PGU0098 - TÓPICOS EM MANEJO DE PLANTAS (2024 .2 - T01)
Curso de Especialização em Fruticultura de Clima Temperado
Componente Curricular: Tópicos em Manejo de Plantas
Carga Horária: 45
OBJETIVOS OU COMPETÊNCIAS
- Conhecer o hábito de crescimento das frutíferas de clima temperado para o correto manejo das plantas.
- Aplicar, com base nas respostas fisiológicas, técnicas de manejo que incrementem a qualidade da produção, com busca no equilíbrio produtivo e sustentabilidade ambiental.
- Manejar pomares com base nos principais avanços tecnológicos para produção de frutas de clima temperado, visando a preservação ambiental.
- Aplicar técnicas de manejo para o controle de vigor de plantas em pomares comerciais.
EMENTA OU CONHECIMENTOS: Tópicos que envolvam o manejo e tratos culturais em fruteiras de clima temperado como: implantação, cultivares, porta-enxerto, poda, raleio, fitorreguladores, sistemas de condução, dentre outros, sempre atendendo os princípios da política de educação ambiental para promover a sustentabilidade dos recursos naturais.
METODOLOGIA DE ENSINO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
A unidade curricular será implementada por meio de aulas presenciais (25h) e a distância (20h) e aulas presenciais e visitas técnicas. As aulas terão conteúdo teórico, trabalhados por meio das ferramentas disponíveis no Moodle, como livro, fóruns, vídeo-aulas, dentre outras, e conteúdo teórico e prático trabalhado de forma presencial. Na carga horária de laboratório (08h) terá aulas práticas de campo, onde os discentes participarão de saídas de campo em pomares de produtores da região. Os discentes também terão disponível no Moodle links de materiais com informações extras, para complementar o estudo. A verificação do rendimento escolar será feita de forma diversificada, através de avaliação pelo ambiente virtual e por avaliações presenciais.
INSTRUMENTOS DE VERIFICAÇÃO DO APRENDIZADO
A verificação do rendimento será feita de forma diversificada, principalmente através de avaliações teóricas e/ou práticas, trabalhos de pesquisa, seminários, exercícios, relatórios, entre outros. Os discentes receberão materiais e fontes de informações extras para complementar o estudo.
Serão realizadas 02 (duas) avaliações, cada uma correspondendo a 50% da nota final, com possibilidade de recuperação. O resultado mínimo para aprovação em um componente curricular é 6 (seis). Será considerada a média aritmética das notas para cálculo da média final. Ao estudante que comparecer a menos de 75% da carga horaria estabelecida no Projeto Pedagógico do Curso para o componente curricular será atribuído o resultado 0 (zero).