Linguagem de Programação Kotlin

Kotlin é uma linguagem de programação moderna, desenvolvida pela JetBrains, conhecida por sua simplicidade e segurança. Criada para ser uma alternativa mais eficiente ao Java, ela é amplamente utilizada no desenvolvimento Android, mas também é versátil o suficiente para outras aplicações, como desenvolvimento web, backend e ciência de dados. 

Além de ser multiplataforma, Kotlin oferece uma sintaxe concisa e recursos avançados que facilitam a escrita de código limpo e de fácil manutenção.

Estrutura básica de um programa em Kotlin

Um programa em Kotlin é composto por instruções que definem o comportamento do software e dados que são manipulados por essas instruções. A função main é o ponto de partida de qualquer aplicação Kotlin.

/*
 * Exemplo de código Kotlin
 */
fun main() {
    println("Olá, Mundo!")
}

Comentários no código

Comentários são trechos de texto ignorados pelo compilador. Eles são úteis para documentar o código e explicar o funcionamento de determinadas partes do programa.

// Isso é um comentário de uma linha

/*
Este é um comentário
de múltiplas linhas.
*/

Tipos de dados em Kotlin

Kotlin suporta diversos tipos de dados para representar informações, como textos, números, valores booleanos e coleções.

  • String: Representa textos.
  • Int: Números inteiros.
  • Double: Números decimais.
  • Boolean: Valores verdadeiros ou falsos.
  • List: Coleções ordenadas de elementos.
fun main() {
    println("Texto")  // String
    println(42)       // Int
    println(3.14)     // Double
    println(true)     // Boolean
}

Variáveis em Kotlin

Variáveis são usadas para armazenar dados temporariamente durante a execução do programa. Em Kotlin, existem dois tipos principais de variáveis:

Variáveis mutáveis (var)

Variáveis declaradas com var podem ter seus valores alterados ao longo do programa.

var nome = "João"
var idade = 25
var altura = 1.75
var peso = 70.5
var estudante = true

Variáveis imutáveis (val)

Variáveis declaradas com val não podem ser reatribuídas após a inicialização.

val pi = 3.14
val nomeCompleto = "Maria Silva"

Listas e coleções

Listas são coleções ordenadas de elementos que podem ser acessados por meio de índices. Em Kotlin, o primeiro elemento de uma lista está no índice 0.

val frutas = listOf("Maçã", "Banana", "Laranja")
println(frutas[1]) // Saída: Banana

Regras para nomear variáveis

  • Nomes de variáveis devem começar com uma letra.
  • Não use espaços ou caracteres especiais (exceto _).
  • Prefira o padrão camelCase para nomes compostos.

Objetos e métodos

Em Kotlin, objetos são instâncias de classes que possuem propriedades (valores) e métodos (ações). Métodos são funções associadas a objetos.

val texto = "Kotlin"
println(texto.uppercase()) // Converte para maiúsculas
println(texto.length)      // Retorna o tamanho do texto
println(texto.replace("o", "0")) // Substitui caracteres

Template Strings

Template Strings permitem inserir valores de variáveis diretamente em textos, facilitando a construção de mensagens dinâmicas.

val nome = "Carlos"
val idade = 30
println("Meu nome é $nome e tenho $idade anos.")

Operadores aritméticos

Kotlin suporta operadores matemáticos básicos para realizar cálculos.

val a = 10
val b = 5
println(a + b) // Soma
println(a - b) // Subtração
println(a * b) // Multiplicação
println(a / b) // Divisão
println(a % b) // Resto da divisão

Operadores relacionais

Operadores relacionais são usados para comparar valores e retornam um resultado booleano (true ou false).

val x = 10
val y = 20
println(x == y) // Igual a
println(x != y) // Diferente de
println(x > y)  // Maior que
println(x < y)  // Menor que
println(x >= y) // Maior ou igual a
println(x <= y) // Menor ou igual a

Operadores lógicos

Operadores lógicos permitem combinar expressões booleanas.

val a = true
val b = false
println(a && b) // AND (e)
println(a || b) // OR (ou)
println(!a)     // NOT (não)

Estruturas condicionais

Estruturas condicionais permitem executar blocos de código com base em condições específicas.

Instrução if

val idade = 17
if (idade >= 18) {
    println("Maior de idade")
} else {
    println("Menor de idade")
}

Instrução when

O when é semelhante ao switch de outras linguagens e é útil para comparar um valor com múltiplas opções.

val dia = 3
when (dia) {
    1 -> println("Domingo")
    2 -> println("Segunda-feira")
    3 -> println("Terça-feira")
    else -> println("Dia inválido")
}

Estruturas de repetição

Estruturas de repetição permitem executar um bloco de código várias vezes.

Loop for

for (i in 1..5) {
    println("Número: $i")
}

Loop while

var contador = 0
while (contador < 5) {
    println("Contador: $contador")
    contador++
}

Funções

Funções são blocos de código reutilizáveis que realizam tarefas específicas.

fun saudacao(nome: String) {
    println("Olá, $nome!")
}

saudacao("Ana")
Última atualização: Wednesday, 12 Mar 2025, 16:43