Módulo 2: Atividades pedagógicas bilíngues para o ensino das ciências da natureza (Livro Digital)

2.1 Sugestão de tecnologias para o ensino de Ciências

As tecnologias são diversas e podem ser utilizadas de múltiplas formas para auxiliar o ensino dos conceitos que englobam as Ciências da Natureza.

O cerne da questão é utilizar a tecnologia como uma ferramenta que potencialize a investigação, a observação, a experimentação e a compreensão dos fenômenos da natureza. Que transforme o contexto da sala de aula e o ensino dos conceitos científicos em algo mais dinâmico, interativo e perceptível aos estudantes, principalmente quando o público são crianças na fase inicial do processo de aprendizagem, isto é, alunos da educação infantil e do ensino fundamental.

Tecnologias.1

A chave para integrar a tecnologia no ensino de ciências é utilizá-la como um meio para potencializar a investigação, a experimentação e a compreensão dos fenômenos naturais.

Algumas estratégias incluem:

1. Exploração de Simuladores e Laboratórios Virtuais: Permitem que os alunos realizem experimentos que seriam inviáveis ou perigosos na sala de aula, como reações químicas, circuitos elétricos ou observação de sistemas planetários. Através dos simuladores, os alunos podem manipular variáveis, observar resultados e formular hipóteses. Exemplo: PhetColorado.

2. Produção de Conteúdo Multimídia pelos Alunos: Incentivar os alunos a criarem vídeos explicativos, podcasts sobre temas científicos, apresentações interativas ou infográficos. Isso estimula a pesquisa, a organização de ideias e a comunicação do conhecimento. Exemplos: Canva, Genially, Padlet.

3. Uso de Aplicativos e Jogos Educativos: Selecionar aplicativos que abordam conceitos científicos de forma lúdica, como anatomia humana, ciclos da natureza ou propriedades da matéria. Os jogos podem reforçar o aprendizado de forma divertida. Exemplos: Kahoot, Quizziz, Socrative.

4. Realidade Aumentada (RA) para Visualização 3D: Aplicativos de RA podem trazer objetos virtuais para o ambiente da sala de aula, como a estrutura de uma célula, um sistema solar ou um dinossauro, tornando o aprendizado mais imersivo e concreto. Exemplo: Sophus Anatomia.

5. Impressoras 3D: Produção de modelos de moléculas, células, fósseis e órgãos.

6. Visitas Virtuais a Museus e Parques Científicos: Utilizar ferramentas de tour virtual para levar os alunos a museus de Ciências, observatórios ou ecossistemas diversos, ampliando suas experiências e conhecimentos sem sair da sala. Exemplos: Museu de Zoologia da USP, Planeta Inseto.

7.Pesquisa Orientada na Internet: Ensinar aos alunos sobre como realizar pesquisas e selecionar fontes confiáveis na internet para buscar informações sobre temas científicos, desenvolvendo o senso crítico.

Saiba mais

Para auxiliar você na organização das aulas de ciências integrando recursos tecnológicos, foram selecionados abaixo alguns jogos que você pode utilizar com seus alunos.

1. Criador de caça-palavras

Permite que você indique palavras sobre um determinado assunto e o programa cria um jogo de caça-palavras. Você pode escolher o tamanho do jogo e se o nível será fácil, médio ou difícil.

Criador de Caça-palavras


2. Criador de Jogos on-line

Neste site você poderá utilizar jogos on-line desenvolvidos por outros professores, ou então, criar o seu próprio jogo com o conteúdo que está trabalhando com os alunos.

Criador de Jogos on-line


3. Racha Cuca

Racha Cuca é um site com jogos on-line para desenvolver o raciocínio lógico. Você poderá escolher dentre as várias opções de jogos disponíveis.

Racha Cuca


4. Ludo Educativo

O site Ludo Educativo disponibiliza diversos jogos educativos em diferentes áreas do conhecimento, incluindo Ciências para o ensino fundamental.

Ludo Educativo


5. Escola Games

Site que disponibiliza jogos em diferentes áreas do conhecimento e no qual é possível pesquisar os jogos pelos códigos das habilidades previstas na BNCC.

Escola Games