1. O que é o moodle?

Características fundamentais

Em sua essência, o Moodle constitui um sistema de gestão de atividades educacionais com o propósito de simplificar a criação de comunidades virtuais voltadas para a aprendizagem colaborativa. O termo "Moodle" é uma sigla que corresponde a "Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment", sendo traduzido para o português como "Ambiente de Aprendizagem Dinâmico Modular Orientado a Objetos". Essa nomenclatura reflete as características fundamentais do Moodle, e como já discutido anteriormente, o Moodle é uma plataforma de acesso gratuito concebida para atender às necessidades de programadores e educadores.

Ao incorporar os termos "Modular" e "Orientado a Objetos" em seu nome, faz-se referência a conceitos pertencentes à área das tecnologias. Consequentemente, o ambiente em questão é uma plataforma que se desenvolve utilizando tecnologias contemporâneas. A sua estrutura modular e sua natureza de código aberto possibilitam a colaboração de outros programadores no aprimoramento do sistema, por meio da criação de novos "módulos" e até mesmo a manipulação do código-fonte. Na atualidade, no endereço eletrônico https://moodle.org/plugins/, é possível acessar "plug-ins" que expandem as funcionalidades originais do Moodle.

Os termos "Ambiente de Aprendizagem Dinâmico" é uma referência ao sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação de comunidades on-line em ambientes virtuais voltados para a aprendizagem colaborativa. Em outras palavras, possibilita, de maneira simplificada, que um estudante ou professor se integre, tanto para estudar quanto para lecionar, em um curso on-line.

Essas duas premissas constituem as bases do Moodle. Sob uma perspectiva tecnológica, uma comunidade crescente de programadores ao redor do mundo aprimora este ambiente e disponibiliza gratuitamente melhorias e inúmeras ferramentas pedagógicas. Sob uma perspectiva educacional, o sistema foi concebido para gerenciar papéis e funções em um único ambiente, abrangendo professores, alunos, tutores e equipe técnica, todos dentro de um ambiente gerenciável com diversos níveis de acesso.

Essas bases fundamentais explicam a enorme quantidade de configurações possíveis e, de certa maneira, também explicam a dificuldade de aprendizado e gerenciamento do Moodle. Mas, não se preocupe! O nosso objetivo é facilitar o aprendizado inicial nesta plataforma, que está disponível em 42 idiomas, conta com mais de 167 mil instalações e possui uma comunidade com mais de 372 milhões de usuários em todo o mundo. 

Vamos seguir em frente, você não está sozinho!