7. Como fazer em Libras os sinais para "muito" e "pouco"?

Em Português as palavras "muito" e "pouco" são utilizadas para indicar quantidade ou intensidade. Veja as frases abaixo:

(1) Hoje está muito quente.

(2) Há poucas cadeiras na minha casa.

(3) A procura pelos ingressos do jogo foi muito grande.

(4) Hoje há muitas pessoas na praia.

(5) Tenho pouco amor por você.

Nestes 5 exemplos percebe-se que as palavras "muito" e "pouco" tanto servem para indicar quantidade quanto intensidade. Entretanto em Libras a situação é bem diferente. Existe um sinal para "MUITO-QUANTIDADE" e "POUCO-QUANTIDADE", mas nas situações que envolvem intensidade, não existe um sinal, mas sim o movimento do sinal é que sofre alteração. Dessa forma não existe um sinal para muita intensidade ou pouca intensidade, apenas o significado é expresso pela modificação do movimento.

Acima você encontra a explicação em vídeo com exemplos na Libras. Abaixo há um glossário com os principais sinais desse conteúdo.
Como explicado acima, quando se quer indicar que a intensidade é pouca ou muita, faz-se pela modificação do sinal.
Dessa forma, cada sinal fica diferente. Nas próximas páginas você encontra exercícios para você praticar sua compreensão de como sinalizar os significados "pouco" e "muito" na Libras.

Mini Glossário:

MUITO (QUANTIDADE)

MUITO (VOLUME)

POUCO (QUANTIDADE)

POUCO (VOLUME)

Como curiosidade, o sinal para "quase", "por pouco" é feito a partir do sinal POUCO(quantidade). Veja:

Como explicado na vídeo aula acima, quando se quer indicar que a intensidade é pouca ou muita, faz-se pela modificação do sinal. Dessa forma, cada sinal fica diferente.