Módulo1: Ensino de Ciências Humanas na Educação Bilíngue de Surdos (Livro Digital)

1. O ensino de Ciências Humanas

Até o final dos anos 1990, os estudantes brasileiros dos anos iniciais do ensino fundamental tinham sua formação na área de história e de geografia restrita aos chamados “estudos sociais”.

De maneira geral, os estudos sociais englobavam conhecimentos da área de história e geografia de forma superficial. Fruto de uma herança do período militar, não proporcionavam reflexão crítica sobre essas áreas do conhecimento, concentrando-se em datas comemorativas, memorização de nomes e feitos de personagens considerados ilustres. Consequentemente, legou-se a uma geração de crianças uma história eurocêntrica, branca e masculina, que pouco contribuía para a desconstrução de estereótipos e preconceitos arraigados na nossa sociedade.

Com a reabertura política, a promulgação da Constituição de 1988 e as reformulações no sistema educacional brasileiro proporcionados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996, e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), as disciplinas de História e de Geografia voltaram a figurar nos currículos escolares dos anos iniciais do ensino fundamental. No entanto, até hoje ainda percebemos que os resquícios dos estudos sociais permanecem.

Crianças_Desenhando

Para Cainelli (2006) as investigações baseadas em Jean Piaget, fortemente vinculadas às generalizações sobre os estágios de desenvolvimento da criança, fizeram com que, mesmo com o retorno da História aos currículos após a ditadura militar, os conhecimentos históricos fossem relegados para os anos finais do ensino fundamental. Nessa perspectiva, acreditava-se que seriam necessários níveis de abstração mais desenvolvidos do que aqueles existentes em crianças do primeiro ciclo.

Ainda, segunda a autora, os estudos de Vigotski recolocaram em discussão a capacidade da criança de pensar historicamente desde muito cedo, a partir das suas experiências pessoais e familiares mediadas pela língua, o que torna possível pensarmos em formas de introduzir o conhecimento histórico ainda nos anos iniciais do ensino fundamental.

Antes de começarmos a falar sobre o ensino de ciências humanas para estudantes surdos em contextos bilíngues, vamos tratar sobre o que preveem os documentos legais que norteiam a educação em nosso país e também o que dizem as pesquisas acadêmicas acerca dessa temática.