Linguagem de Programação Kotlin
Kotlin é uma linguagem de programação moderna, desenvolvida pela JetBrains, conhecida por sua simplicidade e segurança. Criada para ser uma alternativa mais eficiente ao Java, ela é amplamente utilizada no desenvolvimento Android, mas também é versátil o suficiente para outras aplicações, como desenvolvimento web, backend e ciência de dados.
Além de ser multiplataforma, Kotlin oferece uma sintaxe concisa e recursos avançados que facilitam a escrita de código limpo e de fácil manutenção.
Estrutura básica de um programa em Kotlin
Um programa em Kotlin é composto por instruções que definem o comportamento do software e dados que são manipulados por essas instruções. A função main é o ponto de partida de qualquer aplicação Kotlin.
/*
* Exemplo de código Kotlin
*/
fun main() {
println("Olá, Mundo!")
}
Comentários no código
Comentários são trechos de texto ignorados pelo compilador. Eles são úteis para documentar o código e explicar o funcionamento de determinadas partes do programa.
// Isso é um comentário de uma linha
/*
Este é um comentário
de múltiplas linhas.
*/
Tipos de dados em Kotlin
Kotlin suporta diversos tipos de dados para representar informações, como textos, números, valores booleanos e coleções.
- String: Representa textos.
- Int: Números inteiros.
- Double: Números decimais.
- Boolean: Valores verdadeiros ou falsos.
- List: Coleções ordenadas de elementos.
fun main() {
println("Texto") // String
println(42) // Int
println(3.14) // Double
println(true) // Boolean
}
Variáveis em Kotlin
Variáveis são usadas para armazenar dados temporariamente durante a execução do programa. Em Kotlin, existem dois tipos principais de variáveis:
Variáveis mutáveis (var)
Variáveis declaradas com var podem ter seus valores alterados ao longo do programa.
var nome = "João"
var idade = 25
var altura = 1.75
var peso = 70.5
var estudante = true
Variáveis imutáveis (val)
Variáveis declaradas com val não podem ser reatribuídas após a inicialização.
val pi = 3.14
val nomeCompleto = "Maria Silva"
Listas e coleções
Listas são coleções ordenadas de elementos que podem ser acessados por meio de índices. Em Kotlin, o primeiro elemento de uma lista está no índice 0.
val frutas = listOf("Maçã", "Banana", "Laranja")
println(frutas[1]) // Saída: Banana
Regras para nomear variáveis
- Nomes de variáveis devem começar com uma letra.
- Não use espaços ou caracteres especiais (exceto
_). - Prefira o padrão
camelCasepara nomes compostos.
Objetos e métodos
Em Kotlin, objetos são instâncias de classes que possuem propriedades (valores) e métodos (ações). Métodos são funções associadas a objetos.
val texto = "Kotlin"
println(texto.uppercase()) // Converte para maiúsculas
println(texto.length) // Retorna o tamanho do texto
println(texto.replace("o", "0")) // Substitui caracteres
Template Strings
Template Strings permitem inserir valores de variáveis diretamente em textos, facilitando a construção de mensagens dinâmicas.
val nome = "Carlos"
val idade = 30
println("Meu nome é $nome e tenho $idade anos.")
Operadores aritméticos
Kotlin suporta operadores matemáticos básicos para realizar cálculos.
val a = 10
val b = 5
println(a + b) // Soma
println(a - b) // Subtração
println(a * b) // Multiplicação
println(a / b) // Divisão
println(a % b) // Resto da divisão
Operadores relacionais
Operadores relacionais são usados para comparar valores e retornam um resultado booleano (true ou false).
val x = 10
val y = 20
println(x == y) // Igual a
println(x != y) // Diferente de
println(x > y) // Maior que
println(x < y) // Menor que
println(x >= y) // Maior ou igual a
println(x <= y) // Menor ou igual a
Operadores lógicos
Operadores lógicos permitem combinar expressões booleanas.
val a = true
val b = false
println(a && b) // AND (e)
println(a || b) // OR (ou)
println(!a) // NOT (não)
Estruturas condicionais
Estruturas condicionais permitem executar blocos de código com base em condições específicas.
Instrução if
val idade = 17
if (idade >= 18) {
println("Maior de idade")
} else {
println("Menor de idade")
}
Instrução when
O when é semelhante ao switch de outras linguagens e é útil para comparar um valor com múltiplas opções.
val dia = 3
when (dia) {
1 -> println("Domingo")
2 -> println("Segunda-feira")
3 -> println("Terça-feira")
else -> println("Dia inválido")
}
Estruturas de repetição
Estruturas de repetição permitem executar um bloco de código várias vezes.
Loop for
for (i in 1..5) {
println("Número: $i")
}
Loop while
var contador = 0
while (contador < 5) {
println("Contador: $contador")
contador++
}
Funções
Funções são blocos de código reutilizáveis que realizam tarefas específicas.
fun saudacao(nome: String) {
println("Olá, $nome!")
}
saudacao("Ana")