
Este curso tem como objetivo capacitar educadores, pedagogos e demais profissionais da área da educação infantil no uso consciente, criativo e pedagógico das mídias digitais e tradicionais no ambiente escolar. A proposta é promover uma aprendizagem significativa, lúdica e interativa por meio da integração de diferentes mídias ao currículo da Educação Infantil, respeitando o desenvolvimento infantil e as Diretrizes Curriculares Nacionais.
Sumário: Curso de TICS na Educação Infantil
-
Teoria da Pedagogia Histórico-Crítica
Autor: Dermeval Saviani-
Enfatiza a mediação entre o conhecimento sistematizado e o saber popular.
-
Baseada no materialismo histórico e dialético.
-
A educação tem papel central na transformação social.
-
-
Teoria da Aprendizagem Significativa
Autor: David Ausubel-
A aprendizagem ocorre quando novos conteúdos se conectam com conhecimentos prévios.
-
Contrapõe-se à memorização mecânica.
-
Valoriza a organização do conteúdo e a atuação do professor como mediador.
-
-
Psicogênese da Língua Escrita
Autora: Emilia Ferreiro-
Investigou como as crianças constroem o conhecimento sobre a escrita.
-
Mostrou que a alfabetização é um processo ativo e construtivo.
-
Influenciada por Piaget.
-
-
Pedagogia Crítica
Autor: Paulo Freire-
Defende uma educação libertadora, dialógica e centrada na realidade do aluno.
-
Conceito de "educação bancária" versus "educação problematizadora".
-
Valoriza o papel do educador como agente de transformação social.
-
-
Construtivismo
Autor: Jean Piaget-
A aprendizagem é resultado da interação entre sujeito e ambiente.
-
Teoria dos estágios do desenvolvimento cognitivo (sensório-motor, pré-operatório, etc.).
-
Conhecimento é construído ativamente pelo aluno.
-
-
Behaviorismo Radical
Autor: B.F. Skinner-
Foco nos comportamentos observáveis.
-
Aprendizagem como resultado de estímulo-resposta e reforço.
-
Ênfase no condicionamento operante.
-
-
Sócio-Historicismo
Autor: Lev Vygotsky-
A aprendizagem é mediada socialmente e culturalmente.
-
Conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP).
-
Linguagem como ferramenta de mediação do pensamento.
-
-
Teoria Psicogenética do Desenvolvimento
Autor: Henri Wallon-
Enfatiza a integração entre emoção, movimento e cognição no desenvolvimento infantil.
-
Desenvolvimento se dá em estágios, com alternância entre interiorização e socialização.
-
Destaca o papel das emoções na aprendizagem.
-
-
Behaviorismo Clássico
Autor: John Watson-
Aprendizagem como resultado do condicionamento clássico.
-
O comportamento pode ser moldado pelo ambiente.
-
Desconsidera fatores mentais internos.
-
-
Teoria das Múltiplas Inteligências
Autor: Howard Gardner-
Propõe que há diferentes tipos de inteligência (lógica, linguística, musical, corporal, etc.).
-
Cada indivíduo aprende de forma diferente, segundo seus potenciais.
-
Valoriza práticas pedagógicas diversificadas
-
11. Tecnologias aplicadas à Educação
11.1 O que são as TICS?
11.2 Formação Docente para o uso da TICS
11.3 Práticas Pedagógicas e a utilização das TICS na Educação
11.4 Aplicações das TICS na Educação Infantil
Referências bibliográficas:
[1] ARAÚJO, Carmela de; RESZKA, Maria de Fátima. O brincar, as mídias e as tecnologias digitais na Educação Infantil. Universo Acadêmico, Taquara, v. 9, n. 1, p. 175–191, jan./dez. 2016. Disponível em: http://www2.faccat.br/portal/sites/default/files/UA2016_o_brincar.pdf.
[2] DE SOUZA, Monica Vaz. A influência das mídias na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Mídias na Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/133848.
[3] FERREIRA, Alice Aparecida Costa Turetta. Tecnologia e mídia interativa como ferramentas eficazes no progresso da educação infantil. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, 2021. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11067.
[4] SANTOS, Eliana de Fátima Borges dos. Formação continuada de professores: um olhar sobre o uso das mídias na educação infantil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Mídias na Educação) – Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/199971/001102705.pdf?sequence=1.
[5] SANTOS, Taís Wojciechowski; ARAUJO, Marilete Terezinha Marqueti de; GOMES, Fabrícia Cristina. Processos formativos para a integração pedagógica das tecnologias e mídias digitais na educação. Revista Educação no Século XXI, v. 31, Tecnologias, 2021. Disponível em:https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/90593960/Educacao_no_seculoXXI_vol31-libre.pdf?1662172219=&response-content-disposition=inline%3B+filename%3DEducacao_no_Seculo_XXI_Volume_31_Tecnolo.pdf&Expires=1757207018&Signature=WOl-bRsa2pmOPIlh~l4m3jid-SLuDior062yOrOaNmJCV8dOVG20npbHdQ3J~6gRUakeu61-pL18uQuEf0mirTNbgFHCY-QmHj2qiw-KwibM~YFnGzIV5NBV63KSkAwJPWhCqgXx4wACl51yu8iUagQVcJTisACO3xUTWoWjVByzHLuc9zi3jVSWKzOLgUZALfiyj8TYMUWgkt4eCBvsIhrrDGp1O2vdK47Dp0WT3aqwcOL7Lup0gXVE0heWINDqy5AzsnX0FV2g2czADkWp5zztB6ab06UVVJgFedx0dtjFaPzhWz9xOdij5pi25DMy0wI4HyzKBvlmu0lJC5FZUQ__&Key-Pair-Id=APKAJLOHF5GGSLRBV4ZA#page=33.
Bons estudos!
- Teacher: RANYKELSON ADRIANO RUBIM
- Teacher: Yasmin Ramos Brandão
- Teacher: priscilla salomone lopes pacheco
- Teacher: Reinan Silva Santos