Programação

  • Transição de Gestão é processo adotado em regimes democráticos que objetiva propiciar condições para que o servidor escolhido ou indicado para um cargo de gestão possa receber de seu antecessor todos os dados e informações, referentes ao seu período de gestão, necessários para continuidade da entrega de valor público.

    São princípios da transição de gestão:

    • I - colaboração entre o gestor em exercício e o gestor escolhido ou indicado;
    • II - transparência da gestão pública;
    • III - planejamento da instituição e da unidade organizacional (UORG);
    • IV - continuidade dos serviços prestados à sociedade;
    • V - supremacia do interesse público; e
    • VI - boa-fé e executoriedade dos atos administrativos.

    A transição de Gestão do cargo de Diretor(a)/Chefe DAM será realizada entre: 

    • Diretor(a)/Chefe em exercício: servidor que, à época do início do processo de transição de gestão, estiver nomeado ou designado como ocupante do cargo de gestão, estando prevista a sua exoneração ou dispensa, findo referido processo.
    • Diretor(a)/Chefe futuro: servidor que, à época do início do processo de transição de gestão, tenha sido escolhido ou indicado para ocupar cargo de gestão, estando prevista a sua nomeação ou designação, findo referido processo.

    A transição de gestão deverá ser realizada em consonância com:

  • 1ª Reunião de Transição - 25/06/20255

    Assunto: Abertura do processo de transição de gestão
    Participantes: Vanessa dos Santos Grando, Vilson Ludke, Direção-Geral
    Pauta:

    • Apresentação da Política de Transição de Gestão do IFSC.

    • Definição das etapas e responsabilidades no processo de transição.

    • Alinhamento sobre o preenchimento do plano de transição e cronograma.

    • Compromisso de sigilo e continuidade administrativa.
      Encaminhamentos:

    • Agendar próximas reuniões.

    • Iniciar levantamento de documentos e acessos da Diretoria de Administração.

  • 2ª Reunião de Transição - 01/07/20255

    Assunto: Repasse de informações institucionais e regimentais
    Participantes: Vanessa dos Santos Grando, Vilson Ludke
    Pauta:

    • Apresentação das atribuições regimentais da unidade.

    • Localização e acesso aos documentos norteadores no portal do servidor.

    • Estrutura organizacional e principais processos administrativos.

    • Explicação sobre participação em conselhos e colegiados.
      Encaminhamentos:

    • Fornecer links e acessos a regimentos e planilhas.

    • Enviar material sobre os cursos Moodle de compras e liquidação de despesas.

    Na reunião os gestores devem conversar a respeito do conteúdo previsto para o encontro e uma súmula deverá ser elaborada e publicada aqui. 

  • 3ª Reunião de Transição - 03/07/20255

    Assunto: Processos e sistemas administrativos
    Participantes: Vanessa dos Santos Grando, Vilson Ludke, equipe da Administração
    Pauta:

    • Explicação sobre SIPAC e fluxos de processos orçamentários.

    • Situação atual dos processos de compras, almoxarifado e patrimônio.

    • Apresentação das planilhas internas de controle orçamentário.
      Encaminhamentos:

    • Garantir acesso ao e-mail institucional da unidade.

    • Capacitação sobre uso de planilhas e Tableau Public.

    Na reunião os gestores devem conversar a respeito do conteúdo previsto para o encontro e uma súmula deverá ser elaborada e publicada aqui.

  • 4ª Reunião de Transição - 09/07/20255

    Assunto: Projetos, contratos e orçamento
    Participantes: Vanessa dos Santos Grando, Vilson Ludke, DGMAF
    Pauta:

    • Situação dos contratos vigentes (limpeza, manutenção e engenharia).

    • Andamento da concorrência da obra do Laboratório de Química e Biologia.

    • Situação orçamentária e ajustes necessários em custeio e investimento.
      Encaminhamentos:

    • Preparar relatório resumido dos contratos ativos.

    • Iniciar remanejamento orçamentário previsto.

  • Demais Reuniões

    5ª Reunião – 16/07/2025 – 13h às 17h – Diretoria de Administração

    Assunto: Plano de sucessão e ocupações críticas
    Pauta:

    • Identificação de cargos críticos e servidores substitutos.

    • Apresentação da minuta de política de controle de acesso e matriz de risco.

    • Definição de trilhas de aprendizagem para capacitação da equipe.
      Encaminhamentos:

    • Finalizar minuta do controle de acesso.

    • Enviar proposta de plano de sucessão ao setor de gestão de pessoas.

    6ª Reunião – 23/07/2025 – 13h às 17h – Diretoria de Administração

    Assunto: Prestação de contas e relatórios de gestão
    Pauta:

    • Análise da prestação de contas POCMIFSC2025.

    • Levantamento dos resultados alcançados e pendências.

    • Preparação de documentos para entrega formal da gestão.
      Encaminhamentos:

    • Encaminhar relatório final de gestão à Direção-Geral.

    • Disponibilizar dados no Tableau Public.


    7ª Reunião – 30/07/2025 – 13h às 17h – Diretoria de Administração

    Assunto: Encerramento administrativo e bens patrimoniais
    Pauta:

    • Conferência e transferência de bens patrimoniais vinculados.

    • Atualização de planilhas de controle e chaves de acesso.

    • Revisão das pendências administrativas.
      Encaminhamentos:

    • Registrar termo de entrega dos bens e documentos.

    • Atualizar registro de patrimônio no SIPAC.


    8ª Reunião – 06/08/2025 – 13h às 17h – Diretoria de Administração

    Assunto: Encerramento da transição e assinatura do termo de compromisso
    Pauta:

    • Avaliação geral do processo de transição.

    • Discussão sobre as prioridades do 1º quadrimestre da nova gestão.

    • Assinatura do termo de compromisso entre gestores.
      Encaminhamentos:

    • Formalizar ata final e arquivar junto ao processo de transição.

    • Agendar reunião de acompanhamento pós-posse.