Curso: 2025-2 - PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS
- Geral
Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas
- Orientações

Seja bem-vindo(a) à Unidade Curricular (UC) Programação de Dispositivos Móveis! Sou o Professor Bruno Crestani Calegaro e nesta unidade, abordaremos os conceitos iniciais do desenvolvimento mobile, a arquitetura de projetos Android, a criação de interfaces gráficas do usuário, a programação de eventos, a criação de temas, a internacionalização, a persistência de dados e o acesso à web.
Neste espaço você encontra o Plano de Ensino e o nosso Cronograma de Estudos. Utilize-os como referência para seguir com os estudos dos conteúdos e atividades propostas. Na seção Comunicação você encontrará o Mural de Avisos e o Fórum de Dúvidas.
Na seção Ambiente de Desenvolvimento, onde encontrará informações sobre os softwares essenciais para o desenvolvimento de aplicativos Android.
Bons estudos!
Prof. Bruno
- Página
Ambiente de Desenvolvimento
- Android Studio
- Site oficial: https://developer.android.com/studio?hl=pt-br
- Softwares inclusos:
- Java Development Kit 11 (JDK 11)
- Kit de Desenvolvimento de Software para Android (Android SDK 3x+)
- Máquina Virtual Android (Android AVD)
- Android Studio
Comunicação
- Fórum
- Fórum
Cronograma de Estudos
Estudos Atividades Carga Horária Período Orientações Iniciais - Leitura do Plano de Ensino da unidade curricular.
- Introdução a linguagem de programação Kotlin.
4h 11/03 e 12/03 Projeto 1 - Estrutura e organização de um projeto Android
- Desenho de interface gráfica simples com LinearLayout
- Programação de botões
- Internacionalização
12h 18/03 à 02/04 Projeto 2 - Desenho de interface gráfica com ConstraintLayout
- Criação de temas personalizados
- Programação de eventos
- Persistência de dados simples com SharedPreferences
- Questionário de Desenvolvimento Mobile
16h 08/04 a 30/04 Projeto 3 - Desenvolvimento de aplicativos com múltiplas telas
- Listas dinâmicas simples com RecyclerView
- Persistência de dados com Firebase
28h 06/05 à 18/06 Projeto 4 -
Listas dinâmicas personalizadas
-
Acesso web
- Integração com API
16h 24/06 a 16/07 Recuperação -
Avaliação de recuperação
2h 22/07 Encerramento -
Encerramento e Feedback
2h 23/07
- Projeto 1
Projeto 1
Neste estudo, exploraremos os conceitos fundamentais da programação para dispositivos móveis, desde a configuração do ambiente de desenvolvimento até a criação de interfaces simples. Também aprenderemos a lidar com eventos, organizar recursos e oferecer suporte a múltiplos idiomas no aplicativo.
Carga Horária:
12 horasPeríodo:
20/08 à 04/09Materiais de Estudo
Para acompanhar esta atividade, recomendamos a leitura do material didático relacionado a este tópico.
Material Complementar
Nesta seção, você encontrará recursos adicionais relacionados à linguagem de programação Kotlin. Certifique-se de revisar o material suplementar e concluir os CodeLabs correspondentes.
Atividades de Aprendizagem e Avaliação
Junto com a leitura do material de estudos, crie um novo projeto no Android Studio e realize as etapas propostas.
- Aberto: Thursday, 4 Sep 2025, 00:00Vencimento: Friday, 12 Sep 2025, 00:00
- Projeto 2
Projeto 2
Neste estudo, exploraremos recursos avançados do Android e novos componentes para criar interfaces gráficas mais sofisticadas e dinâmicas. Abordaremos a estruturação de um design responsivo com ConstraintLayout, a aplicação de temas (claro e escuro), a manipulação de entradas de texto e o armazenamento de dados simples no aplicativo.
Carga Horária: 16 horas
Período:
08/04 a 30/04Materiais de Estudo
Para o acompanhamento da atividade faça a leitura do material didático deste tópico:
Atividades de Aprendizagem e Avaliação
Junto com a leitura do material de estudos, crie um novo projeto no Android Studio e realize as etapas propostas.
- Aberto: Tuesday, 9 Sep 2025, 00:00Vencimento: Friday, 31 Oct 2025, 00:00
Questionário
Para a primeira avaliação parcial da disciplina realize a atividade do questionário.- QuestionárioAberto: Monday, 22 Sep 2025, 00:01Fechado: Friday, 31 Oct 2025, 23:59
Com bases nos conteúdos abordados pelos Livro 1 e 2 e o que foi discutido em sala de aula, responda as questões.
- Projeto 3
Projeto 3
Neste estudo, exploraremos componentes avançados para o desenvolvimento de aplicativos mais robustos. Aprenderemos a criar aplicativos com múltiplas telas, utilizar fragmentos e gerenciá-los de forma eficiente. Também trabalharemos com listas para exibir dados de maneira dinâmica. Além disso, integraremos o Firebase ao projeto para oferecer funcionalidades modernas e escaláveis.
Carga Horária:
28 horasPeríodo:
06/05 à 18/06Materiais de Estudo
Para o acompanhamento da atividade faça a leitura do material didático deste tópico:
Atividades de Aprendizagem e Avaliação
Junto com a leitura do material de estudos, crie um novo projeto no Android Studio e realize as etapas propostas.
- Aberto: Thursday, 13 Nov 2025, 00:00Vencimento: Friday, 5 Dec 2025, 00:00
Material Complementar
Guia para Arquitetura de Apps - Leitura recomendada
Vídeos aulas antigas:
Vídeo 02 - Projeto 3 - Livro 1 - Parte 1
Vídeo 03 - Projeto 3 - Livro 1 - Parte 2
Vídeo 04 - Projeto 3 - Livro 2 - Parte 1
Vídeo 05 - Projeto 3 - Livro 2 - Parte 2
Vídeo 06 - Projeto 3 - MVVM e Banco de Dados
Vídeo 07 - Projeto 3 - Livro 3 - Parte 1
Vídeo 07 - Projeto 3 - Livro 3 - Parte 2
- Projeto 4
Projeto 4
Neste estudo, vamos aprender a fazer integração de APIs com o aplicativo. Também vamos usar a biblioteca Glide para gerenciar o download de imagens da internet e uma cache para armazenamento de figuras durante o uso do app.
Carga Horária:
12 horasPeríodo:
24/06 a 16/07Android JetPack
Vídeo de Lançamento — Android Jetpack
Materiais de Estudo
Para o acompanhamento da atividade faça a leitura do material didático deste tópico:
- Tópico 6
Materiais de Estudo
Para encerrarmos o curso abordaremos Google Play e questões de comercialização de aplicativos.
Resultados de Avaliação
Os resultados de avaliação estão disponíveis no . Nele constam o registro das notas de as avaliações e a média final.