Opciones de matriculación

Este curso tem como objetivo capacitar educadores, pedagogos e demais profissionais da área da educação infantil no uso consciente, criativo e pedagógico das mídias digitais e tradicionais no ambiente escolar. A proposta é promover uma aprendizagem significativa, lúdica e interativa por meio da integração de diferentes mídias ao currículo da Educação Infantil, respeitando o desenvolvimento infantil e as Diretrizes Curriculares Nacionais.

Sumário: Curso de TICS na Educação Infantil

  1. Teoria da Pedagogia Histórico-Crítica
    Autor: Dermeval Saviani

    • Enfatiza a mediação entre o conhecimento sistematizado e o saber popular.

    • Baseada no materialismo histórico e dialético.

    • A educação tem papel central na transformação social.

  2. Teoria da Aprendizagem Significativa
    Autor: David Ausubel

    • A aprendizagem ocorre quando novos conteúdos se conectam com conhecimentos prévios.

    • Contrapõe-se à memorização mecânica.

    • Valoriza a organização do conteúdo e a atuação do professor como mediador.

  3. Psicogênese da Língua Escrita
    Autora: Emilia Ferreiro

    • Investigou como as crianças constroem o conhecimento sobre a escrita.

    • Mostrou que a alfabetização é um processo ativo e construtivo.

    • Influenciada por Piaget.

  4. Pedagogia Crítica
    Autor: Paulo Freire

    • Defende uma educação libertadora, dialógica e centrada na realidade do aluno.

    • Conceito de "educação bancária" versus "educação problematizadora".

    • Valoriza o papel do educador como agente de transformação social.

  5. Construtivismo
    Autor: Jean Piaget

    • A aprendizagem é resultado da interação entre sujeito e ambiente.

    • Teoria dos estágios do desenvolvimento cognitivo (sensório-motor, pré-operatório, etc.).

    • Conhecimento é construído ativamente pelo aluno.

  6. Behaviorismo Radical
    Autor: B.F. Skinner

    • Foco nos comportamentos observáveis.

    • Aprendizagem como resultado de estímulo-resposta e reforço.

    • Ênfase no condicionamento operante.

  7. Sócio-Historicismo
    Autor: Lev Vygotsky

    • A aprendizagem é mediada socialmente e culturalmente.

    • Conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP).

    • Linguagem como ferramenta de mediação do pensamento.

  8. Teoria Psicogenética do Desenvolvimento
    Autor: Henri Wallon

    • Enfatiza a integração entre emoção, movimento e cognição no desenvolvimento infantil.

    • Desenvolvimento se dá em estágios, com alternância entre interiorização e socialização.

    • Destaca o papel das emoções na aprendizagem.

  9. Behaviorismo Clássico
    Autor: John Watson

    • Aprendizagem como resultado do condicionamento clássico.

    • O comportamento pode ser moldado pelo ambiente.

    • Desconsidera fatores mentais internos.

  10. Teoria das Múltiplas Inteligências
    Autor: Howard Gardner

    • Propõe que há diferentes tipos de inteligência (lógica, linguística, musical, corporal, etc.).

    • Cada indivíduo aprende de forma diferente, segundo seus potenciais.

    • Valoriza práticas pedagógicas diversificadas

  11.  Tecnologias aplicadas à Educação

   11.1 O que são as TICS?

   11.2 Formação Docente para o uso da TICS

   11.3 Práticas Pedagógicas e a utilização das TICS na Educação

   11.4 Aplicações das TICS na Educação Infantil 

Referências bibliográficas: 

[1] ARAÚJO, Carmela de; RESZKA, Maria de Fátima. O brincar, as mídias e as tecnologias digitais na Educação InfantilUniverso Acadêmico, Taquara, v. 9, n. 1, p. 175–191, jan./dez. 2016. Disponível em: http://www2.faccat.br/portal/sites/default/files/UA2016_o_brincar.pdf

[2] DE SOUZA, Monica Vaz. A influência das mídias na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Mídias na Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/133848

[3] FERREIRA, Alice Aparecida Costa Turetta. Tecnologia e mídia interativa como ferramentas eficazes no progresso da educação infantil. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, 2021. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11067

[4] SANTOS, Eliana de Fátima Borges dos. Formação continuada de professores: um olhar sobre o uso das mídias na educação infantil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Mídias na Educação) – Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/199971/001102705.pdf?sequence=1

[5] SANTOS, Taís Wojciechowski; ARAUJO, Marilete Terezinha Marqueti de; GOMES, Fabrícia Cristina. Processos formativos para a integração pedagógica das tecnologias e mídias digitais na educaçãoRevista Educação no Século XXI, v. 31, Tecnologias, 2021. Disponível em:https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/90593960/Educacao_no_seculoXXI_vol31-libre.pdf?1662172219=&response-content-disposition=inline%3B+filename%3DEducacao_no_Seculo_XXI_Volume_31_Tecnolo.pdf&Expires=1757207018&Signature=WOl-bRsa2pmOPIlh~l4m3jid-SLuDior062yOrOaNmJCV8dOVG20npbHdQ3J~6gRUakeu61-pL18uQuEf0mirTNbgFHCY-QmHj2qiw-KwibM~YFnGzIV5NBV63KSkAwJPWhCqgXx4wACl51yu8iUagQVcJTisACO3xUTWoWjVByzHLuc9zi3jVSWKzOLgUZALfiyj8TYMUWgkt4eCBvsIhrrDGp1O2vdK47Dp0WT3aqwcOL7Lup0gXVE0heWINDqy5AzsnX0FV2g2czADkWp5zztB6ab06UVVJgFedx0dtjFaPzhWz9xOdij5pi25DMy0wI4HyzKBvlmu0lJC5FZUQ__&Key-Pair-Id=APKAJLOHF5GGSLRBV4ZA#page=33

 Bons estudos!

Imagem da capa do curso: https://moodle.ifsc.edu.br/pluginfile.php/674074/customfield_imagem/file/23557/WhatsApp%20Image%202025-09-19%20at%2014.40.30.jpeg
Estilo personalizado: Paleta Azul
Campus Ofertante: IFSC São José
Ocultar rodapé automático: No
Tics na educação infantil