2 O planejamento da EaD pelos professores

Participar de um curso a distância significa mergulhar em um mundo virtual no qual comunicação e mediação pedagógica podem ocorrer por meio de diversas intervenções. É um processo que pode ser construído por meio de procedimentos que se tornam mais evidentes e objetivos na organização do material didático e no panejamento das interações que acontecerão no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA).

A equipe docente pode mediar a construção significativa do processo de ensinar e de aprender na educação a distância por meio do planejamento coletivo dos materiais didáticos e das atividades a serem realizadas pelos estudantes. Os recursos pedagógicos e midiáticos empregados na educação a distância contêm características estruturais específicas e níveis de comunicação e diálogos os quais podem interferir na intensidade da distância transacional. 

Distância transacional

É um conceito pedagógico elaborado por Moore (2002) que descreve o universo de relações estabelecidas entre os diversos atores de um programa de educação a distância e que se encontram separados no espaço e/ou no tempo.

Diante deste contexto, ao elaborar o material didático de uma unidade curricular, a equipe docente envolvida deve pensar em uma abordagem pedagógica que desenvolva a capacidade reflexiva do aluno, integrando o conhecimento prático e teórico de tal forma que o relacione ao seu contexto de atuação social e profissional. 

Ao elaborar o material didático de uma determinada disciplina, é imprescindível que o professor tenha conhecimento do Projeto Político Pedagógico do curso, que constituiu o balizamento para a construção do material, em todas as suas etapas. Considera-se que esse documento indicará todas as competências e habilidades que serão desenvolvidas nas unidades curriculares que compõem a matriz curricular do curso. Neste sentido, Veiga (2004, p. 13) afirma que “o projeto político-pedagógico explicita os fundamentos teórico-metodológicos, os objetivos, o tipo de organização e as formas de implementação e avaliação”, expressando a identidade do curso e da instituição de ensino.

 

Sobre essa temática, os Referenciais de Qualidade da Educação a Distância fazem a seguinte recomendação:

O material didático, tanto do ponto de vista da abordagem do conteúdo quanto da forma, deve estar concebido de acordo com os princípios epistemológicos, metodológicos e políticos explicitados no projeto pedagógico, de modo a facilitar a construção do conhecimento e mediar a interlocução entre estudante e professor (SEED, 2002, p. 13).

Ao elaborar o material didático, o professor busca uma abordagem pedagógica que permita a compreensão dos fundamentos teóricos da unidade curricular. A equipe docente deve buscar também desenvolver a capacidade reflexiva do aluno, integrando o conhecimento prático e teórico de tal forma que o relacione ao seu contexto de atuação social e profissional.

No projeto pedagógico, a equipe docente terá conhecimento das "bases epistemológicas, diretrizes, princípios e modalidade de organização curricular” (SEED, 2002, p. 25). Os objetivos de aprendizagem, as habilidades e as competências que o curso busca desenvolver no aluno com aquela unidade de aprendizagem, em especial, e também no curso como um todo, podem ser identificados no projeto pedagógico do curso.

A partir dessas informações, os professores conteudistas constroem um texto articulado aos princípios teóricos e pedagógicos que fundamentam o curso, seja quanto às unidades referentes ao conteúdo, seja quanto à metodologia de ensino e de avaliação.