Topic outline
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Leituras de formação em letramento racial.
📘 Módulo 3 – Prática Antirracista e Engajamento Social
Objetivo: Planejar ações educativas e institucionais que promovam a equidade racial e a valorização da diversidade.
🧠 Parte 1: Planejamento de Ações Afirmativas
🛠️ O que são ações afirmativas?
As ações afirmativas são políticas públicas e institucionais voltadas à correção de desigualdades históricas e estruturais enfrentadas por grupos socialmente discriminados — especialmente a população negra, indígena e outros povos racializados no Brasil.
Elas não buscam “privilégios”, como muitas vezes é falsamente alegado, mas sim igualar as condições de acesso e permanência a direitos básicos como educação, emprego, saúde e representação política.
Exemplos de ações afirmativas no Brasil:
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Cotas raciais em universidades públicas e concursos públicos.
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Programas de bolsas de pesquisa para estudantes negros(as) e indígenas.
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Apoio a produções culturais e científicas de intelectuais negros e negras.
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Incentivos à contratação de profissionais negros no mercado de trabalho.
Essas medidas partem do princípio da equidade, e não da igualdade formal: é preciso oferecer mais a quem historicamente recebeu menos, para que se possa falar em justiça social.
📌 Por que planejar ações afirmativas em sua instituição?
O planejamento de ações afirmativas deve ser construído com base em diagnósticos internos, escuta ativa da comunidade e compromisso com metas claras.
Passos básicos:
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Levantar dados sobre a composição racial da instituição.
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Identificar desigualdades de acesso, permanência e representação.
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Dialogar com grupos racializados sobre suas demandas e vivências.
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Estabelecer metas e prazos.
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Monitorar e avaliar os impactos das ações implementadas.
Reflexão:
➡️ Sua instituição tem algum programa específico voltado à promoção da igualdade racial? Se não tem, por onde começar?🧠 Parte 2: Formação Continuada Antirracista e Avaliação de Políticas Públicas
🧩 Formação continuada: um compromisso institucional
A construção de uma instituição antirracista não acontece por meio de ações pontuais. É preciso que haja formação continuada, ou seja, um processo educativo permanente, crítico e reflexivo.
Formação continuada antirracista é mais do que falar sobre diversidade. Trata-se de:
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Promover o letramento racial de toda a equipe.
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Discutir vieses inconscientes, privilégios e hierarquias raciais.
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Incluir perspectivas negras, indígenas e plurirraciais nos currículos e práticas profissionais.
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Capacitar para o acolhimento de denúncias de racismo com empatia e responsabilidade.
É papel das lideranças incentivar e investir nesse processo. Afinal, não existe neutralidade diante do racismo: ou se combate, ou se perpetua.
Sugestão: Utilize materiais de autoras e autores negros(as) e indígenas como base para estudos institucionais. Trabalhos de Djamila Ribeiro, Silvio Almeida, Lélia Gonzalez, Grada Kilomba e Beatriz Nascimento são referências fundamentais.
📊 Avaliação de políticas públicas de igualdade racial
Avaliar é tão importante quanto implementar.
Para garantir que ações antirracistas tenham efetividade real, é preciso acompanhar seus impactos a partir de indicadores concretos, como:
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Quantidade de pessoas negras e indígenas em cargos de liderança.
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Redução de evasão escolar entre estudantes negros.
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Nível de satisfação de usuários(as) negros(as) de serviços públicos.
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Frequência e tipo de denúncias relacionadas ao racismo institucional.
Além disso, a escuta qualificada de grupos minorizados deve ser uma ferramenta permanente na construção e avaliação das políticas.
Lembre-se: Políticas públicas antirracistas não devem ser tratadas como exceção ou favor. Elas são direitos garantidos por marcos legais, como:
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Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288/2010)
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Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 (educação sobre história e cultura afro-brasileira e indígena)
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Convenção Interamericana contra o Racismo (ratificada pelo Brasil)
Parte 3: Ouvidorias, Práticas Pedagógicas e Plano de Ação Antirracista
📣 Ouvidorias como instrumentos de transformação
Como já visto no Módulo 2, as ouvidorias exercem um papel crucial no combate ao racismo institucional. Neste módulo, reforçamos a importância de transformá-las em ferramentas de escuta ativa e encaminhamento eficaz.
Para isso, é necessário:
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Implementar protocolos específicos para denúncias de discriminação racial.
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Garantir formação antirracista da equipe técnica.
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Divulgar os canais de denúncia de forma acessível, clara e acolhedora.
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Garantir a devolutiva às vítimas com respeito, escuta e proteção.
Uma ouvidoria antirracista é aquela que não neutraliza conflitos raciais, mas os reconhece, escuta e enfrenta com ética.
🧑🏽🏫 Práticas pedagógicas e culturais com enfoque racial
A prática pedagógica antirracista deve:
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Questionar conteúdos eurocêntricos.
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Valorizar intelectuais, artistas e movimentos negros, indígenas e quilombolas.
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Incorporar metodologias que respeitem diferentes formas de aprender, pensar e se expressar.
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Trabalhar a diversidade étnico-racial em todas as áreas do conhecimento, não apenas em datas comemorativas.
Exemplos práticos:
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Uso de literatura negra e indígena nas aulas de português.
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Projetos interdisciplinares sobre ancestralidade e identidade racial.
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Oficinas culturais com expressões de matriz africana e afro-brasileira.
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Produção coletiva de murais e painéis sobre referências negras na ciência, arte e política.
Essas práticas contribuem para um ambiente escolar e institucional mais justo, seguro e representativo para todas as identidades.
📝 Elaboração de um Plano de Ação Antirracista
Agora é o momento de sistematizar tudo o que foi aprendido no curso.
O plano de ação antirracista deve conter:
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Diagnóstico do problema racial na instituição ou território.
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Objetivos específicos (ex: aumentar a presença de autores negros nos materiais didáticos).
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Ações planejadas (formações, eventos, mudanças curriculares, contratação, etc.).
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Cronograma e responsáveis.
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Indicadores de acompanhamento e avaliação.
Esse plano pode ser adaptado ao contexto educacional, institucional, comunitário ou profissional.
🌱 Encerramento do módulo
Ser antirracista é uma escolha diária. Mais que uma bandeira, é uma responsabilidade ética, pedagógica e institucional.
Convidamos você a continuar esse compromisso por meio da prática, da escuta e do aprendizado constante.
Como escreveu Angela Davis:
“Não basta não ser racista. É preciso ser antirracista.”
Como tarefa de formação, escolha um PDFs para leitura individual.
Elabore um resumo do que mais importante você entendeu e como esse conhecimento pode ser incorporado em sua vida.
Bom estudo !
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