AULAS 3 e 5 EAD DIAS 16 e 23/8: Livro Didático 1 - Empreendedorismo: conceitos fundamentais

1.1 Conceito tradicional de empreendedor

Antigamente, o empreendedor era entendido como aquele indivíduo que abria um negócio próprio ou era dono de uma empresa. Com este entendimento um dono de uma padaria, um vendedor de sorvetes, um advogado autônomo ou qualquer pessoa que era dono de um empreendimento poderiam ser considerados empreendedores. Ser empreendedor (no conceito tradicional) estava, portanto, relacionado a possuir um empreendimento, ser dono de um negócio próprio.

Considerando este “conceito tradicional” (ligado à questão de ser dono de um empreendimento/empresa) o empreendedor podia ser considerado como um empreendedor por oportunidade ou um empreendedor por necessidade (DORNELAS, 2008).

empreendedor por necessidade é aquela pessoa que inicia um negócio para sobreviver. Na verdade, acaba não sendo uma opção, mas uma necessidade abrir um negócio próprio. Comumente quem perde o emprego e não consegue voltar ao mercado de trabalho, ou, ainda, quem não tem uma fonte de renda adequada/suficiente para sustentar sua família acaba por realizar o que chamamos de empreendedorismo por necessidade.é aquele sujeito que abre seu negócio motivado por uma oportunidade de melhorar de vida. Muitas vezes ele possui um emprego formal ou mesmo algum tipo de renda que sustenta sua família, mas decide empreender (montar um negócio próprio) por acreditar que é o melhor caminho para o sucesso financeiro e pessoal.

Quando vemos, por exemplo, a funcionária de uma floricultura deixando (por livre vontade) seu emprego para abrir um restaurante (ou mesmo uma nova floricultura) acreditando que se sentirá mais realizada financeira ou pessoalmente, podemos dizer que ela é uma empreendedora por oportunidade, ou este é o empreendedorismo por oportunidade.

Se por outro lado, esta funcionária é demitida da floricultura e, mesmo querendo, não consegue voltar para o mercado de trabalho, como funcionária de outro empreendimento, sendo “obrigada” a montar um pequeno negócio para prover seu sustento, estamos diante de uma empreendedora ou empreendedorismo por necessidade.

Já o empreendedor por oportunidade é aquele que identifica uma determinada necessidade ou desejo do mercado. ssa demanda cria a oportunidade para que esse empreendedor ofereça a solução que as pessoas pedem sob a forma de um produto ou serviço.

Empreendedores por oportunidade são, portanto, pessoas extremamente observadoras e atentas às demandas dos mercados. Unindo as suas reservas financeiras e os seus conhecimentos, tomam a atitude ousada de superar os desafios de ter um negócio, mas fazem isso por escolha.

A pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM)  de 2021 mostra que 48,9% dos novos negócios no país são abertos ou mantidos com o empreendimento por necessidade. A GEM é uma sondagem feita em 50 países e coordenada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Brasil. O país participa da pesquisa desde 2002. 

Ainda alto, o número de empreendedores por necessidade teve uma leve queda em relação a 2020 (50,4%). Esse é um indicativo de melhora do mercado de trabalho, com a maior flexibilização da economia depois da pandemia da Covid-19.

A pesquisa também mostrou que cerca de 50 milhões de brasileiros que ainda não empreendem e que querem abrir um negócio nos próximos três anos. Desse total, 1/3 teria sido motivado pela pandemia da Covid-19. Pela primeira vez, a pesquisa GEM também identificou que ter uma empresa é o segundo maior sonho do brasileiro.