Módulo 2: Atividades pedagógicas bilíngues para o ensino das ciências da natureza (Livro Digital)
4.1 Corpo Humano - 1º ano
A sugestão para trabalhar este assunto é possibilitar que as crianças conheçam seu corpo, identifiquem as partes do corpo e suas funções.

Além das habilidades sugeridas na BNCC, entendemos que outras habilidades também podem ser desenvolvidas e exploradas ao se pensar nas atividades sobre essa temática.

Uma sugestão para trabalhar sobre o corpo humano é desenhar em papel pardo a silhueta do corpo da criança e, a partir desse molde, localizar cada parte e cada sistema do corpo humano à medida que são estudados.
Dessa forma, as crianças têm o reforço visual e podem identificar as partes do corpo a partir do desenho da silhueta do seu próprio corpo.
Figura 16 - Molde do corpo humano

Fonte: acervo pessoal da autora (2025)
Pode-se também incentivar os alunos a criarem personagens e inserirem, nesses personagens, as partes do corpo, como nariz, boca, olhos, orelha etc. É possível também explorar conceitos como lateralidade e noções espaciais.
Figura 17 - Criação de personagens

Fonte: acervo pessoal da autora (2025)
Através do trabalho com essa temática é possível explorar a interdisciplinaridade, promovendo conversas sobre a diversidade de cores de peles, formatos de corpo e rosto e trabalhar também sobre a inclusão.
Em língua portuguesa, pode-se estudar os sinais das partes do corpo e sua escrita. Você pode estimular os alunos a se observarem através de um espelho e descreverem suas características ao grande grupo, incentivando o vocabulário. Também é possível fazer uma brincadeira onde uma criança descreve as características físicas de um colega e os demais precisam adivinhar qual é o colega que está sendo descrito.
Na matemática, pode-se abordar os conceitos de quantificação e de comparação, tais como: metade, maior, menor, igual.
É possível explorar atividades em ambientes externos, através da observação de materiais concretos, da contação de histórias, entre outros.
Sobre a contação de histórias no ensino de Ciências, podemos trabalhar a temática do corpo humano, a partir do livro de Priscila Freire intitulado Conversa de corpo.

O livro possibilita uma leitura sensorial do corpo através da imaginação.
As práticas desenvolvidas após a leitura podem proporcionar o reconhecimento do corpo através de exercícios corporais. Pode-se explorar a orientação espacial através dos sentidos e a comparação do movimento de diferentes animais.
Além desse livro, existem diversos títulos literários a serem trabalhados em sala de aula com o objetivo de introduzir o conhecimento científico para crianças surdas de forma significativa e atraente.