google (pesquise por imagens). Procure a expressão "ambiente organizacional". Você provavelmente encontrará uma imagem que representa varios elementos dos ambientes internos e externos da organização (muitas vezes o ambiente externo é ainda dividido em "macroambiente" e "microambiente").

Então, a partir da percepção de que existe um ambiente interno e um ambiente externo à organização é possível realizarmos aquilo que chamamos de Diagnóstico Estratégico/Análise Situacional. Dito de modo simples, fazer esse Diagnóstico/Análise é, basicamente, realizarmos uma avaliação das condições internas da própria organização e também dos diversos elementos que cercam/envolvem a própria organização.

Na aula de hoje - nossa "aula canivete"- vamos explorar ferramentas que vão auxiliar especificamente nessa tarefa de diagnóstico. Cada ferramenta, com suas especificidades, vai dar ênfase em diferentes elementos do ambiente organizacional. Algumas olharão mais para fora da empresa, outras observarão prioritariamente detalhes do ambiente interno.

Vamos começar com uma ferramenta que é bastante conhecida e que olha tanto para aspectos internos como externos do ambiente organizacional. Talvez você já a conheça ferramenta, mas talvez não conheça alguns detalhes de sua utilização que são bem importantes.

Avance para conferir.