Unidade 1

Site: Moodle IFSC
Curso: Introdução a Libras
Livro: Unidade 1
Impresso por: Guest user
Data: Tuesday, 21 May 2024, 13:13

Índice

1. Alfabeto Manual

ALFABETO EM LIBRAS

Para você como ouvinte entrar no mundo da Libras, é interessante iniciar aprendendo o Alfabeto Manual e os números ordinais. 
O alfabeto manual não é a Libras, é uma forma de interação entre a Língua Brasileira de Sinais e o português escrito.
Atualmente, mais e mais surdos têm acesso a uma melhor educação e, como consequência, a alfabetização em português escrito está melhorando. Isso ajuda ao iniciante da Libras a aprender os sinais para determinadas palavras.
No dia a dia, ao conversar com os surdos, o alfabeto manual poderá ser utilizado para dizer o seu nome ou perguntar e dizer o nome de alguém. Nos endereços também utilizamos o alfabeto manual para dizer o nome da rua e em outras situações específicas que você aprenderá ao longo do curso. Além disso, quando você não souber o sinal para determinada palavra, poderá perguntar ao surdo o sinal correspondente à palavra que você soletrar, desde que o surdo saiba português. Assista ao vídeo que segue.

Depois de estudar o alfabeto manual, de fazer o registro em sua ficha de anotação e de copiar os sinais das letras, siga para fazer alguns exercícios de memorização.

1.1. Identificar Alfabeto em Libras I

Abaixo há duas atividades para arrastar os sinais que estão no lado esquerdo combinando com as letras do lado direito. Veja o tutoria onde explico como você pode fazer a atividade:


Faça as atividades abaixo:



Faça mais este exercício:


1.2. Identificar Alfabeto Manual em Libras II

Faça mais estes dois exercícios para treinar sua compreensão do alfabeto manual.


Mais uma atividade de arrastar:

1.3. Identificar Alfabeto Manual em Libras III

O jogo da memória é uma atividade lúdica que ajudará você a memorizar os sinais. Veja o tutorial antes de fazer essa atividade. Há várias dicas.

Agora encontre os pares das letras do português e alfabeto manual.

1.4. Destreza no uso da soletração manual - nem tanto!

A soletração manual é utilizada em vários momentos como veremos nesse curso. Entretanto, ela não é apropriada para uma comunicação contínua e fluida. Veja a paródia que o ator Billy Kelman fez sobre o uso da soletração manual como recurso de comunicação plena!

1.5. RACHA CUCA - caça palavras

Durante o aprendizado de uma língua, uma das estratégias que viabiliza a memorização da língua aprendida, é melhorar a memória como um todo.

Dessa forma, brincadeiras e jogos que estimulam a memória são bons para o seu estudo.

O site RACHA CUCA apresenta vário jogos que irão ajudar você melhorar a sua memória. Ao longo do Tópicos vou inserir algumas dessas atividades para você fazer. Além de distrair, esses jogos irão melhorar a sua concentração.

Apenas cuida para não se perder em fazer mais e mais jogos, 1 ou 2 jogos por vez são mais do que suficientes.

CLIQUE AQUI e faça o Caça-Palavras Flores (nível fácil)

1.6. Números

Agora que você já aprendeu a como fazer o Alfabeto Manual, gostaria que você aprendesse os números ordinais em Libras. Veja a aula abaixo:

Se você quiser, no Tópico 1, que segue, há um arquivo intitulado:  Alfabeto Manual e Números. Você pode fazer download e/ou imprimir. É um material para consulta rápida com o alfabeto manual e os números.

numeros cardinais

1.7. Exercício numerais

1.8. FlashCards - Alfabeto Manual e números: parte 1

Flashcards, ou cartões rápidos em uma tradução livre, é um método poderoso de memorização utilização no aprendizado de línguas. Você poderá utilizar essa técnica no aprendizado de qualquer idioma. Nessa variação de flashcard, você vai treinar a sua compreensão da Libras.

Veja o tutorial que explica como fazer esse tipo de atividade, depois faça o exercício abaixo.

1.9. Flashcards - alfabeto manual e números: parte 2

1.10. Flashcards - alfabeto manual e números: parte 3

1.11. Flash Cards Alfabeto Manual e Números Cardinais

Apenas ver a imagem com o alfabeto, ou assistir ao vídeo, não será suficiente para o seu aprendizado. VOCÊ precisa exercitar e, para isso, você precisa de movimento! 

Pesquisas mostram que se você ficar sentado em frente a uma tela, você começará a ter sono, a ter uma menor oxigenação no cérebro e, consequentemente, não conseguirá aprender bem um novo idioma. 

Então, levante-se! Pegue uma bola de meia, ou uma bola de tênis. Algo relativamente leve para você ficar jogando para o alto e pegar antes de cair no chão! Enquanto você cuida para o seu objeto não cair, você vai copiando o alfabeto e os números. Acredite, isso funciona com todas as pessoas; portanto, vai funcionar com você também!
Se não ficou claro para você como fazer esse exercício, veja o vídeo que segue com o passo a passo! Depois, abaixo, há um vídeo com o  alfabeto manual e números em sequência e em uma velocidade tranquila. Siga as orientações do primeiro vídeo para fazer o exercício. Faça esse exercício quantas vezes você achar necessário.

Nos próximos dias, seria interessante você voltar a essa atividade para refazê-la, pois o alfabeto é fácil, mas tem que treinar um pouco.

Agora, pratique

1.12. RACHA CUCA - Jogo da Forca

Que tal continuar a melhorar a sua memória?

Participe do Jogo da Forca. Esse jogo é atualizado a cada 1h. Quando você concluir a atual brincadeira, depois de 1h haverá uma nova série de palavras para você fazer.

Abaixo do teclado que aparece na tela, você pode pedir dicas para as palavras.

Bom treino de memória.

 
 

 
 

CLIQUE AQUI  e participe da brincadeira Jogo da Forca

1.13. Plano de ensino

Aprenda como planejar e elaborar um plano de ensino

Você já viu o plano de ensino do nosso curso? Você já sabe como funciona o esquema de notas e o seu registro?

Você já sabe onde você encontra as notas das atividades avaliativas que você fez? Essas informações você encontra em:

  • No SIGAA veja o plano de ensino.

 Dúvidas? 

Poste sua dúvida em Fórum tira dúvidas

2. APRESENTAÇÃO PESSOAL

 Nas páginas anteriores, você teve oportunidade de aprender o Alfabeto Manual e os números cardinais. Agora, você poderá colocar em uso esse conhecimento ao aprender a fazer uma apresentação pessoal.
Apresentar-se é uma parte importante da comunicação. Dizer o seu nome e a sua idade são informações relevantes dentro da comunidade surda.
Para dizer o nome, utiliza-se a soletração do alfabeto manual. Veja, na sequência, o vídeo no qual você irá aprender a se apresentar. frases.

Depois  treine a sinalização do texto abaixo. Recomendo que você se filme. Depois veja a sua filmagem e compare com a sinalização do vídeo acima. 

Mais para frente terá uma atividade que você utilizará essa sinalização. Os nomes dos pais podem ser fictícios, pois o objetivo aqui é você treinar a soletrar manual ou datilologia. 

Em Libras, sinalize:

EU NOME..... (sinalize a frase e soletre seu nome)
EU IDADE.... (sinalize a frase e faça o número da sua idade)
MEU MÃE NOME..... (sinalize a frase e soletre o nome da sua mãe, real ou fictício)
MEU PAI NOME..... (sinalize a frase e soletre o nome de seu pai, real ou fictício)

(Se por algum motivo você não quiser apresentar o nome da sua mãe ou pai, pode ser de outro familiar, aí pesquisa o sinal correspondente no estudo 2, capítulo 2))

Observação: não fale enquanto você faz os sinais.

Veja a Dica:

Bom exercício!

* Obs.: As palavras em caixa alta (letra maiúscula) são usadas para identificar que esta palavra em português está representando um sinal da Libras.

2.1. Técnica de memorização - uso da ficha de anotação

Para ajudar você a melhorar a memorização dos sinais recomendo que você utilize a técnica da ficha de anotação. Ela é uma técnica de memorização muito comum e de fácil uso.

Veja no tutorial abaixo como é fácil usar a ficha de anotação de sinais e frases.

Não deixe para amanhã o que é possível fazer hoje.

Aproveite que você aprendeu essa técnica para revisar os sinais que você estudou até agora e faça a anotação destes sinais em sua Ficha de anotações de sinais e frases.

2.2. Ditado Soletrado

Abaixo há um exercício que usa Flash Cards, uma variação de exercício anterior que você já fez. 

Pode demorar um pouco para carregar!

2.3. Desafio!

treinarFazer a soletração e os números corretamente é muito importante. Considero relevante você ver como está a sua habilidade em fazer o alfabeto e sua agilidade. Esse desafio você poderá fazer várias vezes.

Como você deve fazer:
1) coloque uma câmera ou seu celular para filmar. Pode ser automático ou você pode pedir para alguém fazer;
2) veja o vídeo que segue. Ele tem as letras e os números em ordem aleatória e com uma velocidade um pouco maior do que no vídeo que você treinou no primeiro dia do curso. Fique em pé e faça em Libras a LETRA ou o NÚMERO que aparecer no vídeo. Você não precisa ficar jogando algo para cima;
3) filme-se fazendo os sinais. Você pode fazer quantas vezes quiser;
4) veja o filme, perceba como você está fazendo o sinal que corresponde aos números e às letras. É um momento de autoavaliação e de tomar consciência de como você está sinalizando.

Se tiver alguma dúvida, ou se é seu primeiro contato com este tema, veja novamente os vídeos com explicação sobre o Alfabeto Manual e os Números Cardinais. Depois de fazer esse treino, continue seu estudo. Lembre-se de se divertir muito ao fazer esta atividade!

2.4. Comédia da Vida Surda - Ronco Celular

 

2.5. RACHA CUCA

CLIQUE AQUI e faça o Caça-Palavras sobre frutas (nível médio)

2.6. Você sabia?

voce-sabia

No mundo há várias línguas de sinais, mais para frente no curso você verá mais detalhes sobre isso. A língua de sinais usada pelas comunidades surdas brasileiras é denominada LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Conheça os sinais LÍNGUA-DE-SINAIS e LIBRAS:

LÍNGUA DE SINAIS: esse sinal refere-se a qualquer língua de sinais.

LIBRAS: esse é o sinal da Língua Brasileira de Sinais.

Então, você não está fazendo um curso de língua de sinais, mas vocês está fazendo um curso de LIBRAS. Então, quando ao longo do conteúdo e das vídeo aulas você ver o termo "língua de sinais", geralmente está se falando sobre a LIBRAS.

CURSO LIBRAS

2.7. Gera Mundos - Descoberta

Abaixo você encontra o documentário "Descoberta" do programa Gera Mundos da TV INES. Eles falam sobre a descoberta da surdez no filho.

Abaixo segue algumas perguntas para orientar você nos estudos. Responda a essas perguntas e guarde as anotações, pois elas podem cair na prova.

1) Os pais quando recebem a notícia que seu filho é surdo, é um choque. Como as diferentes família entrevistadas enfrentaram os desafios que vieram? Exemplifique citando as famílias.

2) Escolha 2 entrevistas do documentário com famílias dos surdos e relate o que chamou a sua atenção. Ao fazer a anotação da resposta, coloque o nome da família/pessoa entrevistada.

GERA MUNDOS - DESCOBERTA

A confirmação do diagnóstico de surdez através do teste da orelhinha, a reação dos pais e a busca pelos melhores procedimentos e tratamentos disponíveis. Acompanhamos neste episódio os desafios de Marta, mãe de trigêmeos: um surdo e autista; outro, surdo; e o terceiro, ouvinte. Também vamos conhecer Priscilla, surda, casada com um surdo e mãe de Eros, surdo, e Patrícia, ouvinte; Nilda e a adolescente Mariana, mãe e filha; além de Jardete, mãe de Lucas, que é surdo. 

3. CUMPRIMENTOS EM LIBRAS

Quando nos encontramos com alguém, a primeira coisa que fazemos é cumprimentá-la, saudá-la! Com os surdos não é diferente, um cordial cumprimento e um sorriso quebra o gelo e possibilita uma conversa amigável!
Quando conhecemos uma pessoa, as informações básicas do início de uma conversa são uma saudação, dizer o seu nome, sua idade, onde mora. Com os surdos, ainda se diz o seu Sinal Pessoal. Mas, o que é um Sinal Pessoal?
O Sinal Pessoal é um sinal que identifica cada pessoa em Libras. Não há um sinal para o seu nome, é criado um sinal para você! Geralmente, é um sinal relacionado a uma característica física ou comportamental. Se você ainda não tem um sinal, não se preocupe. Conforme você for interagindo com os surdos e ouvintes que usam a Libras, você receberá um sinal só seu! Até esse momento, basta dizer que ainda não tem um sinal. Como se faz isso? Você irá aprender na próxima semana.
Hoje, você aprenderá os sinais de cumprimento e de informações iniciais sobre nós mesmos. Na próxima semana, você já poderá iniciar um diálogo, poderá conversar com os surdos em Libras.

Veja o vídeo e aprenda os sinais mais usados em um cumprimento.

Na sequência, você pode ver um glossário com os sinais mais usados durante cumprimentos. Veja a sinalização feita pelo professor Fabrício. Ative a função "legenda" nas configurações do player abaixo.

Não se esqueça de fazer o registro dos sinais novos em sua Ficha de Anotações de Sinais e Frases

3.1. Bom...

3.2. Identifique os sinais relacionados a Cumprimentos 1

3.3. Identifique os sinais relacionados a Cumprimentos 2

3.4. Ditado

Você já está lendo a soletração de forma clara? Vamos treinar mais um pouco. Faça o ditado abaixo. (pode demorar um pouco para carregar)

3.5. Jogo da Memória - Cumprimentos

3.6. Exercitando a sua sinalização

Agora que você já viu os sinais para cumprimento vamos treinar? Você precisa memorizar um pouco eles para ajudar nos diálogos que veremos na semana que vem.


Preparei um exercício muito utilizado no ensino de idiomas, o uso de cartões, ou flashcards. Você poderá rever o vídeo quantas vezes você quiser antes de fazer o diálogo em Libras.


No vídeo você verá a palavras que dão o nome aos sinais que você aprendeu e você deve fazer o sinal correspondente. Se você não lembrar, não se preocupe, volte no vídeo acima com os sinais sobre cumprimentos e treine novamente. Depois volte e faça novamente esse exercício de fixação. Será bem fácil, são 15 sinais!


Preparado? Então vamos! Se você puder fique em pé em frente da tela, faça algum exercício de alongamento antes de iniciar. Lembre-se temos que oxigenar o cérebro!


No segundo vídeo, os cartões passam lentamente. No terceiro vídeo, os cartões passam mais rápido.

Se você não entendeu como fazer a atividade, veja no primeiro vídeo o tutorial onde explico como fazer.

Agora faça os exercícios abaixo:

Agora um pouco mais rápido.

3.7. Comédia da Vida Surda - Ponto de Ônibus

3.8. RACHA CUCA

CLIQUE AQUI e faça o caça-palavras árvores do Brasil - nível fácil

3.9. Glossário de Libras

Na internet, principalmente no You Tube, você encontra vários sinais e glossários. Entretanto, em nosso curso de Libras você tem acesso a um glossário. ou sinalário, de Libras com a contextualização dos significados dos sinais. Veja o vídeo abaixo com mais detalhes sobre como você pode usufruir deste recurso.

glossario de Libras

O conteúdo do glossário de Libras não é cobrado em nenhuma atividade. Este é um recurso de suporte para os seus estudos. 

Bom estudo!

3.10. Gera Mundos - educação precoce

Abaixo você encontra o documentário "Educação Precoce" do programa Gera Mundos da TV INES. Ele fala sobre os primeiros encaminhamentos educacionais.

Depois de assistir os documentários, "Descoberta" e "Educação Precoce" faça anotações considerando as perguntas abaixo. Esse assunto poderá ser perguntado na prova.

1) No documentário percebe-se diferentes orientações que os profissionais da saúde e da educação dão para os pais sobre a educação dos seus filhos surdos. Das entrevistas, o que você aprendeu sobre essas duas orientações?

2) Escolha 2 entrevistas, dos documentários, com famílias dos surdos e relate o que chamou a sua atenção. Ao fazer a anotação da resposta, coloque o nome da família/pessoa entrevistada.

GERA MUNDOS - EDUCAÇÃO PRECOCE

Como a criança surda passa dos gestos às primeiras palavras. As principais adversidades para a ampliação da interação com o mundo ao redor. A importância do afeto familiar, da relação entre mãe e filho e da Educação Precoce na ampliação da criatividade, lidando com novas possibilidades de expressão. 

4. Atividade Apresentação Pessoal em Libras

Depois de ter aprendido e treinado a sinalização de como se apresenta e como se cumprimenta, chegou o momento de fazer uma atividade prática, a Apresentação Pessoal em Libras

Faça a sinalização do texto abaixo. Recomendo que você se filme, veja a sua filmagem e refaça até que a sinalização fique razoável. Não precisa ser perfeita, pois está iniciando no aprendizado da Libras.

Depois poste o vídeo em um serviço nas nuvens (Youtube, Drive, Vimeo, Onedrive, etc). Ajuste o compartilhamento para qualquer um com o link possa ver, ou como não listado. Poste o link no comentário da atividade.

Importante, não use o shorts do youtube.

Em Libras, sinalize:
Olá! (ou OI)
BOM DIA ( ou BOA TARDE, OU BOA NOITE, conforme o horário que você está filmando).
EU NOME..... (sinalize a frase e soletre seu nome)
EU IDADE.... (sinalize a frase e faça o número da sua idade)
MEU MÃE NOME..... (sinalize a frase e soletre o nome da sua mãe, real ou fictício)
MEU PAI NOME..... (sinalize a frase e soletre o nome de seu pai, real ou fictício)
GOSTAR CONHECER VOCÊ
TCHAU!

(Se por algum motivo você não quiser apresentar o nome da sua mãe ou pai, pode ser de outro familiar, aí pesquisa o sinal correspondente no estudo 2, capítulo 2)

Observação: não fale enquanto você faz os sinais. Eu corrijo sem o áudio. A fala só atrapalha a compreensão dos sinais. 

Não coloque legenda. Uma filmagem simples e rápida sem se preocupar com edição. Lembre-se é um arquivo único de vídeo. Se fizer em partes, tem que ajuntar. 

Como fazer a postagem desta atividade?

Não gosta de filmar, tem receio, está com vergonha? Veja na próxima página dicas imperdíveis para acabar de vez com o drama da filmagem!

4.1. Como filmar e postar vídeos - Material Complementar


Como esta é nossa primeira atividade utilizando vídeo, e como é comum as pessoas se sentirem constrangidas em filmar, assista, na sequência, algumas videoaulas que podem ajudar você a fazer as filmagens e postar o vídeo aqui. Lembro que nesta atividade apenas os professores veem seu vídeo, os demais colegas não têm acesso.

Como perder o medo de gravar vídeos?

Por que as pessoas têm vergonha de aparecer em vídeo?

Como enviar um vídeo não listado no Youtube?

5. Como fazer perguntas em Libras?

Agora que você já treinou o alfabeto manual e os sinais básicos para cumprimento, vamos aprender a como fazer perguntas para depois fazermos o primeiro diálogo em Libras. 

Em português, temos um cantado diferente na última palavra da frase interrogativa. Em Libras, temos uma expressão facial diferente. Quando a pergunta exige uma explicação, do tipo “Por quê? Quando? Como? Qual o seu nome? Qual a sua idade?”, a expressão facial é feita com um leve levantamento da cabeça e franze-se a testa. Essa expressão é usada no último sinal da frase.

Há perguntas simples que podem ser feitas apenas com um sinal e a expressão facial de pergunta. Nesses casos o advérbio de interrogação está sendo suprimido, como na imagem abaixo:

perguntas simples

Temos as sinalizações:

(1) NOME? (para qual o seu nome?)

(2) SINAL? (para qual o seu sinal?)

(3) IDADE? (para qual a sua idade?)

Nesses exemplos a pergunta está sendo direcionada para quem o sinalizador está olhando, nesse caso pode-se inferir que seria VOCÊ/TU/Segunda_Pessoa.

Assista ao vídeo abaixo e aprenda a fazer perguntas cuja resposta seja uma explicação.

Lembre-se de usar a sua ficha/caderno de anotações. Registre os sinais e palavras novas que você for aprendendo neste caderno pedagógico. Faça isso ao final de cada atividade.

Veja exemplos de como fazer perguntas em Libras.

5.1. Mini Glossário - Advérbios interrogativos

Abaixo está listado os principais advérbios interrogativos e comentários sobre suas características.

COMO?

COMO? – para fazer pergunta. Ex.: Como você está? – Libras: VOCÊ COMO?

Como?
ONDE?

ONDE? O significado "onde?" é feito com o sinal LUGAR e a expressão facial de pergunta.

Ex.: Português: Onde você mora? Libras: VOCÊ CASA/MORA LUGAR/ONDE?

ONDE
O QUE? - QUEM?

O QUE? QUEM? Em português, "o que" é para coisas e "quem" é para pessoas. Em Libras não há essa diferença

Ex.: (1) Português: O que você gosta? Libras: VOCÊ GOSTA O-QUE?

(2) Português: De quem você gosta? Libras: VOCÊ GOSTA O-QUE?

O QUE - QUEM

Nos exemplos acima, usa-se o mesmo advérbio interrogativo O QUE/QUEM? Se é uma coisa ou uma pessoa é o contexto da conversa que deixa claro. Ou acrescenta-se o sinal PESSOA para especificar a pergunta.

VOCÊ GOSTA PESSOA QUEM? ou VOCÊ GOSTA HOMEM QUEM?

POR QUÊ?

POR QUÊ? (pergunta). Ex.: Português: Por que você estuda? Libras: VOCÊ ESTUDA POR QUÊ?

por que

QUANDO? QUAL? - Ex. Quando será a festa? Libras: FESTA DIA QUAL/QUANDO*?

Ex.: Você gosta de qual filme? Libras: VOCÊ GOSTA FILME QUAL?

QUAL
* Para significar "QUANDO" na frase, ou no contexto da conversa, precisa ter um advérbio de tempo. Está-se perguntando "qual o dia", "qual a hora", "em qual mês".
QUAL-DOS-DOIS - Em perguntas onde dá-se duas ou mais opções de escolha, pode-se usar o sinal QUAL que está acima, ou pode-se usar o sinal QUAL-DOS-DOIS. Veja os exemplos abaixo:
VOCÊ ESTUDA OU* TRABALHA QUAL?
SINAL

* O significado "OU" é feito com o balançar do tronco de uma lado para o outro. Em um dos lados do corpo foi colocado o sinal ESTUDA, move-se o tronco para o outro lado e coloca-se o sinal TRABALHAR no outro lado do corpo. Esse movimento do tronco é uma das formas de fazer o significado para OU na Libras. Abaixo há mais detalhes sobre como fazer o significado de "ou" na Libras.
VOCÊ GOSTA MAÇÃ OU ARROZ QUAL-DOS-DOIS?
SINAL
BRINCAR OU DESCANSAR QUAL-DOS-DOIS?
SINAL
FEIJÃO OU ARROZ QUAL-DOS-DOIS?
SINAL

QUANTOS? - é feito a partir do sinal NÚMERO junto com a expressão facial para pergunta.

QUANTOS

QUANTO CUSTA?/ VALOR? – é feito com o sinal DINHEIRO junto a expressão facial para pergunta.

QUANTO CUSTA
Para fazer o significado de "ou" na Libras, há duas formas.
Pode-se utilizar o sinal soletrado OU. Junto a este sinal acompanha-se a marcação não manual do balançar do corpo e um lado para outro.
ou
Outra forma de fazer o significado de "ou" em uma frase é utilizar apenas a marcação não manual (MNM) do movimento do corpo.
ou
Entretanto esse movimento irá significar "ou" dentro de uma frase. Voltemos as frases utilizadas acima.
Nesta primeira frase, veja que o sinal MAÇÃ foi colocado em um dos lados do corpo, e o sinal ARROZ foi feito no outro lado do corpo. Desta forma dá de utilizar apenas a Marcação Não Manual (MNM) do movimento do tronco.
VOCÊ GOSTA MAÇÃ OU ARROZ QUAL-DOS-DOIS?
maca ou arroz qual-dos-dois
Da mesma forma, na frase abaixo, veja que o sinal BRINCAR foi colocado em um dos lados do corpo, e o sinal DESCANSAR foi feito no outro lado do corpo. Desta forma dá de utilizar apenas a  MNM do movimento do tronco.
BRINCAR OU DESCANSAR QUAL-DOS-DOIS?
brincar ou descansar qual dos dois
Por fim observamos a mesma estrutura abaixo para fazer o significado de "ou", na frase abaixo, o sinal ARROZ foi colocado em um dos lados do corpo, e o sinal FEIJÃO foi feito no outro lado do corpo e utiliza-se a  MNM do movimento do tronco para significar "OU".
ARROZ OU FEIJÃO QUAL-DOS-DOIS?
ARROZ OU FEIJAO QUAL-DOS-DOIS

 

5.2. De olho na dica!

pergunta
Na construção de perguntas em Libras é muito comum que o pronome interrogativo apareça ao final da sentença e que aconteça, ao mesmo tempo desse sinal, o movimento de cabeça para cima e o franzir das sobrancelhas. 
Como nas frases:
 
  • VOCÊ QUERER O-QUE?
  • VOCÊ ESTUDAR O-QUE? 
  • VOCÊ GOSTAR O-QUE? 
  • VOCÊ COMER O-QUE?​
voce quer
 
Em algumas situações, pode acontecer o fenômeno de aglutinação da expressão interrogativa ao verbo da sentença.Isso quer dizer que o sinal interrogativo O-QUE e ONDE podem ser omitidos, mas o movimento de cabeça e a expressão facial permanecem sobrepostos, agora ao verbo.

  • ​​VOCÊ QUERER?
  • VOCÊ COMER?
  • VOCÊ TRABALHAR?
  • VOCÊ MORAR?
​Fonte: ALBRES, Neiva de Aquino. De sinal em sinal: comunicação em LIBRAS para educadores. São Paulo, SP: Editora Duas Mãos – Apoio FENEIS/SP, 2008.

Resumindo:

A pergunta fica no final da frase. Quando ela está no início da frase é para ênfase, mas precisa estar sendo sinalizada no final da frase.
Por exemplo em Libras fazemos assim:
Português: Onde você mora?
Libras:
VOCÊ MORA ONDE? (advérbio interrogativo no final da frase, mais comum de ser usado)
ONDE VOCÊ MORA ONDE? (frase com ênfase, uso em casos específicos)
Português: O que você gosta de comer?
Libras:
VOCÊ GOSTA COMER O QUÊ? (advérbio interrogativo no final da frase, mais comum de ser usado)
O QUE VOCÊ GOSTA COMER O QUÊ? (frase com ênfase, uso em casos específicos)

5.3. Mini glossário da aula sobre como fazer perguntas em Libras

ARROZ

COMER/ COMIDA

COMER

ESTUDAR

FAZER

FAZER

FEIJÃO

FEIJÃO

GOSTAR

GOSTAR

JUNTO

MACARRÃO

QUINTA-FEIRA

QUINTA-FEIRA

VERMELHO

VERMELHO

VIAJAR

VIAJAR

VOCÊ

VOCE

5.4. Monte a frase em Libras 1

Antes de fazer o exercício abaixo, veja o tutorial. Dou algumas orientações sobre a atividade e sobre como produzir as frases em Libras.

Agora que você já aprendeu a fazer o exercício, monte a frase abaixo em Libras.

5.5. Monte a frase em Libras 2

Dica: nesse tipo de pergunta não utiliza-se um sinal correspondente ao "qual". Ao sinalizar a frase devemos fazer a expressão facial de pergunta junto com o último sinal da frase. Mais detalhas você verá à frente.


5.6. Treinando fazer perguntas em Libras 1

Em Libras os advérbios interrogativos ficam no final da frase, ou podem ter uma cópia no início da frase com ênfase. 

Monte a pergunta abaixo com ênfase.


5.7. Treinando fazer perguntas em Libras 2

Em Libras os advérbios interrogativos ficam no final da frase, ou podem ter uma cópia no início da frase com ênfase. 

Monte a pergunta abaixo.


5.8. Treinando fazer perguntas em Libras 3

Em Libras os advérbios interrogativos ficam no final da frase, ou podem ter uma cópia no início da frase com ênfase. 

Monte a pergunta abaixo.


5.9. Treinando fazer perguntas em Libras 4

Em Libras o advérbio interrogativo fica no final da frase. Monte a pergunta abaixo.


6. INICIANDO UM DIÁLOGO EM LIBRAS

Agora que você já aprendeu a fazer perguntas em Libras e os sinais que vamos usar no diálogo, assista aos vídeos com o diálogo. 

No diálogo há frases simples, perguntas e uma frase com negação. Perceba as diferenças e semelhanças com o português.

A leitura da soletração dos nomes não é algo fácil, exige atenção e treinamento. Olhe com cuidado, repetidas vezes se precisar. O primeiro vídeo está em velocidade lenta e o segundo vídeo em velocidade normal de sinalização.
O diálogo será:
Uéslei – (acenar) BOM!
Paterno – (acenar) BOM!
U – VOCÊ NOME?
P – EU NOME P-A-T-E-R-N-O*, VOCÊ NOME?
U – EU NOME U-E-S-L-E-I, EU SINAL “VERGONHA-BOLO”. VOCÊ SINAL?
P – EU SINAL NÃO-TEM.
U – BOM! VOCÊ IDADE?
P – EU IDADE 29. VOCÊ IDADE?
U – EU IDADE 37. VOCÊ MORA ONDE?
P – EU CASA CIDADE I-T-A-J-A-Í
P – VOCÊ CASA ONDE?
U – EU CASA FLORIANÓPOLIS
U – VOCÊ MÃE NOME?
P – EU MÃE NOME S-I-L-V-A-N-I-R-A
P – VOCÊ PAI NOME?
U – EU PAI NOME O-S-M-A-R
U – TCHAU! GOSTAR CONHECER VOCÊ. BEM/ POSITIVO. TCHAU!
P – TCHAU! BOM. GOSTAR CONHECER VOCÊ. TCHAU.

* A palavra em caixa alta (letras maiúsculas) com um hífen entre as letras é para indicar que aquela palavra está sendo soletrada em Libras. Geralmente utiliza-se este recurso quando soletra-se o nome de pessoas ou lugares.

Nesse primeiro vídeo, o diálogo está em velocidade lenta, 0,5 vezes a velocidade normal de sinalização.

No segundo vídeo, o diálogo está em velocidade normal de sinalização.

6.1. Ditado Soletrado

A leitura do soletração manual demora um pouco para se acostumar. Então vamos ao nosso terceiro ditado em Libras.

6.2. Teste seu conhecimento

Você já aprendeu os sinais relacionados a apresentação para iniciar um diálogo? Faça um teste com a atividade abaixo (pode demorar um pouco para carregar).

6.3. Exercício - Pense rápido!

Você  já copiou os sinais do diálogo, você já viu os sinais e deu o nome a eles no exercício "qual é o nome?". Agora vamos fazer uma atividade de FlashCards ao contrário.  No vídeo que segue, aparecerá as palavras utilizadas no diálogo. Ao ver a palavra, você deve fazer o sinal.

Nesse tipo de exercício, o objetivo não é apenas memorizar o sinal, mas sim possibilitar que você faça o sinal, contribuindo para que seu cérebro aprenda a coordenar os músculos para a produção correta dos sinais.

Lembre-se, antes de fazer essa atividade, fique em pé, faça um alongamento, depois inicie a atividade.

Veja o vídeo  com mais orientações para esta atividade.

Na sequência, seguem os FlashCards com os sinais que aprendemos para este primeiro diálogo.

Bom aprendizado!

Ou faça apenas a atividade com os Flashcards:

6.4. De olho na dica!

​O seu olhar deve ficar focado no rosto, não nas mãos!

 
foco no rosto

 

Parte significativa da dificuldade na aprendizagem de línguas de sinais por ouvintes está relacionada à diferença entre línguas, como o português, que se apoiam fortemente na audição, e línguas como a libras, que se apoiam estritamente na visão. Por exemplo, as línguas de sinais parecem exigir um refinamento da visão que os ouvintes precisam desenvolver. A tendência nos primeiros anos de aprendizagem da libras é a de focalizar a atenção nas mãos do sinalizador em detrimento do rosto, perdendo uma série de informações linguísticas importantes veiculadas pelo rosto. Percebam como os surdos agem, eles focalizam a atenção predominantemente no rosto e só desviam o foco visual para as mãos em algumas poucas ocasiões (como em alguns casos de soletração manual).

Fonte: LEITE, T. de A.; MCCLEARY, L. E. Aprendizagem da Língua de Sinais Brasileira como segunda língua: Estudo em diário. 
In: XLIX Seminário do GEL, 2001. Marília, São Paulo. Seminário do GEL - Programação e Resumos. Assis, SP, 2001 p. 208-208.

6.5. Break

Antes de seguir, vamos dar um "break",  para assistir ao vídeo que segue!

ESTA PARADA É MUITO IMPORTANTE PARA SUA SAÚDE E SEU APRENDIZADO NA LIBRAS. É rapidinho.

Agora que você já riu um pouco e se descontraiu, vamos continuar os estudos!

6.6. Treinando o Diálogo 2

A outra forma de memorizar os sinais  é uma técnica para aprendizado de idiomas que você usará no aprendizado da Libras, é copiar os sinais da narrativa em Libras. Você deve copiar os sinais de cada um dos "dois" personagens. Primeiro, no diálogo LENTO, e depois, em velocidade NORMAL. Nos vídeos que seguem, você pode assistir ao diálogo em velocidade lenta e em velocidade normal de sinalização. Se possível, em pé, você deve copiar os sinais feito pelos "dois" personagens do vídeo. Primeiro, em velocidade reduzida, depois, em velocidade normal. Treine quantas vezes for necessário.

DICA!!

Muito importante, ao copiar a sinalização do diálogo, filme-se, ou peça para alguém filmar você. Depois, veja como você sinalizou. Você ver a sua própria sinalização é muito importante para o seu autoconhecimento e para verificar como você está sinalizando.

Depois de treinar com a sinalização em velocidade lenta, que tal você treinar com a sinalização em velocidade normal? Segue o vídeo:

7. Aumentando o Seu Vocabulário - negação e verbos com negação.

Ao longo do curso você terá o tópico especial "Aumentando o Seu Vocabulário". Em cada um desses você apenderá a fazer alguns sinais especiais que precisam de uma explicação a mais e que são muito utilizados no dia a dia.

No vídeo abaixo você aprenderá sobre alguns verbos que possuem uma forma positiva e uma forma com a negação incorporada. Não se esqueça de registrar esses sinais na sua fixa de anotação de sinais. Depois faça os exercícios.

7.1. Sim ou não? Ou os dois?

Faça a atividade abaixo relacionando a forma positiva e a forma negativa dos verbos. (espere um pouco para carregar).

7.2. Qual o nome dos sinais?

Escreva o nome dos sinais nos cartões abaixo. Ao escrever, coloque os verbos na forma infinitiva (amar, ter, jantar, ir...). Espere um pouco para carregar a atividade.

7.3. Frases com negação

Como são as frases com negação? Veja a vídeo aula abaixo que detalha como fazer e dá exemplos de sinalização.


7.4. Mini glossário da aula frases com negação:

CAFÉ

CHÁ

SAPATO

LEITE

EXPLICAR

NOVAMENTE/ DE NOVO

7.5. Monte frase com negação 1

Monte a frase abaixo, lembre que a negação fica no final da frase.

Nem todos os espaços precisam ser preenchidos para montar a frase.

7.6. Monte frase com negação 2

Monte a frase abaixo, lembre que a negação fica no final da frase.

Nem todos os espaços precisam ser preenchidos para montar a frase.

7.7. Monte frase com negação 3

Monte a frase abaixo, lembre que a negação fica no final da frase.

Nem todos os espaços precisam ser preenchidos para montar a frase.

7.8. Monte frase com negação 4

Monte a frase abaixo, lembre que a negação fica no final da frase.

Nem todos os espaços precisam ser preenchidos para montar a frase.

8. História dos Surdos

Continuando  a temática sobre a vida e a cultura dos surdos, o prof. André Xavier conta um pouco da história dos surdos. 

Perguntas para orientar o seu estudo. Registre as perguntas, pois elas podem cair na prova.
1 - Na antiguidade, como era a vida dos surdos?
2 - Durante a idade média, como era a vida dos surdos?
3 - Quando e por que a educação dos surdos teve uma reviravolta?
4 - Quais eram os modelos educacionais usados na educação dos surdos?




 

Depois de assistir ao Vídeo, registre os sinais novos que você aprendeu.


 

Leitura complementar

Lei 10.436/2002 - Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais, a Libras.
Decreto 5.626/2005 - Regulamenta a Lei de Libras - institui a disciplina de Libras nos cursos de Graduação
Lei 10.098 - Lei da acessibilidade
Decreto 5.296/2004 - Regulamenta a Lei de Acessibilidade

8.1. Leitura Complementar: Documentário Gallaudet

O programa apresenta o sinal e a vida do educador americano, Edward Miner Gallaudet, que entrou para história depois de ser presidente por 46 anos de uma instituição para surdos nos Estados Unidos e que hoje representa um símbolo na luta das Línguas de Sinais: A Universidade Gallaudet. Confira!

8.2. Leitura Complementar: Documentário Laurent Clerc

No programa você vai conhecer a trajetória do francês que foi chamado de “ O apóstolo dos Surdos na América”. Ele ajudou a fundar a primeira Escola de Sinais nos Estados Unidos. Ele é o professor Laurent Clerc.

 

8.3. Leitura complementar - E. Huet


8.4. Comédia da Vida Surda - No Cinema

 

8.5. RACHA CUCA

CLIQUE AQUI e brinque com o Sudoku

Você nunca brincou ou não sabe como participar desse jogo? CLIQUE AQUI e aprenda com as dicas