Programação

  • Geral

    • Orientações Iniciais
      •••
      Submissão e Ciclo de Vida
      •••
      Lato Sensu no SIGAA
      •••
      Conceitos Básicos
      I
      II
      Para Iniciar o Curso
      I
      II
      III
      Durante o Curso
      I
      II
      III
      IV
      V
      Para Concluir o Curso
      I
      II
      III
      IV
      Documentos
      •••
    • Boas-Vindas

                Seja bem-vindo(a) ao curso de Capacitação do Portal do Coordenador Lato Sensu no SIGAA, com carga horária total de 20 horas e início a partir de 01 de novembro de 2018.
      O Curso se dará na modalidade EaD, não teremos encontros presenciais e a interação será pelo Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem – AVEA/Moodle.

                Este curso tem como objetivo promover e disseminar conhecimento e boas práticas no uso das ferramentas do Portal, de modo a qualificar o docente coordenador, oportunizando formas diferenciadas de acesso aos conhecimentos e buscando desenvolver boas práticas do Portal do Coordenador Lato Sensu.

                É liberado acesso ao Portal do Coordenador Lato Sensu somente aos coordenadores de curso de Pós-Graduação Lato Sensu. Os coordenadores de cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu possuem portal próprio, diferente deste.

                Aqui, você encontra orientações gerais do uso do Portal. Fique atento ao nosso Mural de Avisos e as Orientações para Uso de Fóruns. Dúvidas podem ser sanadas através do Fórum de Dúvidas (específico para cada tópico apresentado). Você também pode utilizar o Espaço Aberto para compartilhar o seu conhecimento e instigar discussões que considere relevante para o uso do Portal do Coordenador Lato Sensu.

                Para começar, se apresente no Fórum de Apresentação dos Coordenadores e Registradores Acadêmicos - Quem sou? De que Câmpus? Coordeno qual(is) curso(s)? Também aproveite para ler os documentos orientadores deste curso, entre eles: Plano de Trabalho e Roteiro de Estudos.

      Bom curso e conte sempre com a equipe docente!

    • Fluxo de Submissão e Ciclo de Vida de um Curso Lato Sensu

    • Portal do Coordenador Lato Sensu

                O SIGAA trabalha com gerenciamento de cursos Lato Sensu também. Este gerenciamento se dá através de 2 módulos principais: Módulo Lato Sensu e Portal do Coordenador Lato Sensu.

                O Módulo Lato Sensu possibilita o gerenciamento das atividades acadêmicas dos cursos do tipo Especialização existentes na Instituição. A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI) do IFSC é responsável pela realização de diversas operações administrativas nesse módulo, enquanto que o coordenador de curso (através do Portal do Coordenador Lato Sensu) gerencia o andamento do seu curso realizando os devidos registros acadêmicos.

      Relacionamento com outros módulos

        • Portal do Docente: Através do Portal do Docente é possível realizar a submissão de propostas de curso de Especialização para que seja aprovada pela PROPPI. O docente vinculado em uma turma poderá gerenciar essa turma pelo portal fazendo o lançamento de conceitos, frequências dos discentes, registro de materiais de aula etc.

        • Portal do Discente: o discente poderá acompanhar seus conceitos lançados por meio de impressão de histórico, emitir declarações e outras operações.

        • Portal Coordenador Lato Sensu: o coordenador do curso poderá gerenciar o curso fazendo o cadastro de processo seletivo, cadastro de discentes, criação de turmas, matrículas dos discentes do curso etc.

        • Portal Público: Através do Portal Público, é possível consultar os cursos Lato Sensu e efetuar inscrições em processos seletivos.

      Atribuições do Coordenador de Curso Lato Sensu

                O coordenador de curso Lato Sensu possui como atribuições principais:

        1. Identificar Secretário e Vice-Coordenador
        2. Processo Seletivo
        3. Criar Turma de Entrada e de Unidades Curriculares
        4. Efetuar Matrícula em Turma
        5. Consolidar Turma
        6. Efetuar o acompanhamento do Curso
        7. Cadastrar Trabalho de Conclusão de Curso
        8. Emitir Relatório Final de Curso
    • Alguns Termos e Definições no SIGAA

      Alguns termos/definições utilizadas pelo SIGAA vem em decorrência do ambiente/cenário onde foi desenvolvido, a UFRN. Então, para facilitar o entendimento, inclusive dos fluxos, se faz necessário definirmos esses termos para sabermos exatamente do que se trata e melhorarmos nosso uso do sistema.

    • Docente Externo no Lato Sensu do IFSC

      Entende-se por docente externo aquele docente externo ao IFSC, não externo ao câmpus e/ou diretoria.

    • Etapa 1 - Submissão de Nova Proposta de Curso Lato Sensu

                O Portal Docente reúne todos os fluxos que são de responsabilidade do docente da instituição e tem a finalidade de atender à demanda dos discentes e dos coordenadores de cursos do IFSC.

                Por meio dele, o docente poderá submeter sua proposta de criação de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu à PROPPI (curso este já enviado para apreciação do CEPE/CONSUP).

       

      Nova oferta de turma

      Sobre os cursos com nova oferta, mesmo que já cadastrados anteriormente no SIGAA, recomendamos, para a necessidade de que sejam cadastrados como um novo curso, podendo serem aproveitados os dados da mesma proposta.

      Lembrando que para cadastros de cursos no SIGAA não se faz mais necessários códigos de cursos, tal qual era utilizado no ISAAC.

    • Etapa 3 - Processo Seletivo, Turma de Entrada e Cadastros Básicos

      Processo Seletivo

      Esta funcionalidade permite ao coordenador do curso criar um processo seletivo (fake) e criar uma turma de entrada (uma para cada polo, caso o curso seja EaD) que receberão os discentes selecionados pelo Departamento de Ingresso - DEING.

      É apenas um ator principal neste processo:
      COORDENAÇÃO DE CURSO


      Turma de Entrada

      As Turmas de Entrada são utilizadas para agrupar um conjunto de discentes que ingressam no curso em um mesmo momento. O coordenador pode distribuir o total de vagas do seu curso em várias Turmas de Entrada, de acordo com o modo mais conveniente à organização do curso.

      É apenas um ator principal neste processo:
      COORDENAÇÃO DE CURSO


      Cadastros Gerais (Básicos)

      No Portal do Coordenador Lato Sensu, existem alguns cadastros que devem ser preenchidos/informados, para que o sistema funcione de maneira correta.

      É apenas um ator principal neste processo:
      COORDENAÇÃO DE CURSO

    • Etapa 5 - Criação de Turmas de Unidade Curricular

      A criação de uma Turma de Unidade Curricular é um processo de simples execução, mas de complexo planejamento. A maior parte das falhas encontradas nas turmas é relativa ao planejamento e documentação e não à execução propriamente dita. Operar o SIGAA é simples, introduzir dados corretos é que se constitui uma dificuldade que só pode ser superada com a ação inteligente dos atores envolvidos no processo.

    • Etapa 6 - Matricular Discentes nas Turmas

      Esta funcionalidade permite que o usuário, Gestor de Lato Sensu/RA e/ou Coordenador de Curso, matricule um ou mais discentes em uma turma de Pós-Graduação previamente aberta.

      Também poderá Alterar o Status de Matrícula do discente. Esta funcionalidade permite que o usuário, Gestor Lato Sensu/RA e/ou Coordenador de Curso, altere o status de matrícula de discentes em turmas do curso Lato Sensu. É assim que se efetua um Trancamento/Cancelamento de Matrícula em uma turma de disciplina (através de alteração de status).

    • Página Web do Curso

      Neste tópico, você aprenderá como informar os dados do curso para que sejam apresentados no Portal Público do SIGAA. Esta funcionalidade, permite ao coordenador do curso editar as informações da página web do SIGAA que ficarão públicas.

    • Cadastramento de Notícias no Portal Público do SIGAA

      A Coordenadoria de Curso pode cadastrar notícias relevantes, que serão exibidas no Portal Público do curso. É importante ressaltar que somente as dez últimas notícias publicadas serão exibidas no Portal. Neste tópico, você experimentará essa funcionalidade.

    • Emissão de Documentos Diversos e Atualização de Dados dos Discentes

      Neste tópico, você conhecerá diversos tipos de documentos que poderão ser solicitados pelos discentes e emitidos via Portal Coordenador Lato Sensu. As funcionalidades apresentadas também permitem atualizar dados dos discentes. 

    • Etapa 7 - Gerenciar e Consolidar Turmas

      Esta operação permite que o coordenador ou secretário de curso Lato Sensu consolide as notas de suas turmas. Para isso, é necessário que as notas e o número de faltas de cada discente seja informado. 

      Também, o Coordenador de Curso e/ou Secretário, poderão realizar a consulta geral de turmas, alterar e/ou remover turmas criadas, além de outras operações sobre turmas.

    • Etapa 8 - Trabalho Final de Curso

      Esta funcionalidade é utilizada pelos Coordenadores Lato Sensu e tem o objetivo de cadastrar o trabalho final de curso e sua orientação.

      O Coordenador irá cadastrar os trabalhos de conclusão dos discentes do curso Lato Sensu após a defesa dos trabalhos. O cadastro deverá ser feito após o discente ter cursado e concluído todos os componentes curriculares.

      O Trabalho de Conclusão de Curso, também conhecido como TCC, é um tipo específico de atividade realizada pelos discentes da instituição e que deve ser registrada no seu histórico. Na pós-graduação Lato Sensu, este é o único tipo de atividade cursada pelos discentes, pois todos os outros componentes são do tipo unidades curriculares.

    • Etapa 9 - Finalizar Discente

      Quando um Curso de Pós-Graduação Lato Sensu chega ao fim, o Gestor do Módulo Lato Sensu e/ou RA precisa concluir seus alunos, desvinculando-os do curso de pós-graduação. Isto pode ser feito individualmente através do livro relacionado, ao final deste, Conclusão Individual de Programa, onde apenas um discente pode ser concluído de cada vez, ou coletivamente através da presente funcionalidade, que permite a Conclusão Coletiva de Programa, onde se pode concluir todos os discentes do curso simultaneamente.

    • Etapa 10 - Relatório Final

      Para finalizar um curso de Pós-Graduação Lato Sensu, é obrigatório a submissão do Relatório Final, onde irão informações importantes sobre o curso, tais como: quantidades de alunos formados, disciplinas ministradas, docentes próprios e/ou de outras instituições, etc.

      IMPORTANTE

      Fique atento a data limite para submissão do Relatório Final de seu curso, apresentado no Calendário do Curso. Esta data limite não é criada pela PROPPI e nem por RA. Ela é criada baseada no período de execução do curso.

    • Etapa 12 - Emissão de Certificados

      Para que o aluno receba seu Certificado de Conclusão, é obrigatória a submissão de uma listagem, identificando os alunos aptos a serem certificados para a DEIA/PROEN/IFSC.

      IMPORTANTE

      Registrador Acadêmico, fique atento aos dados/documentos necessários para gerar essa listagem de alunos aptos à certificação.

      •  Instrução Normativa - Envio de pedidos de diploma SIPAC Arquivo 155.2Kb PDF document Carregado 29/10/2018 11:09
      •  Requerimento-expedicao-diploma-certificado-grad-pos Arquivo 220.2Kb OpenDocument Text document Carregado 29/10/2018 11:10
      •  Modelo Certificado Lato Arquivo 21.2Kb OpenDocument Text document Carregado 29/10/2018 11:12
    • Manuais, Regulamentações e Material Extra