Como criar e disponibilizar atividades de aprendizagem na turma virtual do SIGAA

Neste espaço você encontrará tutoriais e orientações sobre como ajustar, na sua unidade curricular, as atividades de acompanhamento da aprendizagem e como adequar os instrumentos avaliativos para as atividades não presenciais que podem ser realizadas durante a substituição das aulas no IFSC.

As atividades propostas como não presenciais devem possibilitar o alcance de um ou mais objetivos de aprendizagem da UC. Evite propor atividades apenas para cumprir a carga horária.

Ao propor atividades não presenciais é primordial descrever de forma objetiva e específica os critérios de avaliação, além de informar todos os detalhes necessários para a realização da atividade. Por isso, lembre-se que é importante escrever uma explicação clara e detalhada de como o aluno deverá elaborar e entregar essa tarefa. Como o aluno não estará presencialmente com você, será mais difícil realizar essa explicação, caso surjam dúvidas.
Explique passo a passo, em uma linguagem dialógica (como se estivesse conversando com o aluno):

  • O que o aluno precisa fazer nesta tarefa?
  • Como ele deverá organizar e apresentar a tarefa?
  • Como a tarefa será entregue: será em forma de texto (em documento PDF, por exemplo) ou de outra forma?
  • Insira nas orientações da atividade o dia e a hora limites para postagem dessa tarefa.

No ambiente da turma virtual, você encontra como recursos de atividades de aprendizagem: a enquete, a tarefa e o questionário. Clique nas setas verdes a seguir para acessar os tutoriais desses recursos do SIGAA.

A atividade "enquete" permite que você construa pesquisas rápidas. Cada enquete contém várias opções de resposta e você consegue recolher informações sobre a aprendizagem dos estudantes em um determinado assunto. 

A ferramenta "Tarefa" permite ao professor receber trabalhos (arquivos) dos alunos e atribuir notas, comentários e feedbacks. Os alunos podem enviar a tarefa no formato de arquivo (PDF, ODT) ou podem fazer a entrega de texto on-line (link de um vídeo, um pequeno texto). Os estudantes podem submeter trabalhos individualmente ou como membro de um grupo.

A atividade questionário permite ao professor criar e configurar testes de múltipla escolha, de única escolha, dissertativo, numérica ou verdadeiro e falso. Dependendo da opção de teste, a resposta é corrigida automaticamente e o professor pode optar por fornecer feedback geral e / ou mostrar as respostas corretas.

 

Além destas possibilidades que a Turma Virtual do SIGAA apresenta para as atividades de aprendizagem, também disponibilizamos outras ferramentas que você poderá incorporar de modo a favorecer e acompanhar a aprendizagem dos seus estudantes nos momentos não presenciais.

Kahoot! é uma plataforma de aprendizagem baseada em jogos. Os alunos podem acessar os jogos em grupos ou individualmente através do celular, tablet ou computador.

Pode ser utilizado pelo professor para reforçar ou revisar algum assunto estudado e também para motivar e engajar os alunos nas atividades escolares.

Acesso ao kahoot para o professor: kahoot.com

Acesso ao kahoot para os alunos: kahoot.it

Vídeos com tutoriais do Kahoot:

Mentimeter é um recurso digital para criar interações em tempo real, como enquetes, nuvem de palavras ou coleta de perguntas. O grande benefício do Mentimenter é criar interações para grandes grupos e tornar isso visível para todos. No contexto da educação a distância o uso desta ferramenta pode ocorrer durante uma interação síncrona por webconferência. Neste caso, o professor/mediador poderá compartilhar a própria tela para mostrar aos estudantes o resultado das interações com a ferramenta.

Acesso ao Mentimeter para o professor: mentimeter.com

Acesso ao Mentimeter para os alunos: menti.com

Vídeo com tutorial do Mentimeter:

 

Nota importante: caso você utilize outras ferramentas de tecnologias de informação e comunicação (TICs) para qualificar a metodologia de interação com os discentes, além dos recursos disponíveis na sua turma virtual do SIGAA, é recomendado o registro no Plano de Ensino.

Última atualização: domingo, 17 Mai 2020, 15:37