2 O planejamento da EaD pelos professores

2.2 Plano instrucional matricial e descritivo

No planejamento de um curso de EaD é preciso ponderar o nível de interação que se deseja entre o aluno e os conhecimentos compartilhados no curso, bem como as atividades de aprendizagem e de avaliação que serão realizadas.

Nesse contexto, Abbad (2007) destaca que existem especificidades ligadas à EaD e ao perfil do aluno que merecem atenção dos educadores principalmente na etapa de planejamento, na qual devem ser consideradas e selecionadas as teorias de aprendizagem, abordagens instrucionais e de desenho instrucional compatíveis com as demandas e contexto do estudante.

Assim, destacamos que após a elaboração do Plano de Ensino, o planejamento de um curso na modalidade de EaD dá mais um passo, que é a elaboração do Plano ou Matriz Instrucional do curso. Para Filatro (2008, p. 3), por meio da Matriz de Design Instrucional (Matriz DI):

Podemos definir quais atividades serão necessárias para atingir os objetivos […], verificar quais serão os níveis de interação entre o aluno e os conteúdos, as ferramentas, o educador e os outros alunos e que tipo de ambiente virtual será necessário para o desempenho das atividades.

Já Sales (2010, p. 87) pondera que no planejamento de um curso online, na Matriz DI são “agendadas as atividades síncronas e/ou assíncronas, presenciais ou a distância, avaliáveis ou não, às quais se atribuem um determinado peso por sua significância, definida por um percentual relacionado à importância da atividade relativamente ao curso como um todo”.

Na sequência compartilhamos o modelo de Matriz DI, proposto por Filatro (2008), a fim de que este seja um elemento norteador da etapa de planejamento do curso na modalidade EaD. É a partir deste, que teremos um panorama de como o curso ou disciplina será organizando no seu Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA):

Matriz Instrucional (Filatro_2008)

Legenda: Modelo Matriz DI

Fonte: Filatro (2008)

De acordo com Ferrari e Martins (2011), os elementos da Matriz DI (conteúdo e atividades) serão definidos pelos professores conteudistas e professores formadores das disciplinas, em conjunto com o profissional responsável pelo design instrucional do curso, que apontará quais serão as ferramentas mais adequadas para o desenvolvimento do curso. Este modelo de planejamento pode ser aplicado em qualquer curso na modalidade de EaD, cabendo ao docente fazer as devidas adaptações alinhadas aos objetivos e contexto de desenvolvimento do curso.

Para a fase de planejamento de um curso de EaD é necessário utilizar-se de recursos que favoreçam a harmonia entre: as ferramentas tecnológicas utilizadas na aprendizagem dos alunos e os objetivos pedagógicos, que se traduzirão na melhor estratégia didática aplicada ao curso.

Na próxima seção, serão discutidos aspectos relacionados a produção de materiais didáticos para a educação a distância, outro elemento essencial em todo esse processo de planejamento e desenvolvimento de cursos na EAD. Vamos lá!