2. APRESENTAÇÃO PESSOAL

 Nas páginas anteriores, você teve oportunidade de aprender o Alfabeto Manual e os números cardinais. Agora, você poderá colocar em uso esse conhecimento ao aprender a fazer uma apresentação pessoal.
Apresentar-se é uma parte importante da comunicação. Dizer o seu nome e a sua idade são informações relevantes dentro da comunidade surda.
Para dizer o nome, utiliza-se a soletração do alfabeto manual. Veja, na sequência, o vídeo no qual você irá aprender a se apresentar. frases.

Depois  treine a sinalização do texto abaixo. Recomendo que você se filme. Depois veja a sua filmagem e compare com a sinalização do vídeo acima. 

Mais para frente terá uma atividade que você utilizará essa sinalização. Os nomes dos pais podem ser fictícios, pois o objetivo aqui é você treinar a soletrar manual ou datilologia. 

Em Libras, sinalize:

EU NOME..... (sinalize a frase e soletre seu nome)
EU IDADE.... (sinalize a frase e faça o número da sua idade)
MEU MÃE NOME..... (sinalize a frase e soletre o nome da sua mãe, real ou fictício)
MEU PAI NOME..... (sinalize a frase e soletre o nome de seu pai, real ou fictício)

(Se por algum motivo você não quiser apresentar o nome da sua mãe ou pai, pode ser de outro familiar, aí pesquisa o sinal correspondente no estudo 2, capítulo 2))

Observação: não fale enquanto você faz os sinais.

Veja a Dica:

* Obs.: As palavras em caixa alta (letra maiúscula) são usadas para identificar que esta palavra em português está representando um sinal da Libras.