Prezados Coordenadores de Nead,
O Edital de articulação que a CAPES publica periodicamente para que as instituições proponham ofertas de cursos superiores EAD foi publicado ontem e segue no link a seguir:
Observem que o edital prioriza a reoferta e a expansão de cursos de Licenciatura (mínimo de 50% das vagas a serem propostas), mas também abre vagas para novos cursos tecnólogicos e especializações.
Faço um resumo aqui, que não dispensa da leitura do edital pelos câmpus interessados, para que possam orientar as equipes sobre as possibilidades de participação e tirar suas dúvidas:
Licenciatura: a expectativa para o IFSC é ofertar 300 vagas para a Licenciatura em Matemática do Câmpus Tubarão (150 para 2025 e 150 para 2026) e mais 300 vagas (150 + 150) em um novo curso de Licenciatura EaD que já esteja pronto para ser implantado. Pedimos que os câmpus entrem em contato se tiverem cursos nessa situação.
OBS: Aproveitar bem as vagas de Licenciatura é importante para viabilizar também a totalidade da utilização de outros 50% das vagas nos outros tipos de curso, pois se propusermos somente 300 vagas em Licenciaturas, nosso total possível ficará menor para as outras ofertas.
Curso Superior de Tecnologia: no momento, o IFSC não está ofertando nenhum curso de graduação deste tipo, mas já ofertou antes e possui PPC aprovado na modalidade Ead em mais de um câmpus, com material didático no moodle. Se o seu câmpus possui uma proposta de curso EaD já em elaboração avançada ou pronto, PPC e Moodle, procure-nos para aproveitarmos essas 150 vagas.
Pós-Graduação/Especialização: o IFSC já possui três cursos de Especialização em andamento (Docência, Direitos Humanos e Ciência 10) e manifestou interesse em ofertar outros dois cursos novos em parceria com a SETEC, que são: Esp em Gestão Pública na Educação Profissional e Tecnológica e Esp em Educação a Distância. Os PPC são nacionais, a oferta deve ser em rede e o material didático já vem elaborado pela rede. Estão previstas 150 vagas para cada um desses novos cursos (o que o edital chama de expansão) e mais 150 vagas para reoferta dos cursos já em andamento atualmente. Considerando que o máximo é de 40% das vagas neste tipo de curso, creio que poderemos ofertar até 450 vagas de especialização em três cursos diferentes, mas foi noticiada pela SETEC a possibilidade de retificar o edital garantindo ainda mais vagas.
A definição dos cursos que serão ofertados deve ser feita até OUTUBRO DE 2023, para possibilitar a formalização com os municípios/polos e com as demais instituições de Santa Catarina: UDESC, UFSC, IFC e UFFS, antes da inscrição final.
Ficamos inteiramente à disposição para dúvidas no e-mail coord.uab.cerfead@ifsc.edu.br
Um ótimo final de semana!