Notícias, dicas e materiais complementares da EaD no IFSC

1. Dicas sobre o ensino e aprendizagem on-line diante da suspensão de aulas presenciais

 

Não basta replicar o curso presencial usando as tecnologias digitais

Faça ajustes no seu planejamento inicial. O ensino e aprendizagem on-line exige uma abordagem diferente. Defina um ambiente virtual de aprendizagem e use-o para além de um repositório de materiais e entrega de atividades. No IFSC, usamos o SIGAA e o Moodle para configurar os ambientes virtuais. Para os encontros online, temos a ferramenta GoogleMeet, acessando com o e-mail institucional.

Estabeleça um cronograma

Apresente uma visão geral de cada tópico de aula; seja claro nas postagens e instruções, garanta que o estudante irá compreender suas expectativas, exigências e resultado esperado; pondere o volume das tarefas em cada unidade curricular, priorize e seja realista; dê feedback das tarefas em tempo hábil; distribua as tarefas complexas em entregas parciais e forneça orientações em tempo para o estudante ajustar sua abordagem; promova a comunicação entre os pares, debates, fóruns; associe momentos síncronos e assíncronos de interação.

Por onde começo? 

Mantenha o ambiente organizado e o mais intuitivo possível no qual os estudantes possam facilmente localizar as informações e conteúdo. Você pode conferir como o estudante fará a navegação no curso ativando a função visualização do aluno. Apresente aos estudantes as novas decisões sobre o andamento do curso, a excepcionalidade da opção pela modalidade online e os ajustes no delineamento da unidade curricular. Busque conhecer os recursos e condições dos estudantes para o trabalho remoto e realização das atividades propostas (seja quanto ao acesso a equipamentos, software e rede de internet; como também, sobre suas condições de saúde e presença de novas demandas familiares, de trabalho e outras). Diante disso, se necessário, remodele seu plano. Faça isso o quanto antes, mesmo que ainda não tenha concluído totalmente o novo planejamento. Informe o que está em processo, forneça segurança e apoio. Para facilitar, fixe com os estudantes o recurso de comunicação que irão utilizar. São muito diversas as ferramentas e recursos disponíveis para o ensino e aprendizagem digital, faça suas escolhas. Para elas, também considere os estudantes da turma.

Image result for communication icon
Remoto sim, distante não

Tal como na aula presencial, mantenha-se atento e próximo aos estudantes. Esteja regularmente presente no ambiente virtual , dê orientações, atue nas perguntas, nas dúvidas, nos fóruns, promova discussões online (combine um horário), forneça feedback, dê voz aos estudantes.

E os estudantes?

Também estão em transição e administrando essa mudança em diferentes unidades curriculares simultaneamente. Eles dominam mais o ambiente virtual, mas talvez tenham experimentado muito pouco sobre o ensino e o aprendizado à distância. Além disso, como estamos no início do semestre ainda estão conhecendo o fluxo da UC. Seja empático. Procure imaginar como os estudantes estão vivenciando o isolamento físico do professor e dos colegas, o novo delineamento do curso, as propostas sugeridas. Converse sobre estratégias de organização e gerenciamento da própria aprendizagem; ajude no direcionamento da atenção, motivação, do tempo, do esforço; e acompanhe sua implantação.

Um ambiente de confiança e boa comunicação

A distância física pode ser compensada por uma comunicação mais afetiva e empática. Cuide dos textos escritos, use pequenos vídeos, áudios ou outros recursos para se colocar presente. Dê oportunidade aos estudantes manifestarem suas inquietações de forma coletiva e individualmente. Encoraje os estudantes a se conectarem uns com os outros.

Não se cobre demasiado e não exija perfeição!

Respeite seus limites e dos estudantes. Opte por um delineamento realizável. Estamos em um momento emergencial, com diferentes demandas. Considere, se possível, esse momento como uma oportunidade de aprendizagem. Teste e faça ensaios previamente, vai lhe dar mais segurança. Compartilhe com os estudantes seu esforço, comprometimento em melhorar continuamente e sua abertura para que eles possam apresentar suas percepções e novas ideias.

Busque ajuda

Você não precisa fazer tudo sozinho. Conte com o apoio de colegas mais experientes no ensino online ou híbrido, tome decisões compartilhadas entre docentes da mesma unidade curricular ou fase do curso. Conte com o CERFEAD. Nessa página, também consulte os tutorias, conheça os materiais de apoio, participe do https://chat.ifsc.edu.br/channel/eadcerfeadifsc.

Fonte: Adaptado do espaço de apoio ao ensino digital da Unicamp. Disponível em <https://www.ea2.unicamp.br/pagina-de-apoio-ao-ensino-digital/#A1> acesso em 17.04.2020