Aula 3 - 14/08 - Ebook 2: Diretrizes da Qualidade: Estratégias para Excelência e Competitividade nas Organizações
2. Entenda a importância da gestão de qualidade nas empresas
A gestão de qualidade é um assunto obrigatório nas organizações, afinal, os clientes estão cada vez mais exigentes e seletivos. Isso significa que, sem um padrão adequado, nenhuma empresa consegue se manter no mercado, vender e competir com as outras.
A gestão de qualidade depende de uma série de soluções como, por exemplo, o investimento em novas tecnologias para controlar e potencializar os processos diários. No entanto, muitas organizações continuam calculando o custo de investir na estratégia quando, na verdade, deveriam mensurar o custo de não investir. Erro grave, pois uma gestão focada na qualidade otimiza processos, entrega soluções compatíveis com os interesses dos clientes e gera resultados.
A gestão de qualidade é uma estratégia de busca contínua por elevados padrões, visando melhorar o desempenho das pessoas, os processos, os produtos e o próprio ambiente de trabalho. Para tanto, são utilizadas filosofias, métodos e tecnologias que são aplicadas à empresa.
A preocupação com a qualidade ganhou força no Japão, no período pós-guerra. Como as empresas precisavam melhorar sua reputação e ganhar mercado, passaram a investir em soluções — e daí surgiram muitos métodos de gestão total da qualidade.
Na atualidade, há três principais pilares para a qualidade: a comunicação, a busca pela melhoria contínua e o uso de adequadas tecnologias — o que será visto adiante.
Existe uma certificação internacional que serve para indicar ao mercado que uma empresa atua dentro dos parâmetros tidos como ideais para oferecer a qualidade em seus serviços. Trata-se da International Organization for Standardization, (em português “Organização Internacional de Normalização”) ISO.
Com ela, os entes envolvidos com a empresa, como consumidores e fornecedores, podem estar seguros de que os procedimentos realizados pela companhia estão de acordo com as exigências das normas internacionais. Essa certificação representa o caminho mais indicado para que as empresas ajustem suas ações e processos.
Importância da gestão de qualidade nas empresas
São muitos os benefícios de investir nessa estratégia, os quais permeiam processos, áreas e equipes da organização. Aqui, vamos citar os quatro principais.
Aumento da satisfação dos clientes finais
A satisfação dos clientes precisa ser uma preocupação primária. No entanto, sem qualidade é quase impossível mantê-los satisfeitos e encantados com o produto/empresa. Logo, também é improvável estabelecer um relacionamento.
Investir na qualidade é buscar um padrão de excelência e atender da melhor maneira possível as necessidades e os desejos dos clientes. Desse modo, será possível mantê-los felizes e interessados, além de transformá-los em embaixadores da marca.
Redução de custos por falhas
Fazer o cálculo de quanto custa investir na qualidade é fácil, basta ter tudo na “ponta do lápis”. Agora, mensurar o contrário é muito complexo! A falta de qualidade gera uma série de custos tangíveis e intangíveis à organização. Veja alguns:
- retrabalho;
- descarte;
- reclamações dos clientes;
- recall;
- danos à marca.
Investir na qualidade é uma forma de mitigar esses problemas, garantindo que sejam cada vez mais escassos dentro da empresa. Assim, a organização em geral poderá progredir, atuar de forma “enxuta” e realizar operações com maior lucratividade.
Crescimento da competitividade no mercado
O mercado está cada vez mais competitivo. Estima-se que, de cada 10 empresas abertas, 6 fechem suas portas antes de 5 anos de atividade. Nesse contexto, organizações que não aderem à filosofia de melhoria contínua tornam-se menos competitivas, quase ineficazes.
No entanto, empresas que se preocupam com a qualidade podem promover uma série de mudanças positivas. Os processos tornam-se mais ágeis, os produtos mais potentes, os funcionários mais entusiasmados e o número de erros/acidentes cai vigorosamente.
Melhoria da imagem no mercado
A imagem que a empresa transmite para o mercado é de suma importância. Ela pode atrair investimentos, chamar a atenção de talentos ou engajar decisões de compra, assim como ter efeito completamente oposto. Então, é preciso cuidar da marca.
Nesse sentido, a qualidade é um dos elementos mais importantes, pois pode potencializar a imagem da empresa, tornando-a mais bem-conceituada e desejada. Quando não há o esforço nesse sentido, isso pode afundar a organização em um amontoado de problemas, escândalos e reclamações.
Todos os fatores citados são benefícios centrais, mas é possível citar muitos outros subjacentes como, por exemplo, o aumento do lucro e a fluidez das atividades diárias. Por tudo isso, a preocupação com a qualidade deve permear cada setor, área e equipe da organização.
Fonte: https://procenge.com.br/blog/importancia-da-gestao-de-qualidade/