Questão 1
O conceito de letramento racial refere-se:
A) Apenas ao conhecimento da história africana.
B) À capacidade de ler e escrever em línguas africanas.
C) Ao desenvolvimento da consciência crítica sobre as relações raciais.
D) À substituição de currículos tradicionais por africanos.
E) Ao estudo restrito de biografias de personalidades negras.
Resposta correta: C

Questão 2
Qual lei tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas brasileiras?
A) Lei nº 9.394/96
B) Lei nº 10.639/03
C) Lei nº 8.069/90
D) Lei nº 12.711/12
E) Lei nº 11.645/08
Resposta correta: B

Questão 3
O racismo estrutural pode ser definido como:
A) Uma ofensa isolada em sala de aula.
B) O preconceito manifestado apenas em espaços virtuais.
C) A reprodução do racismo nas instituições e práticas sociais.
D) Um fenômeno individual e restrito a determinadas pessoas.
E) Uma manifestação cultural positiva.
Resposta correta: C

Questão 4
A branquitude pode ser entendida como:
A) A valorização exclusiva de culturas africanas.
B) O lugar de privilégio racial ocupado por pessoas brancas.
C) A inexistência de desigualdades raciais.
D) Um movimento político de negros e indígenas.
E) Um conceito irrelevante nas discussões raciais.
Resposta correta: B

Questão 5
Qual autor brasileiro destacou a importância do conceito de amefricanidade?
A) Milton Santos
B) Abdias do Nascimento
C) Lélia Gonzalez
D) Gilberto Freyre
E) Kabengele Munanga
Resposta correta: C

Questão 6
A Lei nº 11.645/08 acrescentou ao currículo escolar o ensino sobre:
A) História europeia e norte-americana.
B) História indígena e afro-brasileira.
C) Cultura digital e informática.
D) História universal da arte.
E) História das religiões monoteístas.
Resposta correta: B

Questão 7
O letramento racial no ambiente escolar busca:
A) Tornar o currículo neutro racialmente.
B) Ignorar a diversidade de estudantes.
C) Promover práticas pedagógicas inclusivas e antirracistas.
D) Substituir professores por materiais digitais.
E) Enfatizar apenas a cultura ocidental.
Resposta correta: C

Questão 8
Segundo Kabengele Munanga, o mito da democracia racial no Brasil:
A) É uma realidade comprovada.
B) Impede a percepção das desigualdades raciais.
C) Foi superado pela legislação educacional.
D) É um conceito africano tradicional.
E) Refere-se à igualdade de gênero.
Resposta correta: B

Questão 9
O genocídio da juventude negra no Brasil está relacionado principalmente:
A) Ao acesso restrito às tecnologias digitais.
B) Ao racismo estrutural e à violência institucional.
C) À falta de interesse cultural dos jovens.
D) À migração do campo para as cidades.
E) Ao excesso de políticas públicas.
Resposta correta: B

Questão 10
O ensino da cultura afro-brasileira nas escolas deve:
A) Ser opcional, a critério do professor.
B) Restringir-se ao mês da Consciência Negra.
C) Atravessar todo o currículo escolar de forma transversal.
D) Ser tratado apenas nas disciplinas de história.
E) Ser desenvolvido apenas no ensino superior.
Resposta correta: C

Questão 11
Uma prática pedagógica antirracista pode ser:
A) Ignorar a diversidade étnico-racial.
B) Incentivar apenas festas folclóricas.
C) Valorizar autores e autoras negros nos conteúdos curriculares.
D) Reforçar estereótipos culturais.
E) Desconsiderar a contribuição indígena.
Resposta correta: C

Questão 12
O termo interseccionalidade, trabalhado por Kimberlé Crenshaw, refere-se:
A) À sobreposição de opressões como raça, gênero e classe.
B) À integração de conteúdos curriculares.
C) À troca de culturas entre países.
D) Ao diálogo entre gerações.
E) Ao intercâmbio estudantil internacional.
Resposta correta: A

Questão 13
A ausência de representatividade negra em cargos de liderança pode ser vista como:
A) Fruto de meritocracia pura.
B) Reflexo de desigualdades históricas.
C) Resultado da falta de interesse da população negra.
D) Uma questão meramente biológica.
E) Uma escolha individual sem impacto social.
Resposta correta: B

Questão 14
A promoção do letramento racial nos Institutos Federais visa:
A) Segregar turmas por raça.
B) Ampliar o acesso ao conhecimento crítico sobre desigualdades raciais.
C) Reduzir o número de disciplinas ofertadas.
D) Valorizar exclusivamente culturas europeias.
E) Substituir a formação técnica por humanidades.
Resposta correta: B

Questão 15
Qual pensadora elaborou o conceito de “lugar de fala”?
A) Chimamanda Adichie
B) Djamila Ribeiro
C) Angela Davis
D) Grada Kilomba
E) Lélia Gonzalez
Resposta correta: B

Questão 16
A abordagem da educação das relações étnico-raciais no IFSC deve:
A) Restringir-se a projetos extracurriculares.
B) Ser responsabilidade apenas de professores de história.
C) Integrar-se de forma transversal a todas as áreas do conhecimento.
D) Focar apenas em datas comemorativas.
E) Excluir o debate com estudantes.
Resposta correta: C

Questão 17
O que significa ser antirracista, segundo a literatura atual?
A) Apenas não praticar atos racistas.
B) Atuar ativamente contra o racismo em todas as suas formas.
C) Promover a cultura europeia nas escolas.
D) Evitar falar sobre o tema.
E) Tratar a questão apenas em nível individual.
Resposta correta: B

Questão 18
A invisibilização de autores negros no currículo escolar é um exemplo de:
A) Avanço pedagógico.
B) Racismo institucional.
C) Intercâmbio cultural.
D) Letramento racial.
E) Neutralidade cultural.
Resposta correta: B

Questão 19
Entre os objetivos do letramento racial está:
A) Naturalizar as desigualdades raciais.
B) Fortalecer estereótipos culturais.
C) Reconhecer, questionar e combater práticas racistas.
D) Excluir culturas indígenas do debate.
E) Substituir conteúdos técnicos.
Resposta correta: C

Questão 20
Ao tratar da educação para as relações étnico-raciais, é fundamental:
A) Promover apenas debates teóricos.
B) Garantir espaços de escuta e valorização das identidades.
C) Restringir a discussão a eventos anuais.
D) Excluir a comunidade externa do processo.
E) Evitar a problematização das desigualdades.
Resposta correta: B


Última modificación: Tuesday, 19 de August de 2025, 14:13