Curso: Gestão de Políticas Públicas
-
Gestão de Políticas Públicas
Curso de Licenciatura em Matemática
- Orientações Iniciais
Seja bem-vindo(a) à Unidade Curricular (UC) Gestão de Políticas Públicas do Curso de Licenciatura em Matemática. Nesta UC você estudará sobre as políticas públicas, mais especificamente as políticas públicas educacionais, e suas relações com a atuação profissional em educação. Para isso, é importante que você leia os textos indicados, participe das interações e trocas ao longo do estudo e desenvolva as atividades propostas.
Para começar, conheça o Plano de Ensino da UC e esteja atento(a) ao Roteiro de Estudos e aos informes postados no Mural de Avisos para não perder nenhuma atividade importante. Nossas interações acontecerão aqui pelo ambiente Moodle e também nos encontros presenciais. Sempre que tiver dúvidas, utilize o Fórum de discussões para registrá-las ou então, envie uma mensagem diretamente para mim.
Que você tenha um excelente estudo!
Profa. Priscila
Documentos da UC
Comunicação
- Fórum
Roteiro de Estudos
Estudos Atividades Carga Horária Período Orientações Iniciais - Leitura do Plano de Ensino.
- 09/09 a 14/09 Estudo 1 - Estudo do Texto Base 1.1: Políticas Públicas Educacionais: conceito e contextualização numa perspectiva didática, autoria de Adão Francisco de Oliveira;
- Estudo do Texto Base 1.2: As reformas educacionais e seus impactos para a política educacional brasileira após 2016, autoria de Laís Negrão e Sílvia Alves dos Santos;
- Participação no encontro presencial - a ser realizado no dia 02/10, das 18h30 às 20h10;
- Apreciação dos vídeos de aprofundamento sugeridos para este estudo;
- Estudo dos materiais complementares sugeridos para este estudo;
- Realização da Tarefa 1 - Unidade de Estudo 1. Prazo final: 05/10 às 23h59;
- Esclarecimento de dúvidas no Fórum de discussão do Estudo 1.
18h 16/09 a 05/10 Estudo 2 - Estudo do Texto Base 2.1: Pensar a educação na atualidade, autoria de Priscila Turchiello;
- Estudo do Texto Base 2.2: Redes Nacionais de Influências em Políticas Educacionais, autoria de Edgar Miranda e Rita Vilanova;
- Participação no encontro presencial - a ser realizado no dia 09/10, das 18h30 às 20h10;
- Apreciação do vídeo de aprofundamento sugerido para este estudo;
- Estudo dos materiais complementares sugeridos para este estudo;
- Realização da Tarefa 2 - Unidade de Estudo 2. Prazo final: 29/10 às 23h59;
- Leitura das Orientações Avaliação Presencial (AP);
- Esclareça as dúvidas no Fórum de discussão do Estudo 2.
18h 07/10 a 29/10 Avaliação Presencial 4h 30/10 Recuperação da Avaliação Presencial 08/11
- Estudo 1. Políticas Públicas Educacionais
Nesta unidade, abordaremos os conceitos que perpassam o estudo da temática políticas públicas, bem como contextualizar as políticas públicas educacionais no contexto brasileiro. Buscaremos empreender a análise e problematização das políticas públicas educacionais em curso no território nacional.
Dedicação estimada
18 horas16 horas EaD
02 horas presenciais
Período
09/09 a 05/10Texto Didático
Autor: Adão Francisco de Oliveira
Autoras: Laís Negrão; Sílvia Alves dos Santos
Vídeos de aprofundamento
Encontro presencial
Participe da aula no dia 02/10, das 18h30 às 20h10, na sala B 09, conforme o cronograma do Curso.
Sua presença é importante!
Material Complementar
Atividade de Aprendizagem e Avaliação
- QuestionárioAberto: Monday, 30 Sep 2024, 00:01Fechado: Friday, 8 Nov 2024, 23:59
Fórum de discussões
- Estudo 2. Educação na Contemporaneidade e Rede de Políticas
Nesta unidade, trabalharemos a contextualização da educação na atualidade, tendo como disparador a análise da racionalidade política do presente e a ideia de rede de políticas. Para isso, realizaremos uma análise dos efeitos do neoliberalismo na educação e na produção de políticas públicas educacionais, olhando para as conexões de diferentes instâncias que produzem interdependências e interferências mútuas.
Dedicação estimada
18 horas16 horas EaD
02 horas presenciais
Período
07/10 a 29/10Material Didático
autora: Priscila Turchiello
autores: Edgar Miranda; Rita Vilanova
Vídeo de Aprofundamento
Encontro síncrono
Participe da aula no dia 09/10, das 18h30 às 20h10, na sala B 09, conforme o cronograma do Curso.
Sua presença é importante!
Material Complementar
Atividades de Aprendizagem
- QuestionárioAberto: Monday, 7 Oct 2024, 00:01Fechado: Friday, 8 Nov 2024, 23:59
Fórum de discussões
- Avaliação Presencial
AP - Descrição da proposta
1. Elaborar individualmente um infográfico contendo:
a) o conceito de políticas públicas;
b) dois exemplos de políticas públicas educacionais, com uma breve explicação sobre elas;
c) a contribuição dessas políticas para as escolas do município onde você reside (ou da sede do câmpus);
d) a sugestão de uma política pública que poderia ser implementada no município para melhorar a educação e porque você considera essa política importante, fundamentando nos textos da UC.
2. Depois de elaborar o infográfico, você deverá organizar uma apresentação e explicar as informações do infográfico no seminário, usando como argumento as discussões teóricas presentes nos textos da UC.
Prazo da AP: 30/10/2024
Indicação de material de estudo obrigatório para a AP:
- OLIVEIRA, Adão Francisco de. Políticas Públicas Educacionais: conceito e contextualização numa perspectiva didática.
- NEGRÃO, Laís; SANTOS, Sílvia Alves dos. As reformas educacionais e seus impactos para a política educacional brasileira após 2016.
- TURCHIELLO, Priscila. Pensar a educação na atualidade.
- MIRANDA, Edgar; VILANOVA, Rita. Redes nacionais de influência em políticas educacionais.
- TarefaAberto: Monday, 7 Oct 2024, 00:01Vencimento: Wednesday, 30 Oct 2024, 23:59
Esclarecimento de dúvidas
Material Complementar
- Encerramento
Encerramento
Avaliando a unidade curricular
No encerramento de todas as unidades curriculares deste curso, será solicitado que você responda sobre como foi seu processo de ensino e aprendizagem. A avaliação será realizada por meio de uma enquete de respostas anônimas (com questões específicas) e um fórum aberto (no qual você poderá registrar a sua opinião sobre todo e qualquer aspecto da unidade curricular). Sua participação é essencial para que possamos aperfeiçoar nossas próximas ofertas! Não deixe de participar!