Módulo 2: Atividades pedagógicas bilíngues para o ensino das ciências da natureza (Livro Digital)
3.5.1 Produção de videoaulas pelo professor
Guimarães (2023, p.34) explica que “a experiência visual está presente desde o começo da humanidade, reconhecemos as informações visuais nas cavernas com os desenhos rupestres, nas cores das bandeiras, [...]".
As informações visuais nos acompanham desde sempre e, na criança surda, a privação do ato de escutar é compensada com o sentido da visão mais apurado. Dessa forma, também podemos utilizar vídeos explicativos como reforço visual.
É importante, para o estudante surdo, que ele tenha recursos visuais para acessar em casa, sejam materiais gravados em vídeo ou impressos. Esses materiais devem possibilitar que o estudante consulte, revise os assuntos estudados e tire dúvidas no momento de realizar as atividades.
Você poderá gravar uma videoaula curta desenvolvendo a explicação e apresentando todos os elementos necessários para o entendimento do conceito. Se utilizar essa opção, o intérprete poderá auxiliar nos sinais ou na gravação.
A figura abaixo apresenta o exemplo de uma aula para o ensino médio, na qual a professora explica as fases da divisão celular.
Figura 15- Videoaula com exercícios em plataforma on-line
Fonte: acervo pessoal da autora (2025)
O professor dos anos iniciais pode produzir o seu próprio material, em uma linguagem acessível e adaptada para o público dos anos iniciais. Outra opção é buscar por materiais já prontos e disponíveis em meio digital.
Veja um exemplo nos vídeos abaixo, nos quais, no primeiro vídeo a professora sinaliza a explicação sobre as misturas homogêneas e heterogêneas e, no segundo vídeo, mostra, na prática, como realizar as misturas.
Explicação sobre as misturas
Prática para experimentar as misturas
Na internet, se você buscar vídeos pelo assunto “mistura”, é possível encontrar diversos vídeos em formato de desenhos animados, porém com legenda e na Língua Portuguesa.
Mesmo assim, podem ser vídeos interessantes para você utilizar com as crianças, fazendo pausas, sinalizando e explicando cada etapa do procedimento científico.
Assista ao vídeo abaixo e reflita sobre como você poderia utilizá-lo com crianças surdas: