Marketing na era digital
5. Plataformas e Tecnologias: múltiplas possibilidades
5. Plataformas e Tecnologias: Múltiplas Possibilidades
Agora que você já entendeu que o Marketing no ambiente digital transcende a simples presença nas redes sociais, é importante perceber que a gigantesca variedade de plataformas e tecnologias disponíveis cria um ecossistema dinâmico e multifacetado. Nesse ecossistema, as empresas podem interagir com os consumidores de diversas maneiras, dependendo de seus objetivos mercadológicos.

As redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn, TikTok, Twitter...) são, sem dúvida, uma das possibilidades de interação no ambiente digital, mas existem muitas outras. Entre as principais plataformas e/ou tecnologias, podemos destacar:
- Sites e blogs: Funcionam como a “base” digital da empresa, oferecendo informações completas e confiáveis, além de serem pontos de conversão (como a venda de produtos ou coleta de dados).
-
Plataformas de busca: Google, Bing e Yahoo são essenciais para estratégias de SEO (Search Engine Optimization) e SEM (Search Engine Marketing), garantindo que o consumidor encontre sua marca de forma orgânica ou patrocinada.
-
Aplicativos móveis: Criam experiências personalizadas, conectando diretamente os consumidores aos serviços e produtos de forma prática e conveniente.
-
E-mail marketing: Uma ferramenta poderosa para comunicação direta e personalizada, que mantém o público informado e engajado.
-
Marketplaces: Amazon, Mercado Livre e outros permitem que empresas ampliem sua visibilidade e alcancem novos públicos ao venderem em plataformas já consolidadas.
-
Jogos e realidade virtual: Experiências imersivas, como gamificação e metaverso, proporcionam novas formas de engajamento e interação.
-
Streaming e podcasts: Plataformas como YouTube e Spotify permitem a criação de conteúdos audiovisuais e a construção de relacionamento por meio de narrativas envolventes.
Cada plataforma/tecnologia é uma especie de "canal" de interação ou um "ponto de presença digital", que uma empresa pode interagir com consumidores e potenciais consumidores. Mas perceba que, diante da pluralidade de possibilidades que o ambiente digital oferece, o grande desafio da Gestão de Marketing no ambiente digital está em integrar essas inúmeras plataformas e tecnologias de forma estratégica e sinérgica, criando uma experiência consistente e fluida para o consumidor.
Imagine, por exemplo, que você tivesse que idealizar a presença digital da empresa em que trabalha. Por quais plataformas você começaria? Será que a empresa deveria ter um site antes de criar presença em uma rede social? Em quais redes sociais a empresa deveria estar presente e em quais delas não deveria ingressar? Quantos "pontos de presença digital" a empresa deveria abraçar?
Pense em outro exemplo... Você! É você mesmo. Imagine que está terminando sua graduação em processos gerenciais no IFSC e está pensando nesse "lance de Marketing digital" para promover sua carreira profissional na área da Administração. Qual ou quais redes sociais (e outros pontos de presença) escolheria para alcancar esse objetivo? Linkedin? Instagran? Facebook? Todas elas?! E nessas redes sociais, você postaria questões apenas profissionais ou "misturaria" com sua vida "particular"?

Reflita sobre a seguinte afirmação: a construção de uma presença digital efetiva de uma empresa não implica em usar todas as plataformas e tecnologias disponíveis, mas sim selecionar e combinar as ferramentas certas para atingir os objetivos da empresa e criar valor para o consumidor.
Agora que compreendemos sobre as plataformas e tecnologias "onde" a construção de uma presença digital acontece, talvez seja importante considerarmos também alternativas sobre as "estratégias" (o que fazer), que poderiam ser usadas no ambiente digital para criar essa bendita presença digital que estamos falando.
Vamos falar sobre isso na próxima página.