2 O planejamento da EaD pelos professores

2.1 Elaboração do Plano de Ensino

Um item importante do planejamento de qualquer unidade curricular, seja esta presencial ou a distância, é o Plano de Ensino. A construção deste documento possibilita refletir sobre o modo como a Unidade Curricular vai se desenvolver ao longo da oferta para possibilitar aprendizagem aos estudantes.

Observe a figura a seguir e seus componentes. Em seguida, verifique a definição de cada um destes componentes, imaginando como poderia ser a configuração deste planejamento no contexto de um curso a distância.

1. Ementa

Apresentação breve e concisa do conteúdo da matéria em questão, possibilitando a formação de um profissional com determinadas habilidades e competências na sua área de formação. Ressalta-se que a ementa a ser descrita no plano de ensino é parte integrante do projeto pedagógico do curso.

2. Objetivo da Unidade Curricular

O Objetivo Geral de um plano de ensino indica, de maneira mais abrangente e em longo prazo, as metas definidas com precisão ou resultados previamente determinados, ou seja, aquilo que um estudante deverá ser capaz de fazer como consequência de ter se desempenhado adequadamente nas atividades da disciplina.

3. Competências 

Competências referem-se à faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (ponderação, apreciação, avaliação, saberes, capacidades, informações etc.) para solucionar com pertinência e eficácia as situações de um campo de atuação. Neste item, devem ser apresentadas as competências que serão desenvolvidas por quem realizar o curso ou a unidade curricular.

4. Conteúdo Programático e Carga Horária

Neste item, são indicados os temas selecionados pelos docentes (conteúdos, atividades de ensino, pesquisa, exercícios, entre outros), que serão ministrados semanalmente ao longo do curso, de forma a deixar claro a sequência didática com que os conteúdos serão desenvolvidos.

5. Método de Ensino e Recursos Didáticos

Para atingir o objetivo da Unidade Curricular e desenvolver as competências apresentadas, a principal questão a ser respondida para descrição da metodologia é esta: Que meios serão utilizados? Exemplos: encontros presenciais, videoconferências, aulas teóricas, aulas práticas, vídeos, trabalhos em grupo, aulas em laboratório, pesquisas e outros. Mais do que indicar os meios, é necessário, também, indicar qual a interação entre eles.

6. Avaliação

Item no qual são indicados todos os instrumentos (provas, trabalhos, seminários e outros) e procedimentos avaliativos, os pesos de cada um, os critérios que serão utilizados, entre outras informações relevantes (considerar a regulamentação do Processo Avaliativo da Instituição).

7. Instrumentos de Avaliação

Item no qual são indicadas as atividades avaliativas que serão realizadas e os critérios gerais que serão utilizados para pontuá-las.

8. Referências

Os livros e outras referências que são indicadas aos estudantes da disciplina devem ser separados e especificados como componentes da bibliografia básica ou da bibliografia complementar.