Módulo 3: Conceitos matemáticos e metodologias para ensinar crianças surdas (Livro Digital)
3. Conteúdos e Metodologias para o ensino de matemática nos anos iniciais em um ambiente bilíngue (Libras-português)
Smole (2019, online) organiza as noções matemáticas que as crianças precisam aprender, a partir da educação infantil, em quatro eixos:
1. conhecimento dos números, dos seus significados e das operações entre eles;
2. conhecimento de formas geométricas, localização espacial e desenvolvimento corporal;
3. conhecimento das principais grandezas e medidas;
4. interpretação e organização de dados a partir dos primeiros contatos com o tratamento da informação.
A noção de número é construída pela criança de forma progressiva. A capacidade de contar depende de a criança conseguir coordenar diferentes ações sobre os objetos, que são: classificação, inclusão, seriação, correspondência e conservação (Piaget; Szeminska, 1981). Apenas saber contar os números em sequência não significa que a criança construiu a noção de número.
Para consolidar essa noção, a criança precisa também compreender a noção de espaço, de tempo e de causalidade.
A construção da noção de espaço e tempo são essenciais para o conhecimento da realidade. As primeiras estruturas mentais se constroem em função das coordenações do corpo no espaço e das sequências temporais das ações (Silva; Frezza, 2010).
Na prática!
Para orientar a realização de atividades práticas que trabalham a construção do conceito de número com crianças da educação infantil, a pesquisadora Pamela Paola Leonardo elaborou um caderno didático-pedagógico para professores.
O caderno apresenta sequências didáticas que exploram os conceitos de classificação, inclusão, seriação, correspondência e conservação.
As atividades sugeridas foram pensadas para trabalhar com crianças que se encontram no período pré-operatório, conforme as etapas propostas por Piaget.
Caderno didático-pedagógico: construção do conceito de número