Diagnóstico Estratégico/Análise Situacional

Considerações Finais

Nesta aula, você conheceu cinco diferentes ferramentas que podem contribuir para a importante fase de Diagnóstico Estratégico/Análise Situacional do Planejamento Estratégico!

Cada uma das ferramentas oferece atenção especial a um ou mais detalhes do contexto que envolve a empresa interna e externamente. Observe:

- A Análise PESTEL, por exemplo, dá ênfase em espectos externos do macroambiente.

- As Forças do Mercado também observam o ambiente externo, mas dão maior atenção ao microambiente que cerca a organização.

- A Matriz BCG é eficiente para a análise e classificação de produtos, evidenciando aqueles que possuem potencial de crescimento e aqueles que são geradores estáveis de caixa.

- A Matriz GE, por outro lado, é eficiente para classificar unidades de negócio, ajudando a decidir onde investir, manter (de modo seletivo) ou, ainda, desinvestir com base na atratividade do setor e na força competitiva que a empresa apresenta.

- Por fim, a Matriz SWOT contempla tanto aspectos internos quanto externos, oferecendo uma visão abrangente das principais Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças relacionadas a um organização.

Os conteúdos dessa aula são um verdadeiro canivete suiço - cheio de ferramentas úteis!

Lembre-se que o processo que envolve a formulação e implementação da estratégia deve considerar uma análise suficiente tanto do ambiente interno quanto do externo à organização. Desta forma as ferramentas exploradas nesta aula tonam-se importantes ferramentas na mão do estrategista/gestor. Essas análises, e as informações decorrentes delas, fornecem a base necessária para tomar decisões informadas e desenvolver estratégias que maximizem o potencial da organização e minimizem os riscos.

Nossa aula está chegando ao fim.

ATENÇÃO:

Agora você deve acessar e responder o Questionário para controle frequência/participação da aula EaD, que você acabou de concluir. (CLIQUE AQUI PARA ACESSAR).

Parabéns por ter chegado até aqui!