Módulo 2: Atividades pedagógicas bilíngues para o ensino das ciências da natureza (Livro Digital)

4.3 Micro-organismos - 4º ano

Com crianças do 4º ano sugerimos explorar a temática micro-organismos, trabalhando sobre fungos e bactérias presentes no nosso cotidiano.

4.3

Além das habilidades sugeridas na BNCC, podem ser exploradas outras habilidades, conforme apresentado abaixo:

4.3.1

Apresentamos três opções de práticas de estudos sobre fungos e bactérias.

Na primeira prática apresentada, os alunos aprendem sobre as bactérias e seus tipos através da fabricação de iogurte. Nesse experimento você pode:

1) trabalhar as regras de higiene para a fabricação do iogurte natural.

2) explicar o passo a passo do processo de produção. Na produção do iogurte ocorre a fermentação láctica, que é um processo no qual as bactérias transformam a lactose - açúcar do leite, em ácido lático, resultando na coagulação do leite, que forma a textura do iogurte.

3) nomear cada um dos ingredientes.

Após desenvolver o experimento na escola, você pode solicitar que as crianças repliquem em casa com a família e façam registros fotográficos e escritos sobre cada etapa do processo de produção do iogurte caseiro.

Figura 19 - Fabricação do iogurte natural

Figura 19

Fonte: acervo pessoal da autora (2025)

Pensando na interdisciplinaridade, na aula prática de fabricação do iogurte é possível estender o assunto e abordar sobre alimentação saudável e também sobre o consumo excessivo de alimentos industrializados.

Você pode propor que as crianças façam uma comparação entre os alimentos caseiros e os industrializados. Dessa forma, é possível eles perceberem, através da pesquisa, a quantidade de conservantes nos alimentos industrializados.

Outra opção para o trabalho com as bactérias é utilizar massinha de modelar para registrar cada um dos tipos de bactérias que foram estudadas.

Nessa atividade, você pode utilizar massinha de modelar pronta ou, confeccionar a massinha junto com as crianças, promovendo uma experiência lúdica e sensorial.

Figura 20 - Confecção dos tipos de bactérias com massinha de modelar

Figura 20

Fonte: acervo pessoal da autora (2025)

Uma terceira sugestão de atividade prática é a observação da decomposição de fungos em alimentos como o pão e o suco de laranja.

Pode-se orientar a observação diária, ao longo de vários dias, do processo de decomposição dos fungos nos alimentos e solicitar que as crianças registrem o processo através de fotos e anotações. Nas aulas de língua portuguesa podem organizar o relatório com a escrita espontânea sobre as observações ou, no caso de crianças não alfabetizadas, produzir um relatório apenas com imagens.

Figura 21– Observação de fungos em alimentos: pão e suco de laranja

Figura 21

Fonte: acervo pessoal da autora (2025)

Os alunos poderão ser divididos em grupos e, cada grupo, trabalhar a observação de um alimento específico. Ao final do experimento, pode-se organizar uma apresentação dos resultados para as demais turmas da escola, promovendo a autonomia e interação social, além do desenvolvimento da comunicação em Libras.

A organização de uma exposição de maquetes onde os alunos explicam seu trabalho e suas pesquisas para as demais turmas pode ser uma atividade enriquecedora, possibilitando o desenvolvimento da língua de sinais.

Figura 22 - Alunos apresentando maquetes

Figura 22

Fonte: acervo pessoal da autora (2025)

O objetivo do estudo sobre os micro-organismos vai além da sala de aula, ocupando outros espaços escolares. As crianças podem realizar observações em casa e depois socializar com os colegas o que observaram, fazendo relações entre o processo observado e a explicação científica.