Programação
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Módulo 3
Implicações Éticas da IAOlá colegas, chegamos ao Módulo 3.
Nele abordamos as "Implicações Éticas da Inteligência Artificial" aborda as implicações éticas do uso de IA, com foco em duas áreas principais: vigilância e privacidade, além da personalização da educação. Inicialmente, são apresentados vídeos sobre a China, destacando o uso de tecnologias de IA para vigilância em massa e a ambição do país de liderar globalmente no setor. Questões éticas como a vigilância constante de estudantes em salas de aula, monitorando atenção e desempenho, levantam preocupações sobre a privacidade e o impacto psicológico nos alunos. Apesar de a tecnologia oferecer vantagens, como o aprendizado personalizado e o alívio de tarefas administrativas para os professores, também pode aumentar a pressão e o estresse nos estudantes. Há professores que relatam que estão se transformando em detectores de trabalhos produzidos por IA. São questões que devem fazer parte da discussão da sala de professores.

Fonte: https://www.unesco.org/en/artificial-intelligence/recommendation-ethics
A dependência excessiva da IA pode comprometer aspectos essenciais do processo educacional, como o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais. Além disso, a coleta massiva de dados de estudantes traz riscos de uso indevido dessas informações.
O Módulo 3 também explora a importância de políticas de privacidade robustas e o cuidado com a autonomia e a individualidade dos alunos em ambientes fortemente monitorados. A IA tem o potencial de transformar a educação, mas precisa ser utilizada de forma ética e equilibrada. Assistam também ao podcast produzido pelo Notebook LM sobre o assunto.
Uma apresentação sobre aplicações éticas da IA na produção acadêmica pode ser assistida a seguir:
O vídeo "Usando Inteligência Artificial na escrita acadêmica de forma ética e sem plágio" aborda a crescente integração de ferramentas de inteligência artificial (IA) no processo de produção acadêmica, destacando a importância de utilizá-las de maneira ética e responsável. A discussão inicia-se com a contextualização do avanço das tecnologias de IA e sua aplicação na geração de textos, enfatizando que, embora essas ferramentas possam auxiliar na escrita, é fundamental que os usuários compreendam os limites e responsabilidades associados ao seu uso.
É ressaltado que a IA pode ser uma aliada na pesquisa acadêmica, proporcionando sugestões de estrutura, gramática e até mesmo ideias para desenvolvimento de argumentos. No entanto, o vídeo alerta para o risco de dependência excessiva dessas ferramentas, o que pode comprometer a originalidade e a autenticidade dos trabalhos acadêmicos. A utilização indiscriminada da IA pode levar à produção de conteúdos que, embora tecnicamente corretos, carecem de profundidade crítica e reflexão pessoal.
O vídeo também aborda a questão do plágio, destacando que o uso de textos gerados por IA sem a devida atribuição ou revisão pode configurar uma forma de plágio acadêmico. É enfatizado que, mesmo que o conteúdo seja original no sentido de não ter sido copiado de outra fonte, a falta de contribuição intelectual do autor caracteriza uma violação dos princípios éticos da pesquisa. Portanto, é essencial que os estudantes e pesquisadores utilizem a IA como uma ferramenta de apoio, e não como substituta do processo criativo e analítico.
AVALIAÇÃO 3
LINK PARA AVALIAÇÃO 3
https://forms.gle/9vXXNTn7c42yNAJ58
MENSAGEM SOBRE A 3a WEBCONFERÊNCIA - 19/11
Prezados (as) estudantes do Curso de IA do IFSC São José,
Hoje a tarde foi bem produtiva. Analisei cada uma das perguntas encaminhadas por vocês e gravei alguns vídeos explicativos. Espero ter atendido às expectativas.
Caso alguma explicação não tenha ficado clara, envie uma mensagem solicitando esclarecimentos.
Para organizar as informações, estou enviando três sites criados por IA com as respostas. Comparem e avaliem qual vocês gostaram mais:
- Site 1 (Lovable.dev): https://duvidasia.lovable.app/
- Site 2 (Claude AI): Link para Claude AI Artifacts
- Site 3 (Google AI Studio): https://d-vidas-sobre-ia-
267411752251.us-west1.run.app/
Ressaltamos que, conforme explicado na mensagem anterior, somente as pessoas que realizaram a Avaliação 1 estão recebendo essa mensagem direta.
Estas respostas correspondem à 3ª WEBCONFERÊNCIA DO CURSO DE IA DO IFSC, no formato assíncrono.
Se quiserem um resumo do curso, acessem:
https://generative-ai-course-
267411752251.us-west1.run.app/ Bom proveito.
Atenciosamente,
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Prof. Jesué Graciliano da SilvaFEEDBACK SOBRE O CURSO
Nesse final de curso precisamos de sua ajuda.
Envie uma mensagem de feedback para jesue@ifsc.edu.br dando sugestões para aprimoramento das próximas edições deste curso.
Obrigado por confiar em nosso trabalho.Lembre-se: o certificado somente será disponibilizado a partir da conclusão do curso em 20 de dezembro e aprovação dos relatórios pela reitoria. Considerando o recesso e as férias, os certificados devem estar disponíveis a partir do dia 20 de fevereiro de 2025.
Prof. Jesué Graciliano da Silva=========================================
BRINDE PARA OS PARTICIPANTES:
Criamos uma série de histórias na forma de storytelling usando IA: Acessem os livros de IA no link: https://jesuegraciliano.wordpress.com/livrosia/
Para entender como construir histórias similares use o aplicativo:
https://chatgpt.com/g/g-6749cba8b9288191a3a52013f3be14b7-o-contador-de-historias-f4rr2st-g5mp
No vídeo a seguir mostramos algumas aplicações da storytelling:
E finalmente sugerimos o próximo curso de capacitação:
OFICINA PRÁTICA DE IA - com 8 horas de duração.
https://moodle.ifsc.edu.br/course/view.php?id=7781§ion=7
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