Reflexões sobre o documentário da Ritaharju School

Número de respuestas: 8

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Faça uma pequena reflexão sobre o documentário que você assistiu. Destaque  um frase ou momento do documentário  chamou a sua atenção e que você considera essencial para uma educação inovadora. 

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Re: Reflexões sobre o documentário da Ritaharju School

de Marília da Silva Elias Germano -
Atualmente a educação enfrenta diversos desafios, dentre eles: as mudanças frequentes no ensino, a falta de professores que tem afetado a autoestima dos professores e a responsabilidade com a escola. Com a pandemia teve um aumento crescente no ensino híbrido, onde os docentes tiveram que se adaptar muito rápido, o combate ao bullying, a participação efetiva das famílias, e também o uso da tecnologia que é uma ferramenta essencial no processo de aprendizagem, mas é necessário integrar de maneira eficaz.
Com relação a Ritaharju School, se destaca como uma escola inovadora, pois uma parte que me chamou a atenção é que são dois professores em sala de aula, e que os alunos têm autonomia, liberdade de escolhas, fazem o que gostam, são aulas dinâmicas, prazerosas e interativas.
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Re: Reflexões sobre o documentário da Ritaharju School

de Tiago Scheffer de Matos -
Marilia, parabéns pelas suas contribuições. Realmente temos um caminho longo para trilhar, mas a utilização da tecnologia em conjunto com outros recursos é caminho interessante, assim como a integração entre os professores pode trazer resultados promissores para uma aprendizagem significativa.
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Re: Reflexões sobre o documentário da Ritaharju School

de Mariely Valentim da Silva Crescêncio -
O modelo finlandês em implementar um sistema educacional que se adapta às realidades locais e culturais é uma tarefa peculiar, no entanto, coloca o aluno como centro das transformações educacionais, levando em consideração a integralidade da Educação como um todo. Este exemplo de sistema educacional é inovador e transformador, pois leva o estudante a se tornar curioso e crítico perante as dinâmicas que ocorrem ao seu redor.
No Brasil, por exemplo, a desigualdade educacional, a falta de recursos e a resistência a mudanças podem ser obstáculos para a implementação de práticas semelhantes. O principal desafio na educação atual é criar um equilíbrio entre a inovação pedagógica e as condições REAIS das escolas, respeitando as diferenças culturais e sociais de cada região.
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Re: Reflexões sobre o documentário da Ritaharju School

de Tiago Scheffer de Matos -
Mariely, muito interessante a sua reflexão. Acredito que podemos inserir algumas práticas no fazer docente para despertar a curiosidade dos nossos alunos. Mas como você bem disse precisamos respeitar as diferenças culturais e sociais de cada realidade.
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Re: Reflexões sobre o documentário da Ritaharju School

de Lucilene Nunes -
De acordo com o estudo em questão foi possível compreender que o modelo finlandês visa implementar um sistema educacional que por sua vez, tende a se adaptar as realidades, sejam elas locais e culturais e esse fator acaba tornando-se uma tarefa um tanto que peculiar, fato este que, por sua vez, acaba colocando o aluno para se tornar o centro das transformações educacionais, no entanto, pode-se dizer que de acordo com a integralidade da Educação como um todo ao seu fundamento educacional. Assim, este sistema educacional acaba sendo inovador e um tanto que transformador, uma vez que, acaba levando o educando a se tornar mais curioso, crítico e inovador perante as dinâmicas das ideias que ocorrem ao seu redor diariamente.
Já no Brasil, não podemos deixar de mencionar que a desigualdade educacional ainda é grande e acaba afetando muitos educandos, pois existe uma demanda muito grande de falta de recursos o que acaba ocasionando então uma resistência a mudanças de forma significativa e assim torna-se então graves obstáculos para a implementação de práticas educativas iguais do vídeo. Em nosso meio educacional atualmente é necessário criar um equilíbrio entre a inovação pedagógica e as condições reais vivenciadas pelas escolas, na forma de respeitar as diferenças culturais e sociais de cada local e assim interagir com todos visando uma melhoria de forma positiva e grandiosa a fim de se tornar favorável para todos os educandos que buscam melhoria e qualidade no ensino.
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Re: Reflexões sobre o documentário da Ritaharju School

de Tiago Scheffer de Matos -
Luciliene, parabéns pelas contribuições. Realmente temos grandes diferenças, mas também temos exemplos de escolas e sistemas educacionais inovando e conseguindo bons resultados.
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Re: Reflexões sobre o documentário da Ritaharju School

de Andresa Ribeiro Leandro -
O modelo finlandês, nos revela que a inovação da educação vai além das técnicas de ensino, pois está conectada aos valores da sociedade, o comprometimento em atender as necessidades individuais de cada aluno, ao invés de focar apenas no resultado.

No Brasil, essa ideia poderia guiar uma educação mais inovadora e inclusiva, baseada em princípios essenciais que a Finlândia aplica com sucesso: Valorização e formação contínua dos professores: Investir na capacitação e autonomia dos educadores é fundamental para melhorar o ensino. No Brasil, isso poderia elevar o prestígio da profissão e proporcionar ambientes de aprendizado mais eficazes e criativos.  Foco na equidade: Garantir que todos os estudantes, independentemente da origem socioeconômica ou das dificuldades de aprendizagem, tenham acesso às mesmas oportunidades educacionais. Isso requer investimentos para reduzir desigualdades regionais e sociais.  Aprendizagem personalizada e menos padronizada: Respeitar o ritmo de cada aluno e utilizar metodologias lúdicas e interativas, como o aprendizado por projetos e o ensino híbrido. Ambiente escolar acolhedor: Priorizar o bem-estar dos alunos, garantindo escolas seguras, inclusivas e estimulantes para promover uma aprendizagem significativa.